Questões de Governança de TI do ano 2021

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Acerca do COBIT 5, julgue o item.


Embora a cascata de objetivos do COBIT 5 seja um mecanismo eficaz de tradução das necessidades das partes interessadas em objetivos corporativos específicos, ela não define metas e objetivos tangíveis e relevantes nos diversos níveis de responsabilidade.

Acerca do COBIT 5, julgue o item.


Para o COBIT 5, não há distinção entre governança e gestão, pois essas duas disciplinas possuem os mesmos tipos de atividade e exigem modelos organizacionais semelhantes.

Acerca do COBIT 5, julgue o item.


O COBIT 5 é um modelo de gestão de TI que somente pode ser usado em organizações sem fins lucrativos, como, por exemplo, os órgãos públicos.

Acerca do COBIT 5, julgue o item.


Um dos principais fatores para o desenvolvimento do COBIT 5 inclui a necessidade de se tratar a quantidade de informação, que tem aumentado significativamente.

Acerca do COBIT 5, julgue o item.


Um dos princípios do COBIT 5 é cobrir a organização de ponta a ponta.

Sobre Help Desk verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.

    A) O Help Desk é um termo em inglês que significa literalmente "balcão de ajuda" e que se refere a um serviço de atendimento aos clientes que procuram por soluções, esclarecimentos sobre dúvidas e outras solicitações para problemas técnicos relacionados a telefonia, informática, tecnologia da informação ou, ainda, pré e pós-vendas.

    B) O Help Desk é realizado de modo síncrono e exclusivamente por meio de comunicação online.

    C) A melhoria constante dos processos do serviço de Help Desk é importante e necessária para a qualidade do atendimento prestado ao usuário/cliente.

    D) O serviço de Help Desk centraliza o recebimento das solicitações dos clientes, o que facilita as respostas e resolução dos problemas.

Com a situação de Calamidade Pública decorrente da pandemia de Covid-19, uma parcela significativa dos funcionários de um banco foi instruída a exercer suas atividades, temporariamente, no modo de teletrabalho. Constatou-se, porém, que tal situação causaria uma sobrecarga das atividades de infraestrutura de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Em função desse quadro, foram convocados representantes das diversas subáreas de TIC para elaborar um plano de governança para esse teletrabalho.
Com base no Cobit 2019, para tratar dessa situação, deve-se priorizar a gestão de

    A) Portfólio

    B) Qualidade

    C) Continuidade

    D) Conformidade

    E) Controles internos

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