Lista completa de Questões de Geologia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
resistividade
porosidade
fluido
matriz
saturação
A ordem, das maiores para as menores condutividades térmicas, das rochas (I) carvão, (II) sal (halita), (III) folhelho e (IV) calcário é:
I, II, III e IV
II, III, IV e I
II, IV, III e I
III, IV, I e II
IV, III, I e II
Mapas de contorno estrutural e isópacos são úteis para configurar trapas estruturais e estimar a espessura dos reservatórios, dos geradores ou dos selos. O que representa um mapa isócoro?
Argilosidade.
Relação arenito/folhelho.
Espessura da rocha selante (capa).
Espessura de um reservatório.
Espessura de um reservatório com óleo.
Os lineamentos da Bacia do Paraná, com centenas de quilômetros de extensão, consistentemente orientados na direção noroeste (N 60° O), foram descobertos pelo Consórcio Paulipetro, operando um contrato de exploração com cláusula de risco, através de levantamentos
de sensoriamento remoto.
de geologia de superfície.
sísmicos.
aeromagnetométricos.
aerogravimétricos.
Com a abertura do setor brasileiro do petróleo, e a criação da ANP, passaram a ser realizados numerosos e extensos levantamentos de sísmica marítima na modalidade SPEC, em alguns casos, até com a superposição de mais de um levantamento na mesma área. Entretanto, isto não ocorreu nas bacias terrestres. Além do maior custo destes levantamentos em terra, qual tem sido o principal impedimento para a realização de levantamentos sísmicos SPEC nas bacias brasileiras terrestres?
Baixa atratividade exploratória.
Licenciamento ambiental.
Poucos blocos oferecidos.
Falta de equipes.
Falta de permissão.
Nas grandes áreas sedimentares das bacias paleozóicas e proterozóicas terrestres, um dos principais problemas está na focalização dos levantamentos sísmicos, dado seu custo elevado. Ao custo de vinte mil dólares por quilômetro, o simples reconhecimento de uma área retangular de 500 x 1.000km, com uma malha quadrada de 10 x 10km, envolveria várias equipes durante alguns anos e um investimento total (em milhões de dólares) de
1.500
2.000
2.500
3.000
3.500
Duas bacias sedimentares terrestres brasileiras apresentaram, até agora, resultados exploratórios decepcionantes, apesar de ambas serem riftes, com elevada espessura sedimentar e a presença de numerosas e sismicamente bem definidas trapas estruturais. Nos dois casos, observou-se o predomínio de uma seção arenosa e o insucesso pode ser atribuído à escassez ou ausência de rochas geradoras e selantes. Quais são?
Marajó e Tucano Central
Marajó e Potiguar
Tacutu e Recôncavo
Sergipe-Alagoas e São Luís
Potiguar e Jatobá
Na sísmica 4D, a quarta dimensão é o tempo. Neste caso, levantamentos sísmicos são repetidos, com uso de parâmetros semelhantes de aquisição, de tempos em tempos, numa mesma área, para verificar principalmente
a evolução estrutural.
a compactação e subsidência.
as mudanças estratigráficas.
o comportamento de um campo em produção.
o comportamento tectono-sedimentar.
Considere os seguintes eventos: (I) descoberta, (II) desenvolvimento da produção, (III) concessão de exploração, (IV) delimitação da descoberta, (V) comercialidade, (VI) operação da produção, (VII) concessão da produção e (VIII) exploração. Colocando-se os eventos acima na ordem racional de sua ocorrência, tem-se:
III, VII, IV, V, VI, II, VIII e I
III, VIII, I, IV, V, VII, II e VI
III, VIII, V, IV, VI, I, II e VII
VIII, I, II, V, III, IV, VI e VII
VIII, I, IV, VII, V, II, VI e III
Leia o texto a seguir para responder às questões de nos 41 a 50.
A Bacia do Solimões é, por ora, a única bacia paleozóica brasileira produtora de petróleo e gás natural (cerca de 30.000 b/d de óleo e 10 x 106m³/d de gás natural). Apesar de ser remota e de ter logística cara e complexa, ainda vem atraindo o interesse dos operadores. Poderá ser modelo para outras bacias paleozóicas.
Na Bacia do Solimões, pacotes sedimentares separados por discordâncias permitem o reconhecimento de seis seqüências de segunda ordem. Além da Cretácea e da Terciária, as quatro paleozóicas são
Ordoviciana, Siluro-devoniana, Devoniana-carbonífera e Permo-carbonífera.
Ordoviciana, Siluriana, Devoniana e Permiana.
Cambriana, Ordoviciana, Siluro-devoniana e Permocarbonífera.
Siluriana, Devoniana, Carbonífera e Permiana.
Cambro-ordoviciana, Siluriana, Devoniana-carbonífera, Permiana.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...