Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre os mapas geológicos, leia as afirmativas a seguir e marque a alternativa CORRETA.
Com base na importância econômica dos materiais sedimentares, leia as afirmativas a seguir.
I. As areias e os cascalhos são matérias-primas de grande uso na construção civil, sendo normalmente extraídos de canais e terraços fluviais antigos.
II. O calcário, que é a principal matéria-prima utilizada na produção de cimento, é, essencialmente, constituído por dolomita.
III. Os minerais de minérios sedimentares têm grande valor econômico, como, por exemplo, a galena, que é usada para a extração de chumbo metálico.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(
Os estudos geológicos são imprescindíveis em várias obras de engenharia. Com base nessa afirmativa, assinale a opção em que consta uma atividade geológica desnecessária em obras de rodovias.
O uso de rochas, aluviões e solos na construção civil é uma prática comum e remonta aos tempos antigos. No tocante a esse tema, leia e analise as afirmativas a seguir.
I. Para o revestimento de fachadas e pisos, normalmente, são utilizadas rochas sedimentares e metamórficas sem polimento.
II. Basalto, granito, diabásico e gnaisse são rochas, comumente, utilizadas em paralelepípedos.
III. As jazidas de aluviões são muito utilizadas para a confecção de concreto, revestimento de leito de estradas entre outras aplicações.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
Sobre os processos erosivos, leia as afirmativas a seguir e marque a alternativa INCORRETA.
Na figura a seguir é mostrada a mineralogia dos quatro principais grupos de arenitos clásticos.
Deste modo, os números 1, 2, 3, e 4 indicam, respectivamente.
A origem da Teoria de Placas surgiu no inicio do século XX com os trabalhos do cientista alemão Alfred Wegener, que se dedicou a estudos metereológicos, astronômicos, geofísicos e paleontológicos. Durante a sua vida, estudando um mapa-múndi, Wegener observou que as costas da América do Sul se encaixavam com a África e que todos os continentes, se aglutinados, formariam um megacontinente. A este megacontinente Wegener denominou:
Gondwana
Cambriano
Pangea
Mississipiano
A teoria da Tectônica Global trouxe subsídio ao conceito da expansão do assoalho oceânico formulado por Harry Hess da Universidade de Princeton (EUA). Com base em estudos geológicos e geofísicos disponíveis na época, o autor propôs que a expansão do fundo oceânico estaria relacionada aos processos de convecção no interior da terra. De acordo com o modelo de Hess, a deriva continental e a expansão do fundo oceânico são uma conseqüência das:
Correntes de Convecção.
Derivas Oceânicas.
Zonas de Subducção.
Zonas peleogeofisicas.
Todas as afirmações abaixo são corretas para os sistemas aqüíferos cársticos, EXCETO:
A evolução da paisagem cárstica, sobre rochas carbonáticas, sem porosidade primária, é resultado da disponibilidade de água em movimento e do desenvolvimento progressivo de uma permeabilidade secundária.
Nas regiões cársticas as formas geomorfológicas superficiais marcantes são as dolinas, sumidouros e uvalas.
Numa rocha carbonática o processo de carstificação pressupõe a existência de descontinuidades geológicas nas rochas que permitam a percolação das águas.
Num sistema de deformação do tipo empurrão, em regime de tectônica rígida, atuando sobre rochas carbonáticas, as fraturas com maior potencial de ocorrência e circulação de água subterrânea, são aquelas transversais à direção do esforço de deformação.
A ação dos ventos deixa marcas tanto nas formas de relevo como nos fragmentos trabalhados pela ação eólica, seja na forma destrutiva (erosão eólica) como construtiva (sedimentação). Refletem processos erosivos de atividade eólica:
Deflação e Metamorfização.
Abrasão e Deflação.
Pedogenese e Intemperismo.
Dunitização e Abrasão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...