Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação ao período de governo de Jânio Quadros no Brasil, pode-se afirmar:
No início do século XVII, os franceses tentaram organizar uma colônia no Brasil. Para isso, fundaram a chamada de França Equinocial, no Maranhão. Identifique os fatos históricos associados a essa colonização.
I. Contrariando as determinações do rei francês, Daniel de La Touche autorizou a difusão da religião dos protestantes entre os indígenas no Maranhão.
II. Com o objetivo de fixar a colonização no Brasil, os franceses construíram o forte que denominaram de São Luís, em homenagem ao rei francês.
III. Um dos ordenamentos instituídos na França Equinocial era a conversão da população ao cristianismo, segundo determinação do rei da França.
IV. Os franceses fundaram a França Equinocial para garantir a posse das terras do Maranhão, conforme determinava as normas do Tratado de Tordesilhas.
É correto o que se apresenta APENAS em
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
Em relação à Questão Agrária, no Brasil, pode-se afirmar:
Em 1684, eclodiu uma revolta de proprietários de terra no Maranhão, conhecida por Revolta de Bequimão. Os revoltosos posicionaram-se
contra o monopólio da companhia de comércio e contra os jesuítas.
contra a escravidão dos africanos e dos indígenas maranhenses.
a favor da catequização dos indígenas realizada pelos jesuítas.
a favor do monopólio real sobre a exploração dos produtos da região.
contra a expulsão dos jesuítas determinada pela coroa portuguesa.
Na história da República brasileira, as crises políticas que se estabeleceram com o suicídio de Getúlio Vargas (1954), o golpe militar (1964) e o impeachment de Collor (1992) relacionam-se com
A Batalha do Jenipapo foi um movimento
contra as forças nacionalistas que lutavam pela independência política do Brasil.
decisivo para a consolidar a independência e a configuração geográfica do Brasil.
organizado pelos portugueses para resistir ao processo de independência do Brasil.
idealizado pela burguesia, que defendia o pacto colonial entre Portugal e Brasil.
promovido pelos estados do Nordeste que pretendiam se separar do Brasil.
Baseando sua campanha no êxito do Plano Real, Fernando Henrique Cardoso venceu a eleição para presidente nas duas vezes que concorreu.
Um aspecto importante do seu período de governo foi
Nas últimas décadas do século XVI, Portugal passou a ser dominado pela Espanha, formando a União Ibérica. Como inimiga da Espanha, a Holanda ficou proibida de comercializar o açúcar brasileiro e, como represália, invadiu o Brasil.
Sobre esse assunto, é correto afirmar:
A Balaiada foi uma revolta que ocorreu na província do Maranhão, no período regencial (1831-1840). Ela estava inserida no contexto histórico de grande efervescência política nas províncias do Brasil. Identifique as afirmações que estejam associadas corretamente ao contexto socioeconômico e político na qual emergiu essa revolta.
I. Como outras revoltas do período, a Balaiada limitou-se a uma disputa política entre membros das elites locais, de um lado os conservadores e do outro os liberais.
II. As divergências políticas entre líderes e à falta de unidade entre os rebeldes acarretaram o declínio do movimento, facilitando sua derrota pelas tropas do governo.
III. Os líderes populares da revolta eram liberais e tinham como objetivos principais a proclamação de uma República democrática e a distribuição igualitária da terra.
IV. A revolta aglutinou imensa massa de excluídos, que acabou atemorizando os grandes proprietários e mobilizando as autoridades regenciais contra os insurrectos.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
Os chamados "republicanos de 16 de novembro" acabaram roubando a cena política dos republicanos históricos na maior parte dos estados brasileiros. O "festival" adesionista foi tamanho que deixou incomodado um conjunto de republicanos idealistas. O editorial de 18 de novembro de 1891 do jornal "Pacotilha", ao fazer a avaliação dos dois primeiros anos de República afirma que tão logo fora nomeada a Junta Governativa, em 18 de novembro de 1889, tornou-se difícil encontrar monarquistas no Maranhão.
(Luis Alberto Ferreira. In: www.outrostempos.uema.br)
A análise do texto permite afirmar que
não havia políticos monarquistas na província do Maranhão antes do novo regime.
os "republicanos de 16 de novembro" proclamaram a República no Maranhão.
os maranhenses republicanos demitiram os monarquistas dos cargos políticos.
os republicanos maranhenses condenaram os monarquistas ao exílio político.
os monarquistas maranhenses não tiveram receio em aderir ao novo regime.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...