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Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos metodológicos do ensino de história na educação básica, julgue os itens seguintes.
Ao enfatizarem os eixos temáticos, os PCN indicam a necessidade de o ensino de história afastar-se do estudo isolado dos fatos e contextualizá-los no tempo e no espaço.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes do processo de democratização do Brasil, além das características atuais de sua política externa, julgue os itens seguintes.
A aproximação entre Brasil e Argentina nos anos 80, conduzida pelos presidentes José Sarney e Carlos Menem, conquanto tenha frutificado, não logrou superar as divergências e desconfianças recíprocas que assinalam as relações entre ambos os Estados desde o século XIX.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos metodológicos do ensino de história na educação básica, julgue os itens seguintes.
Os PCN, tal como apresentados no texto, negam a importância do indivíduo na história.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos metodológicos do ensino de história na educação básica, julgue os itens seguintes.
As propostas para o ensino de história nas duas fases do ensino fundamental são antagônicas e excluem-se mutuamente.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos metodológicos do ensino de história na educação básica, julgue os itens seguintes.
Em geral, os PCN propõem para a educação básica uma abordagem histórica que favoreça o fortalecimento da concepção de cidadania.
Entre 1500 e 1822, o Brasil foi colônia de Portugal. A atividade econômica que exerceu papel preponderante para a fixação do colono à terra e para que a colonização se fizesse a partir de uma base agrícola relaciona-se
à produção de drogas do sertão.
ao plantio da cana-de-açúcar.
à mineração.
à extração do pau-brasil.
Fatos e processos ocupam lugares privilegiados na história. A construção da interpretação realizada pelo historiador faz dos fatos e processos matérias-primas essenciais ao seu trabalho. A propósito da percepção do fato histórico na pesquisa e no ensino de história, julgue os itens de 86 a 90.
O fato se apresenta tal qual acontecido, cristalino, na narrativa histórica do professor de história em sua atividade na sala de aula.
Durante o período colonial e por quase toda a fase monárquica do Estado nacional, prevaleceram, no Brasil, as relações de trabalho
servis.
assalariadas.
escravistas.
livres.
Fatos e processos ocupam lugares privilegiados na história. A construção da interpretação realizada pelo historiador faz dos fatos e processos matérias-primas essenciais ao seu trabalho. A propósito da percepção do fato histórico na pesquisa e no ensino de história, julgue os itens de 86 a 90.
No ensino, a explicação dos fatos históricos é tarefa que deve ser acompanhada por movimento simultâneo de interpretação dos grandes processos e fenômenos de maior duração no tempo.
Os primeiros anos do Brasil independente foram conturbados. Entre as revoltas armadas que então explodiram, uma se notabilizou por unir províncias do Nordeste em busca do sonho republicano para a região. Ocorrida em 1824, ela teve em Frei Caneca um de seus principais expoentes e chamou-se
Revolução Farroupilha.
Balaiada.
Sabinada.
Confederação do Equador.
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