Questões sobre Gestão de Conflitos

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Em relação à gestão de pessoas nas organizações, julgue o item.


Entre os tipos de comportamento existentes para a resolução de conflitos, encontra-se o passivo-agressivo, que é caracterizado por muita irritação e por uma postura fechada, expressa por poucas palavras.

Com relação à psicodinâmica do trabalho, à saúde do trabalhador e à ergonomia, julgue o item a seguir.

A falta de oportunidade de enfrentamento das situações de trabalho que geram um processo de adoecimento físico e mental nos trabalhadores está relacionada com os modelos de gestão e produção adotados pelas empresas, sendo ameaças ao bem-estar e à saúde dos trabalhadores.

Acerca da gestão de conflitos e negociação no contexto organizacional, julgue o item subsequente.

A definição de estratégias de resolução de conflitos é o estágio do processo de conflito no qual se escolhem as estratégias que orientarão a predisposição para agir entre as partes.

Julgue o item.

A estratégia de acomodação, utilizada para resolver conflitos, é adequada quando a pessoa percebe que o tema não é muito importante para ela ou quando avalia que o custo de perder a discussão é alto demais.

Julgue o item.


Quando o conflito é funcional, ele prejudica a organização. Isso acontece quando o nível de conflitos é muito baixo ou muito alto.

Com relação a grupos e equipes, julgue o item subsecutivo.

Conflitos, divergências e confrontos de ideias devem ser tratados como oportunidades de aprendizagem e motores de mudanças individuais, grupais e organizacionais, porque estimulam o debate de ideias e suscitam soluções novas e mais criativas para os problemas enfrentados pela equipe de trabalho.

Evita a geração de conflitos no ambiente de trabalho o colaborador que

    A) fala antes de ouvir o interlocutor.

    B) interrompe o interlocutor quando percebe que este diz algo equivocado.

    C) propõe uma solução para um problema sem apontar o responsável por sua ocorrência.

    D) expressa sua visão sobre os fatos antes dos demais, para mostrar que está com a razão.

    E) adota sempre prazos curtos para a realização de uma tarefa, como estratégia para mostrar sua eficiência.

Nos conflitos intrapessoais, intracoletivos e intercoletivos, nem sempre as partes apresentam características similares. Motivações, valores e objetivos podem variar bastante, de modo que um fato específico pode, em dado momento, representar um benefício a alguém ou a um grupo, mas, em outro momento, pode significar uma perda para a outra parte. No que se refere a esse assunto, julgue o item a seguir.


As informações constituem uma das fontes de origem de um conflito; nesse sentido, o conflito pode ser causado por ausência de informação, informação incorreta, conceitos relevantes diferentes, interpretações diferentes dos fatos e procedimentos de avaliação diferentes.

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