Questões sobre Comportamento de Pessoas nas Organizações

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As mensagens não verbais contribuem para melhorar o relacionamento interpessoal. Ao buscar transmitir mensagens positivas, o emissor pode causar melhor impressão. Por outro lado, a emissão de uma mensagem não verbal negativa pode comprometer o relacionamento interpessoal. Diante de um conjunto de expressões não verbais, considera-se expressão negativa:

    A) ficar com a boca relaxada.

    B) tamborilar os dedos.

    C) estar pronto para ouvir.

    D) ficar com as pupilas dilatadas.

    E) afirmar com a cabeça.

São influências organizacionais internas no modelo de diagnóstico de gestão de pessoas, EXCETO:

    A) missão, visão e objetivos estratégicos.

    B) regulamentos legais.

    C) cultura organizacional.

    D) natureza das tarefas.

    E) estilo de gestão.

Um gerente recebeu os resultados de uma pesquisa sobre percepções e expectativas no trabalho realizada junto a sua equipe. Os resultados mostraram que: a equipe está desmotivada; a equipe percebe que o trabalho não requer o uso de habilidades variadas; a equipe considera que tem autonomia para realizar o trabalho. O gerente gostaria de realizar mudanças nos cargos que permitam estimular a motivação dos membros da equipe.
Para tal, na situação descrita, seria adequado adotar:

    A) abertura de canais de feedback;

    B) combinação de tarefas;

    C) formação de unidades naturais de trabalho;

    D) expansão vertical dos cargos;

    E) remuneração variável.

Em uma organização, o gerente A, responsável pelo setor de recrutamento e seleção, pediu demissão. O funcionário B, antes subordinado a A, passou a responder pelo setor interinamente. Como a saída do gerente A da organização foi abrupta e não houve tempo de preparar a sucessão, o diretor optou por não promover o funcionário B ao cargo de gerente. Assim, embora B precisasse prestar contas ao diretor sobre os resultados do setor, não podia decidir ou autorizar a alocação de recursos do setor, nem recompensar ou punir o desempenho dos demais funcionários.
Na situação descrita houve:

    A) delegação de autoridade e de responsabilidade;

    B) atribuição de responsabilidade e descentralização de autoridade;

    C) centralização de decisões e atribuição de autoridade de linha;


    D) atribuição de responsabilidade, mas não de autoridade;

    E) descentralização de decisões e delegação de autoridade.

Na organização XYZ, o gerente A promoveu o subordinado B para um cargo de coordenação. B não queria o novo cargo, pois a nova posição exigirá que ele trabalhe em uma outra unidade da organização, que fica muito longe de sua casa. B pediu ao gerente A para não assumir a função, mas A desconsiderou o pedido.
O poder exercido por A sobre B foi do tipo:

    A) formal; coercitivo;

    B) formal; de competência;

    C) pessoal; de recompensa;

    D) pessoal; legítimo;

    E) formal; referente.

A boa condução das relações humanas dentro do ambiente de trabalho faz uso de práticas de gestão que melhoram tanto o ambiente interno da organização quanto o atendimento ao público. Neste sentido, analise as seguintes práticas:
I. Promoção de um padrão ético de comportamento. II. Capacidade de se trabalhar em equipe III. Valorização do comprometimento e responsabilidade na condução do trabalho. IV. Cumprimento de protocolos de segurança e qualidade de vida no trabalho.
A alternativa que traz, de forma correta e completa, todas as práticas de gestão que contribuem para o bom desenvolvimento das Relações Humanas e atendimento ao público nas organizações é:

    A) Apenas I.

    B) Apenas II e III.

    C) Apenas I e IV.

    D) I, II, III e IV.

Em relação às habilidades e comportamentos necessários para o bom desempenho no trabalho, marque a opção INCORRETA.

    A) Para o bom desempenho das funções no ambiente de trabalho, além das competências técnicas, as pessoas necessitam de competências emocionais.

    B) Além do salário e de planos de benefícios, o tratamento humano que valorize a gentileza, a possibilidade de expressar os pontos de vista divergentes, o respeito e o relacionamento sincero são importantes para um ambiente de trabalho cooperativo.

    C) A empatia não é importante para a manutenção de um ambiente de trabalho agradável.

    D) Uma das formas de demonstrar respeito pelo outro no relacionamento individual ou grupal é ouvindo o que o outro fala. Para saber ouvir não basta apenas estar atento, mas perceber a voz de quem fala, a escolha das palavras, o tom e ritmo e a linguagem corporal.

    E) A tolerância a frustração ajuda a construir relacionamentos maduros e honestos nas organizações.

Com relação à administração de funcionários, julgue o item a seguir.

Uma gestão moderna pode ser caracterizada por sete fatores principais: enfoque sistêmico, gestão participativa, gestão baseada em processos e informações, valorização das pessoas, visão de futuro, aprendizado organizacional e foco em resultados.

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