Questões sobre Cargos e Salários

Lista completa de Questões sobre Cargos e Salários para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Conforme Chiavenato, a ideia primária do termo gestão de pessoas e?proporcionar um aparato melhor para as atividades e para as diretrizes ligadas aos funcionários da organização e delinear políticas eficazes para a valorização do homem no seio da organização. Considerando essa informação, julgue o item acerca da gestão de pessoas nas organizações.


São objetivos individuais dos colaboradores: melhores salários; melhores benefícios; qualidade de vida no trabalho; novos clientes; e oportunidades de crescimento.

Julgue o próximo item, relativo à gestão de pessoas.


Em uma análise de cargos, além das responsabilidades envolvidas, devem ser especificados os requisitos mentais a serem exigidos.

Analise as afirmativas a seguir:


I. A alteridade, a eficácia, a legalidade e a publicidade são valores que devem ser inerentes ao exercício profissional dos servidores públicos municipais. Quando esses princípios são seguidos, é mais fácil agir em favor das necessidades sociais.

II. Desempenhar, a tempo, as atribuições do cargo, é uma atitude incompatível com os deveres do servidor público. É também desaconselhável a qualquer servidor público desenvolver sua função em conformidade com a ética e com a legislação.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Uma gestão estratégica de Administração de Recursos Humanos é responsável pela elaboração de planejamento e de políticas que visem, fundamentalmente, a provocar mudanças favoráveis nos resultados da empresa utilizando como diferencial os recursos humanos disponíveis. Uma dessas mudanças é o sistema de pagamento de salários. A Administração de Recursos Humanos estratégica busca “complementar” o sistema de pagamentos de salários com o que se denomina remuneração estratégica (Marras, 2017). Segundo o referido autor, entre os diversos modelos de sistemas de remuneração estratégica praticados no mercado, desponta um que é a forma mais praticada pelas organizações no mercado brasileiro da atualidade e que objetiva vincular o desempenho à produtividade e à qualidade dos resultados organizacionais, estimulando o trabalhador na busca da otimização do seu trabalho e das metas que se propôs a alcançar conjuntamente com a empresa, e que se denomina:

    A) Remuneração por resultados.

    B) Remuneração por habilidade.

    C) Distribuição de lucros.

    D) Distribuição de ganhos.

    E) Participação acionária.

Chiavenato (2010) define que há muitos métodos para o desenvolvimento de pessoas. Existem técnicas de desenvolvimento de habilidades pessoais no cargo e fora do cargo. Sendo assim, são métodos de desenvolvimento de pessoas no cargo atual, EXCETO:

    A) Rotação de cargos.

    B) Exercícios de simulação.

    C) Tutoria ou mentoring.

    D) Aprendizagem prática.

    E) Estudo de casos.

Com base em Marras (2017), analise as assertivas que seguem relativas às definições de salário, assinalando C, se corretas, ou I, se incorretas.
( ) Salário profissional é aquele cujo valor está expresso na lei e se destina especificamente a algumas profissões, como, por exemplo, médicos e engenheiros. ( ) Salário absoluto é o montante que o empregado recebe, líquido de todos os descontos e que determina o seu orçamento. ( ) Salário efetivo é a figura de comparação entre um salário e outro na mesma empresa. ( ) Salário nominal é aquele que consta na ficha de registro, na carteira profissional e em todos os documentos legais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) C – C – I – C.

    B) I – I – C – C.

    C) C – I – C – I.

    D) C – C – I – I.

    E) I – C – C – C.

No âmbito da gestão de recursos humanos, as atividades de descrição e análise de cargos focalizam, respectivamente,

    A) o conteúdo do cargo, incluindo as tarefas e responsabilidades que o compõem; os conhecimentos e habilidades que o ocupante do cargo deve possuir para desempenhá-lo.

    B) detalhamento da função tal como existente no momento; aprimoramentos necessários, para o cargo e para seus ocupantes, necessários ou úteis para o bom desempenho.

    C) posicionamento do cargo no organograma da organização, ou seja, seu nível funcional; detalhamento das funções e responsabilidades do cargo, ou seja, o conteúdo da função.

    D) o conjunto de remuneração e benefícios do cargo, vigentes no seu provimento; a evolução funcional, com requisitos para progressão e promoção na carreira à qual o cargo pertence.

    E) o enquadramento no quadro de pessoal, com a quantificação de posições; relação do cargo com a etapa correspondente na produção de bens ou serviços.

As organizações que aplicam conceitos modernos de administração adotam também políticas salariais que preconizam a valorização do conhecimento e da competência de seus colaboradores. É uma relação em que as partes envolvidas possuem inúmeras expectativas. As empresas querem que suas políticas salariais resultem em um aumento da produtividade. Já as pessoas querem que os seus muitos anos de estudo e qualificação resultem em uma remuneração justa. Manter o equilíbrio entre estas partes é uma das funções mais importantes da área de gestão de pessoas. São considerados componentes que integram o conceito de remuneração total:

    A) Quinquênios; biênios; abonos.

    B) Remuneração; 13º salário; férias.

    C) Bonificação; prêmios; horas extras.

    D) Progressões; promoções; adicionais.

    E) Remuneração básica; incentivos salariais; benefícios.

Ao longo da história da humanidade o homem sempre teve inúmeras responsabilidades e atribuições a serem desempenhadas em seu dia a dia. A partir da Revolução Industrial essas funções passaram a ganhar maior complexidade, sendo necessário, portanto, um maior rigor em sua estruturação. Atualmente, as organizações buscam a estruturação de cargos que resulte em melhor produtividade e satisfação para seus funcionários, sendo essencial nesse processo que uma série de fatores sejam levados em consideração. São condições básicas para o desenho de cargos, EXCETO:

    A) A quem o ocupante do cargo deverá se reportar.

    B) Como as tarefas ou atribuições deverão ser desempenhadas.

    C) Descrição do local, horário, atividades e objetivos do cargo.

    D) O conjunto de tarefas e atribuições que o ocupante deverá desempenhar.

    E) Quem o ocupante do cargo deverá supervisionar ou dirigir, ou seja, quem são seus subordinados.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...