Questões sobre Aplicando Pessoas

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   Em determinada organização, os colaboradores são avaliados formalmente a cada ano com critérios como presteza, visão sistêmica, trabalho em equipe, entre outros. No caso de avaliações positivas, há um aumento percentual no salário, concedido por mérito. 
Considerando essa situação hipotética, julgue o item a seguir, em relação aos sistemas de gestão e avaliação do desempenho.

Nessa situação hipotética, a avaliação de desempenho é, necessariamente, realizada sob o critério das competências.

No mundo em que vivemos, avaliamos continuamente o desempenho de coisas, objetos e pessoas que nos cercam. Queremos ver ate? onde vai o volume do conjunto de som que compramos, a quantas corre o nosso carro em uma boa estrada, como reagem nossos amigos a determinadas situações difíceis em que nos metemos, como esta? indo nossa empresa, como se comporta nossa namorada em momentos de dificuldades, e coisas assim.
Chiavenato (2006, p. 258). 
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a respeito de desempenho profissional.

Em uma avaliação de desempenho 360?, pressupõe-se que a equipe seja madura a fim de receber feedback por parte de todos. Portanto, para se ter sucesso com esse tipo de metodologia, é fundamental que a avaliação tenha transparência, excluindo qualquer tipo de anonimato.

No mundo em que vivemos, avaliamos continuamente o desempenho de coisas, objetos e pessoas que nos cercam. Queremos ver ate? onde vai o volume do conjunto de som que compramos, a quantas corre o nosso carro em uma boa estrada, como reagem nossos amigos a determinadas situações difíceis em que nos metemos, como esta? indo nossa empresa, como se comporta nossa namorada em momentos de dificuldades, e coisas assim.
Chiavenato (2006, p. 258). 
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a respeito de desempenho profissional.

Após o ciclo avaliativo, a maioria das organizações desenvolve um plano de desenvolvimento individual (PDI) para cada colaborador. Esse plano é focado na lacuna de desenvolvimento entre o que o colaborador almeja e o que ele precisa desenvolver para alcançar o que almeja. Os gestores são os responsáveis por gerar esse processo.

No mundo em que vivemos, avaliamos continuamente o desempenho de coisas, objetos e pessoas que nos cercam. Queremos ver ate? onde vai o volume do conjunto de som que compramos, a quantas corre o nosso carro em uma boa estrada, como reagem nossos amigos a determinadas situações difíceis em que nos metemos, como esta? indo nossa empresa, como se comporta nossa namorada em momentos de dificuldades, e coisas assim.
Chiavenato (2006, p. 258). 
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a respeito de desempenho profissional.

A avaliação de desempenho nem sempre é um processo fácil, devendo ser guiada com sensatez e calma. A avaliação é uma apreciação sistemática da performance de um colaborador específico. Cada vez que esse processo ocorre, há um estímulo/julgamento do valor, da excelência e da qualidade do indivíduo.

A avaliação de desempenho realizada de forma circular por todos os elementos que mantêm algum tipo de interação com a pessoa que está sendo avaliada é denominada

    A) avaliação 360º.

    B) avaliação interativa.

    C) autoavaliação de desempenho.

    D) avaliação para cima.

    E) avaliação de equipe de trabalho.

A figura abaixo (fonte: https://wp.ufpel.edu.br) é uma representação gráfica de um dos principais modelos de avaliação de pessoas, no que diz respeito às pessoas que participam do processo. Esse é o modelo mais amplo de feedback no qual, além do superior, do próprio avaliado e dos colegas, também são escolhidas algumas pessoas na rede de relacionamentos para opinar. Essas pessoas podem ser os subordinados, os clientes, os fornecedores ou os parceiros. Por sua maior complexidade, esse modelo costumava ser aplicado apenas a pessoas chave da organização. Contudo, com o avanço da informática, esse modelo tem sido usado em diversos níveis, sem dificuldades e a um custo relativamente baixo. (VIZIOLI, Miguel – Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Person Education do Brasil, 2010)

Como é denominado esse modelo de avaliação?

    A) Avaliação 180 graus.

    B) Avaliação 360 graus.

    C) Incidentes críticos.

    D) Pesquisa de campo.

    E) Avaliação do líder.

A gestão de desempenho possui, como etapa relevante, a avaliação do desempenho dos integrantes das organizações. Entre as metodologias aplicáveis para tal etapa, a avaliação 360º, também denominada circular, contempla

    A) a indicação de um mentor permanente para o avaliado, que o acompanhará no processo de crescimento profissional.

    B) a obrigatoriedade dos avaliados apresentarem um plano de ação para superação das deficiências identificadas.

    C) um processo de trainee, com o avaliado percorrendo todos os setores da organização, para aprimorar seus conhecimentos e relacionamentos.

    D) autoavaliação, bem como a avaliação do integrante por aqueles com os quais se relaciona na organização, e não apenas por seus superiores.

    E) a avaliação do integrante por uma equipe composta também por pessoas que não integram a organização, mas que são referência no setor em que a mesma atua.

Um gerente precisa fazer a avaliação de desempenho dos membros de sua equipe. O gerente precisa avaliar cada subordinado em quatro itens:

i) relacionamento com os colegas; ii) grau de iniciativa; iii) conhecimentos técnicos da área; iv) assiduidade.

Um dos membros da equipe, João, tem bastante “tempo de casa” e ótimo relacionamento com os colegas. Com base em sua observação da conduta de João, o gerente dá a nota máxima para o item relacionamento com os colegas e, influenciado por essa primeira nota, dá nota máxima a João em todos os outros itens. A situação descrita ilustra uma distorção relativamente comum nos processos de avaliação de desempenho, conhecida como:

    A) efeito de proximidade;

    B) pressão inflacionista;

    C) padronização de resultados;

    D) efeito halo;

    E) efeito da tendência central.

Quanto ao gerenciamento de indicadores, metas e resultados, julgue os próximos itens.


Os indicadores de insumo, processo, produto, resultado e impacto são utilizados para a avaliação de desempenho.

A respeito de características básicas da avaliação e gestão de desempenho, julgue o item subsequente.

A avaliação de desempenho é uma atividade essencial à gestão de pessoas por estar diretamente relacionada ao escopo da instituição, podendo ser utilizada para reconhecer pontos fortes e fracos do empregado.

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