Questões de História

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Tendo o texto como referência inicial e considerando os aspectos físicos e históricos do estado de Goiás, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A atividade agropastoril surgiu, primeiramente, para abastecer as minas; posteriormente, ainda como atividade intermitente e nômade, proporcionou o desenvolvimento de poderoso mercado interno.

  • B.

    Nos primeiros tempos da ocupação do espaço goiano, a mineração era a principal atividade econômica; sua decadência, na segunda metade do século XVIII permitiu o desenvolvimento da agropecuária como alternativa de sustento e renda para a população local.

  • C.

    O estado de Goiás insere-se totalmente na unidade de relevo comumente denominada Planalto Central Brasileiro, cuja denominação técnica mais atual é Planaltos e Serras de Goiás-Minas.

  • D.

    O último período do texto dá a entender que os solos do cerrado, sem que se faça a devida correção dos níveis de calcário, técnica conhecida como calagem, não se prestam à pecuária extensiva.

  • E.

    Serra Dourada é o nome de uma formação de relevo planáltico, de formação antiga, intensamente desgastada pelo processo de erosão, situada na porção leste de Goiás, constituindo-se parte da divisa desse estado com a Bahia.

É correto afirmar que, hoje, interpretar o passado de forma científica é

  • A.

    possível, graças aos financiamentos estatais de pesquisas históricas.

  • B.

    impossível, porque todas as interpretações são consideradas válidas.

  • C.

    impossível, em razão da ausência de imparcialidade do historiador.

  • D.

    possível, porque a disciplina da História tem métodos de investigação próprios.

Com a decadência da mineração, nas últimas décadas do século XVIII e princípio do século XIX, a economia goiana entra em profunda crise. Nesse período, a pecuária torna-se, lentamente, o setor mais dinâmico da economia, tendo como característica essencial

  • A. a forma extensiva e a capacidade de deslocamento dos animais para os mercados consumidores.
  • B. a forma intensiva possibilitando a formação de um grande rebanho, que logo de início transformou Goiás no principal criador do Brasil.
  • C. o grande estímulo e investimento oferecidos pela administração da Província na época.
  • D. a grande importância social do fazendeiro, muito conceituado mesmo na época do ouro.
  • E. a produção voltada para o mercado consumidor interno, capaz de absorver a produção devido ao enriquecimento alcançado no período da mineração.

Foi no contexto da política federal da “Marcha para Oeste” que se deu a construção de Goiânia, considerada marco fundamental do ciclo de expansão de Goiás, sob novos moldes. Entre os anos de 1933 e 1937, estrutura-se a transferência da capital, que ocorre em decorrência:

  • A. da crise econômica mundial de 1929 que provocou na cidade de Goiás um elevado número de falências e desorganização da atividade pecuarista, alimentando, assim, o desejo da elite local na mudança da capital.
  • B. da vontade da população de construir uma nova capital longe do clima insalubre, que transformava a cidade em fator de risco para a saúde dos moradores.
  • C. do desejo explícito do governo federal de ocupar produtivamente as regiões do interior abandonadas pelas elites locais.
  • D. da reorientação política ocorrida em Goiás após 1930, com o interventor Pedro Ludovico, desejoso de restringir o poder das elites políticas fixadas na tradicional cidade de Goiás, comprometendo-se com a mudança da capital como chave para o seu governo.
  • E. do interesse da população e do governo local, já que o Estado era economicamente capaz de financiar a construção da nova sede.

A Constituição de 1824 estabeleceu os princípios fundamentais da organização do Estado Brasileiro. Com base nessa Constituição, o Brasil

  • A.

    tornou-se uma Monarquia constitucional regida por três poderes: Conselho de Estado, Senado e Câmara dos deputados.

  • B.

    passou a ter um chefe de Estado e um chefe de governo, representados, respectivamente, pelo poder executivo e pelo primeiro ministro.

  • C.

    foi dividido em vários estados e municípios, cujos governantes eram eleitos pelo voto direto dos eleitores dessas regiões.

  • D.

    tornou-se um Estado Laico, em que o governo federal assegurava a liberdade de manifestação religiosa aos cidadãos.

  • E.

    passou a ter um imperador que utilizava o poder moderador para exercer o controle sobre os demais poderes.

Analise o texto.

Uma análise do texto permite afirmar que, no processo de colonização do Brasil,

  • A.

    Portugal, para explorar a colônia, teve que estabelecer as bases do desenvolvimento que, contraditoriamente, acabou despertando ideais de libertação na colônia.

  • B.

    Portugal, por medo da ameaça dos invasores, deu autonomia às capitanias hereditárias para desenvolverem uma economia diversificada na colônia.

  • C.

    a Coroa portuguesa, ao permitir, desde o início, a criação de indústrias na colônia, possibilitou o surgimento de grupos políticos interessados na acumulação de riquezas.

  • D.

    a Coroa portuguesa, para impedir a divisão da colônia, estimulou o crescimento da população com o objetivo de assegurar a posse do território americano.

  • E.

    a Metrópole portuguesa, com o intuito de promover o desenvolvimento autônomo da colônia, criou um sistema de controle e de fiscalização nas regiões mineradoras.

No período da Segunda Guerra Mundial, o governo de Getúlio Vargas adotou uma política externa de acordo com os seus interesses políticos e econômicos. Com base nessa consideração, é correto afirmar que,

I. no início da guerra, o governo manteve-se neutro, apesar de o presidente ter manifestado posições políticas que o aproximavam dos países do Eixo;

II. desde o início da guerra, o governo manteve seu apoio incondicional aos países Aliados, pois defendia princípios políticos do liberalismo clássico;

III. a partir de 1942, o governo decidiu, depois de sofrer muitas pressões dos Estados Unidos, alinhar-se ao bloco dos Aliados contra os países do Eixo;

IV. no final da guerra, o governo resolveu declarar apoio aos países do Eixo, pois percebeu que os Aliados estavam sendo influenciados pela União Soviética.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.

Considere a foto.

No momento histórico em que chegou ao Brasil, "Che" Guevara foi condecorado com a Ordem do Cruzeiro do Sul por um presidente brasileiro que

  • A.

    foi deposto por um golpe de Estado porque pretendia realizar, com amplo apoio popular, as reformas de base no país.

  • B.

    renunciou ao mandato porque foi pressionado pelos poderes legislativo e judiciário, em razão de sua política ultra-esquerdista.

  • C.

    adotou uma política externa baseada nos princípios da autodeterminação dos povos, agradando com isso setores progressistas.

  • D.

    rompeu relações diplomáticas com a União Soviética porque realizou acordos bilaterais com os Estados Unidos da América.

  • E.

    desenvolveu a industrialização com capital externo e com emissões de moeda, criando atrito com o Fundo Monetário Internacional.

Os governos militares tiveram em comum o fato de manterem no país um regime político que contrariava os princípios de Estado de direito. Entretanto, cada um desses governos adotou medidas que os diferenciaram. Identifique a alternativa que associa corretamente o presidente e uma decisão política de seu governo.

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Leia o texto abaixo.

Durante cerca de trinta anos após a chegada da esquadra comandada por Cabral, o Estado Português não iniciou a colonização de fato do Brasil, ficando o período conhecido como pré-colonial.

Assinale a opção que apresenta características marcantes desse período.

  • A.

    Intensa chegada de colonos de origem espanhola para o Brasil.

  • B.

    Início da produção de café, principalmente na região Nordeste.

  • C.

    Extração do pau-brasil e o uso da mão de obra indígena.

  • D.

    Plantio sistemático de cana-de-açúcar, principalmente na região Centro-Oeste.

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