Questões de Governança de TI

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O COBIT 5 sugere um modelo de referência que define e descreve processos, agrupando-os em domínios. Assinale a opção que apresenta o domínio de abrangência estratégica e tática que identifica as formas pelas quais a TI pode contribuir melhor para o atendimento dos objetivos de negócio, envolvendo comunicação e gerenciamento em diversas perspectivas.

    A) governança

    B) construir, adquirir e implementar

    C) entrega, serviço e suporte

    D) monitorar, avaliar e analisar

    E) alinhar, planejar e organizar

Assinale a opção que apresenta a disciplina que, no COBIT 5, garante que as necessidades, condições e opções das partes interessadas sejam avaliadas para determinar objetivos corporativos balanceados e acordados a serem atingidos, estabelecendo prioridades, tomando decisões e monitorando o desempenho e a conformidade em relação à direção e aos objetivos acordados.

    A) gerenciamento

    B) abordagem holística

    C) necessidades das partes interessadas

    D) governança

    E) habilitadores da governança

A respeito do processo responsável por gerenciar as alterações de maneira controlada, incluindo alterações padrão e manutenção de emergência relacionadas a processos de negócios, aplicativos e infraestrutura, assinale a opção correta, à luz da ITIL v3 e do COBIT 5.

    A) Na ITIL, há o processo gerenciamento de mudanças, que lida com as mudanças e a mitigação do risco de impactar negativamente a estabilidade ou a integridade do ambiente alterado. O COBIT, por ter foco na governança, não tem processo específico para tal fim.

    B) No COBIT, há o processo gerenciamento de mudança, que visa gerenciar as alterações de maneira controlada, incluindo alterações padrão e manutenção de emergência relacionadas a aplicativos e infraestrutura. A ITIL, por ter foco no gerenciamento de serviços, não tem processo específico para o tal fim.

    C) Na ITIL, na transição de serviços, e no COBIT, em construir, adquirir e implementar, há processo específico que visa controlar o ciclo de vida das mudanças, permitindo que elas sejam feitas com o mínimo de interrupção dos serviços de TI.

    D) Não há processos específicos que gerenciem a mudança na ITIL nem no COBIT, mas há processo que subsidia as mudanças. No COBIT e na ITIL, as mudanças são indiretamente gerenciadas, respectivamente, por gerenciar ativos e por gerenciamento de ativos e da configuração.

    E) Nem a ITIL nem o COBIT gerenciam as mudanças, porque a ITIL tem foco na evolução de serviços de TI e o COBIT, na governança de TI.

No que se refere ao processo para identificação, avaliação e controle de riscos em uma organização, assinale a opção correta, à luz da ITIL v3 e do COBIT 5.

    A) No COBIT, há processo específico para identificar, avaliar e reduzir continuamente os riscos relacionados à TI alinhados aos direcionamentos da organização. Diferentemente, a ITIL não possui um processo específico para o mesmo fim na transição de serviços.

    B) Na ITIL, há o processo gerenciar riscos no desenho de serviços, e, no COBIT, há processo de mesmo nome no domínio APO (alinhar, planejar e organizar).

    C) Na ITIL, especificamente na estratégia, há o processo gerenciamento da segurança da informação, cujo objetivo é identificar, avaliar e reduzir continuamente os riscos relacionados à TI. No COBIT, não há processo com esse objetivo.

    D) Tanto a ITIL quanto o COBIT possuem processo para gerenciar os riscos: no COBIT, chama-se garantir a otimização de riscos; na ITIL, chama-se gerenciamento de riscos da TI. Ambos encontram-se na publicação referente à estratégia.

    E) Não há no COBIT nem na ITIL processo específico que trate de risco; o que há em ambos são processos que gerenciam a segurança da informação alinhados aos objetivos da TI.

Na ITIL v3, associadas ao processo de disponibilidade, estão definidas métricas como:

• tempo médio entre falhas (TMEF);

• tempo médio entre incidentes de serviço (TMEIS);

• tempo médio para restaurar serviço (TMRS);

• tempo médio para reparo (TMPR).

A respeito de tais métricas, é correto afirmar que

    A) TMPR mede o tempo para reparar um serviço de TI, incluindo o tempo necessário para recuperar ou restaurar o serviço.

    B) TMEIS é o resultado da soma de TMEF com TMRS.

    C) TMPR é o resultado da subtração de TMEF e TMRS.

    D) TMEIS é menor que TMRS e maior que TMEF.

    E) TMEF é o tempo médio entre o momento em que um sistema ou serviço de TI falha até a sua próxima falha.

Para cada novo serviço de TI, mudança importante ou obsolescência de serviço de TI, a ITIL v3 recomenda produzir um documento que defina todos os aspectos do serviço de TI, incluindo-se seus requisitos em cada fase do seu ciclo de vida. Esse documento é

    A) o pacote de desenho de serviço.

    B) o pacote de nível de serviço.

    C) a requisição de mudança.

    D) o acordo de nível de serviço.

    E) a análise de impacto no negócio.

No que se refere a governança de TI, COBIT 2019 e ITIL 4, julgue os itens a seguir.


No ciclo de vida, o estágio desenho do serviço é definido pela ITIL 4 como o desenho dos serviços de TI apropriados e inovadores, incluídas suas arquiteturas, seus processos, suas políticas e sua documentação, para atender os requisitos de negócio atuais e futuros.

Acerca de fundamentos da ITIL v3, julgue o item que se segue.


Os volumes da ITIL são embasados nos seguintes ciclos de vida do serviço: estratégia de serviço; desenho de serviço; transição de serviço; operação de serviço; e melhoria de serviço continuada. Cada estágio do ciclo de vida do serviço influencia outros estágios e é influenciado por eles.

A ITIL representa um modelo de melhores práticas, orientado a serviços, constituído por um conjunto de cinco macroprocessos, que se integram em uma sequência lógica, na qual cada um deles contempla um conjunto de processos com objetivos específicos, diretrizes básicas e pré-requisitos. Entre os processos, dois são caracterizados a seguir. I. Processo da área de Entrega do Serviço que constitui a base para o gerenciamento dos serviços os quais a área de TI aprovisiona para a organização. É responsável por assegurar que os serviços de TI, dentro dos padrões acordados, serão entregues quando as áreas usuárias assim definirem. II. Processo da área de Suporte ao Serviço que está diretamente relacionado à infraestrutura de TI, sendo responsável pela criação de uma base de dados, constituída por itens como microcomputador, placa de rede, software, manuseio de equipamentos e procedimentos de trabalho. Os processos caracterizados em I e II são respectivamente denominados Gerenciamento de Nível de

    A) Serviço e Liberação.

    B) Serviço e Configuração.

    C) Serviço e Otimização.

    D) Projeto e Configuração.

    E) Projeto e Liberação.

Um gestor de TI está avaliando os resultados de entregas de partes finalizadas do software para gestão de contratos de TI, confrontando as entregas com critérios de aceitação predefinidos pela direção da empresa, que objetivam a compatibilização legal das operações de TI, mediante o uso do novo sistema. Essa atividade se enquadra no processo da Governança definido no COBIT 5 como

    A) Gerenciar o Conhecimento, pertencente ao Domínio de Construir, Adquirir e Implementar.

    B) Monitorar, Avaliar e Analisar Conformidade com Requisitos Externos, pertencente ao Domínio Monitorar e Avaliar.

    C) Gerenciar Controles de Processos, pertencente ao Domínio Entregar, Servir e Suportar.

    D) Gerenciar a Continuidade, pertencente ao Domínio Entregar, Servir e Suportar.

    E) Gerenciar o Portfólio, pertencente ao Domínio de Alinhar, Planejar e Organizar.

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