Questões sobre Treinamento e Desenvolvimento

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Marras (2017) define que o processo praticado atualmente pelas organizações nos programas de treinamento é dividido nas seguintes etapas:
I. Diagnóstico. II. Programação. III. Execução. IV. Avaliação.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I e III.

    B) Apenas II e IV.

    C) Apenas I, II e III.

    D) Apenas II, III e IV.

    E) I, II, III e IV.

Em uma organização, o mapeamento de competências apontou a necessidade de desenvolver, nos cargos de nível tático, a competência “liderança de equipes multiculturais” – envolvendo as capacidades “conhecimento da língua inglesa”, “cooperação“ e “empatia”.
Seriam técnicas adequadas para o desenvolvimento dessas capacidades, respectivamente:

    A) treinamento no cargo; coaching; treinamento em sala de aula;

    B) leitura de livros; cursos a distância; treinamento experiencial;

    C) treinamento em sala de aula; treinamento experiencial; coaching;

    D) treinamento no cargo; coaching; coaching;

    E) treinamento experiencial; treinamento em sala de aula; treinamento no cargo.

As organizações atuam em um contexto em que as informações estão em constante mudança e as tecnologias em constante desenvolvimento, por isso é importante que seus colaboradores estejam sempre preparados para atender a estes novos desafios a partir da realização de treinamentos ou capacitações disponibilizadas pelo corpo gestor. O treinamento é um meio de desenvolver competências nas pessoas para que se tornem mais produtivas, criativas e inovadoras. São considerados benefícios advindos do processo de treinamento, EXCETO:

    A) Aumento do conhecimento das pessoas sobre a organização, seus produtos/serviços, políticas etc.

    B) Desenvolvimento de ideias e conceitos para ajudar pessoas a pensar em termos globais e amplos.

    C) Melhora das habilidades e destrezas para a execução de tarefas, manejo de equipamentos e máquinas.

    D) Modificação de comportamentos, mudança de atitudes, melhora na conscientização e sensibilidade com clientes internos e externos.

    E) Aumento significativo do absenteísmo no ambiente de trabalho, gerando, consequentemente, um aumento na rotatividade de pessoal.

Dentre os vários setores ou departamentos que compõem as organizações, a “gestão de pessoas” é apontada por diversos especialistas em administração como sendo de maior nível estratégico. Este entendimento parte do princípio de que as pessoas são consideradas como o bem de maior valor para as organizações, por isso investem seus recursos para mantê-las, a partir da aplicação de diversos processos típicos do setor de gestão de pessoas, como recrutamento, seleção, remuneração, treinamento e avaliação, etc. Sobre os objetivos da gestão de pessoas em contribuição à eficácia organizacional, incluem-se, EXCETO:

    A) Proporcionar competitividade à organização.

    B) Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho.

    C) Aumentar a autorrealização e a satisfação das pessoas no trabalho.

    D) Proporcionar à organização pessoas bem treinadas e bem motivadas.

    E) Focar apenas em produtividade e lucro em detrimento de treinamento e remuneração.

A respeito das etapas da gestão por competências, julgue o item subsequente.

Os programas de treinamento são estabelecidos após o mapeamento das competências organizacionais, divisionais e individuais.

A respeito de características básicas da avaliação e gestão de desempenho, julgue o item subsequente.

No modelo de desenvolvimento 70:20:10, relativo à eficácia do aprendizado do colaborador, esses números representam, respectivamente, 70% de treinamento formal, 20% de experiências profissionais e 10% de feedbacks recebidos.

A respeito da avaliação de ações de treinamento, julgue o próximo item.

A avaliação de desempenho por competências faz parte da análise de necessidades de treinamento e consiste em uma análise sistemática de conhecimentos, habilidades e atitudes que cada pessoa possui, permitindo que lideranças tomem decisões de alocação e capacitação de pessoal.

A respeito da avaliação de ações de treinamento, julgue o próximo item.

A etapa inicial de um treinamento é a análise das necessidades de aprendizagem daqueles que irão tomar parte nos programas de capacitação. Nessa etapa, devem-se analisar as necessidades formativas em níveis distintos, bem como as dificuldades de desempenho, pois estas são lacunas de competências essenciais para as escolhas de planejamento das ações de treinamento.

A respeito da avaliação de ações de treinamento, julgue o próximo item.

As avaliações de aprendizagem permitem reconhecer e medir a aquisição ou o aprimoramento de habilidades, sendo recomendado realizar uma dessas avaliações antes do programa de capacitação e outra após a execução do programa, o que consiste no recurso conhecido como pré e pós-teste, que pode ser realizado por meio de testes escritos, provas e simulados.

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