Questões de Governança de TI da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Julgue o próximo item, relativo à gestão de contratação de soluções de tecnologia da informação (TI).


Embora o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação seja um documento importante no âmbito de gestão, não há vínculo entre ele e as contratações de TI, porque tais contratações são de cunho estratégico no nível de governança.

Julgue o próximo item, relativo à gestão de contratação de soluções de tecnologia da informação (TI).


Se a contratação da solução de TI envolver a aquisição de produto de software, será possível usar como referência o padrão IEEE STD 1062, o que dispensa a identificação das características de qualidade necessárias para atingir os objetivos do comprador ou adquirente.

Julgue o item a seguir, a respeito da qualidade de software, de acordo com o MPS.BR 2020 e a ISO/IEC 12207.


A ISO/IEC 12207 substitui a ISO/IEC 15504 e estabelece um framework para avaliação e métricas de qualidade de processos.

Julgue o item a seguir, a respeito da qualidade de software, de acordo com o MPS.BR 2020 e a ISO/IEC 12207.


Para atingir o nível de maturidade G — parcialmente gerenciado —, é suficiente implantar os seguintes processos de projetos: gerência de projetos e engenharia de requisitos.

Julgue o item subsecutivo, relativo à governança de TI.


Entre a ISO/IEC 38500/2015 e o COBIT 5 há correlações afetas à governança de TI; uma exceção é o princípio da estratégia, presente na primeira, mas que não é abrangido no segundo, haja vista que o COBIT tem foco em auditar organizações quanto à governança e gestão de TI.

Julgue o item subsecutivo, relativo à governança de TI.


A conformidade com as leis e com os regulamentos externos é um dos objetivos do COBIT 5.

Julgue o item subsecutivo, relativo à governança de TI.


Processos e informação são categorias de habilitadores que apoiam a implementação da governança de TI da organização, e estão diretamente relacionadas ao princípio Permitir uma Abordagem Holística do COBIT 5.

Julgue o próximo item, a respeito da ITIL 4.


Quanto ao aspecto de abrangência, de forma similar ao COBIT 5, a ITIL 4 descreve uma abordagem holística no gerenciamento de serviços, nas seguintes dimensões: planejamento e estratégia do serviço; desenho e construção do serviço; entrega e suporte de serviços; monitoramento e melhoria contínua do serviço.

Julgue o próximo item, a respeito da ITIL 4.


A cadeia de valor do serviço, um dos componentes principais da ITIL, pode ser adaptada para gerenciar serviços em organizações onde a tecnologia da informação (TI) é centralizada ou que implementem a abordagem DevOps.

Julgue o próximo item, a respeito da ITIL 4.


A estrutura da ITIL 4 é composta pelo modelo de quatro dimensões e pelo sistema de valor de serviço; neste, incluem-se a governança e as práticas da ITIL.

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