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A colonização do Brasil assentou-se, fundamentalmente, no latifúndio, na monocultura e no trabalho escravo. Proclamada a independência, não houve efetiva ruptura com o passado colonial. A abolição da escravidão, por exemplo, somente se deu em fins do século XIX, ainda assim inconclusa. A República Velha, nascida de um golpe de Estado, representou o domínio das oligarquias, com forte exclusão social e processos políticos viciados. A Revolução de 1930 inaugurou a Era Vargas e o início da modernização do país. Depois da ditadura do Estado Novo, o país iniciou o processo de aprendizado democrático em meio a crises agudas, que culminaram com o golpe de 1964. Após 21 anos de regime militar, restaurou-se a democracia, cujo grande marco definidor é a Constituição de 1988.
Considerando as informações acima e os aspectos significativos da História do Brasil, julgue os itens de 36 a 55
No Império e durante boa parte da República, o café foi o principal produto brasileiro de exportação.
Tendo o texto acima como ponto de partida com relação aos aspectos nele evocados, julgue os próximos itens.
Vice de Jânio, João Goulart cumpriu até o fim seu mandato, apesar de imobilizado pela ação vigorosa da oposição.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando fatos e circunstâncias próprios da história contemporânea, julgue os itens seguintes.
Na história do tempo presente, o tema do meio ambiente ganha visibilidade e importância na agenda política mundial
No manual de História que publicou em 1963, Fernand Braudel, um dos maiores nomes da historiografia mundial contemporânea, afirma possuir a História uma dialética que lhe é característica, baseada no tempo rápido dos acontecimentos, no tempo mais alongado dos episódios e no tempo demorado e preguiçoso das civilizações. Assim, é correto afirmar que, ao lado de outros aspectos igualmente significativos, Braudel concebe a História como
a sucessão de fatos marcantes para as sociedades.
uma combinação de tempos diferenciados.uma combinação de tempos diferenciados.
o palco de atuação dos grandes personagens.
o palco de atuação dos grandes personagens.
A colonização do Brasil assentou-se, fundamentalmente, no latifúndio, na monocultura e no trabalho escravo. Proclamada a independência, não houve efetiva ruptura com o passado colonial. A abolição da escravidão, por exemplo, somente se deu em fins do século XIX, ainda assim inconclusa. A República Velha, nascida de um golpe de Estado, representou o domínio das oligarquias, com forte exclusão social e processos políticos viciados. A Revolução de 1930 inaugurou a Era Vargas e o início da modernização do país. Depois da ditadura do Estado Novo, o país iniciou o processo de aprendizado democrático em meio a crises agudas, que culminaram com o golpe de 1964. Após 21 anos de regime militar, restaurou-se a democracia, cujo grande marco definidor é a Constituição de 1988.
Considerando as informações acima e os aspectos significativos da História do Brasil, julgue os itens de 36 a 55
Na República Velha, o voto secreto garantia a lisura das eleições.
Tendo o texto acima como ponto de partida com relação aos aspectos nele evocados, julgue os próximos itens.
O regime militar inaugurado em 1964 levou o Brasil a estreitar parceria política e ideológica com a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
Julgue os itens a seguir, que abordam aspectos da evolução histórica das instituições museológicas.
A formação de coleções privadas de objetos, prática conhecida como colecionismo, foi uma característica da Alta Idade Média européia, quando os grandes senhores feudais reuniam preciosas coleções de livros, mapas, porcelanas, instrumentos musicais, moedas, armas etc. A exibição pública de tais tesouros era praticada habitualmente a fim de reafirmar o poder e a riqueza daqueles senhores.
No Brasil, a visão da ciência nos currículos escolares se modificou ao longo do tempo. Na década de 50, durante a guerra fria, a ciência era tida como uma atividade neutra, com ênfase apenas em seus produtos. Na década de 60, com a crise energética mundial, a visão de ciência propiciou um aporte histórico, valorizando o processo. Já nas décadas de 70 e 80, diante dos problemas ambientais, a ciência passou a ser considerada como produto do contexto socioeconômico e político. Sendo assim, é correto afirmar que, no Brasil, nas décadas de 70 e 80, o ensino de ciências
acompanhou os movimentos mundiais e propiciou uma visão crítica da ciência.
adotou, quase que exclusivamente, métodos construtivistas, em todo o período, facilitando a compreensão da ciência enquanto pesquisa.
trouxe muitas atividades práticas para a sala de aula e abandonou o livro didático como instrumento de orientação dos currículos.
foi fortemente influenciado pela abordagem comportamentalista, com uma leve transição para o cognitivismo, devido ao contexto político ditatorial.
A colonização do Brasil assentou-se, fundamentalmente, no latifúndio, na monocultura e no trabalho escravo. Proclamada a independência, não houve efetiva ruptura com o passado colonial. A abolição da escravidão, por exemplo, somente se deu em fins do século XIX, ainda assim inconclusa. A República Velha, nascida de um golpe de Estado, representou o domínio das oligarquias, com forte exclusão social e processos políticos viciados. A Revolução de 1930 inaugurou a Era Vargas e o início da modernização do país. Depois da ditadura do Estado Novo, o país iniciou o processo de aprendizado democrático em meio a crises agudas, que culminaram com o golpe de 1964. Após 21 anos de regime militar, restaurou-se a democracia, cujo grande marco definidor é a Constituição de 1988.
Considerando as informações acima e os aspectos significativos da História do Brasil, julgue os itens de 36 a 55
A Revolução de 1930 foi particularmente ativa no Ceará, sepultando definitivamente as oligarquias locais.
Tendo o texto acima como ponto de partida com relação aos aspectos nele evocados, julgue os próximos itens.
Enquanto perdurou o regime militar, o Congresso Nacional esteve fechado.
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