Questões de História

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das as afirmativas acerca do governo de Juscelino Kubitschek,

I. Seu programa de governo tinha como proposta 50 anos de progresso em 5 anos.

II. Seu Plano de Metas consistia em 31 objetivos.

III. O Plano de Metas mencionava cinco setores básicos, sendo alimentação e educação os setores com maior investimento.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III, apenas.

No Brasil, a tese relatada no texto pressupunha que

  • A. a miscigenação combateria o preconceito existente no país, diminuindo os conflitos internos, a desigualdade social e ampliando o desenvolvimento nacional.
  • B. apenas os brasileiros de fenótipo branco poderiam ocupar cargos públicos, o que gerou revoltas populares entre os grupos de negros, indígenas e mestiços.
  • C. os europeus que imigrassem para o país não deveriam se miscigenar com brasileiros negros, índios ou mestiços, como uma forma de preservar o fenótipo branco.
  • D. C) os europeus que imigrassem para o país não deveriam se miscigenar com brasileiros negros, índios ou mestiços, como uma forma de preservar o fenótipo branco.
  • E. o extermínio de grupos não desejados deveria ser colocado em prática pelo governo, utilizando técnicas de esterilização masculina e feminina como a única maneira de garantir a superioridade numérica dos brancos.

O conflito entre Brasil e Bolívia, descrito no texto, foi resolvido com

  • A. a reordenação do espaço amazônico, que deu a Bolívia o monopólio do comércio da borracha e, ao Brasil, o da produção.
  • B. o acordo de La Paz, que assegurou ao Brasil uma rota de transporte pelo território boliviano até o oceano pacífico.
  • C. a sujeição do Brasil aos interesses bolivianos, que dominavam o mercado mundial de borracha.
  • D. o estabelecimento de uma pesada multa aos bolivianos e a devolução do estado de Roraima ao Brasil.
  • E. a anexação do Acre ao território brasileiro, o que culminou com a assinatura do tratado de Petrópolis.

Dadas as afirmativas sobre a Lei Adolfo Gordo, de 1907,

I. Propunha a expulsão de estrangeiros envolvidos em greves.

II. Foi uma resposta do Congresso às greves de 1907, que lutavam pela jornada de trabalho de 8 horas.

III. Defendia que estrangeiros casados com brasileiras ou viúvos com filhos brasileiros não poderiam ser expulsos.

IV. O Adolfo Gordo era Ministro chefe da Casa Civil e criou a Lei para expulsar os anarquistas do país.

verifica-se que estão corretas

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e IV, apenas.
  • D. III e IV, apenas.
  • E. I, II, III e IV.


O texto destaca a revolta conhecida como

  • A. Balaiada.
  • B. Sabinada.
  • C. Cabanagem.
  • D. Revolta dos Malês.
  • E. Guerra dos Farrapos.

O grupo mais radical da convenção, liderado por Marat e Danton, ficou conhecido como

  • A. planície.
  • B. jacobinos.
  • C. cordeliers.
  • D. girondinos.
  • E. sans-culottes.

A respeito da cristianização da Europa no período medieval, assinale a opção correta.

  • A. Devido ao isolamento dos monastérios, resultante da decadência da comunidade citadina na Idade Média, os monges foram incapazes de divulgar o cristianismo, estando a expansão dessa doutrina diretamente relacionada ao renascimento urbano do auge do medievo.
  • B. O pontificado e a igreja regularam as práticas sociais da Idade Média ao restringirem sua ação aos rituais litúrgicos que difundiam a doutrina cristã, não participando do espaço político, considerado meio de contaminação da verdadeira fé.
  • C. O cristianismo desassociou-se da consolidação da nobreza enquanto instância de poder porque, além de ser representado por um grupo social diferente cuja doutrina era universal e de fácil aceitação, o papado, não exigiu a ação dos nobres em seu benefício.
  • D. As Cruzadas contra os territórios muçulmanos na Europa e o combate a outras manifestações religiosas, denominadas heresias, pela Inquisição, demonstram que a disseminação do cristianismo deu-se também por imposição, força e aculturação.
  • E. A cristianização da Europa ao longo da Idade Média impediu o desenvolvimento artístico, científico e filosófico, que seria retomado na Idade Moderna.

No que se refere aos direitos humanos e à sua história, assinale a opção correta.

  • A. Para evitar embaraços aos países que, embora sejam membros das Nações Unidas, têm governo não democrático, o direito à participação política, direta ou indireta, não foi contemplado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.
  • B. O principal marco na trajetória dos direitos humanos é a Revolução Francesa, pois dela emergiu um documento constitucional que aboliu a escravidão nas colônias francesas e consagrou o sufrágio universal masculino e feminino.
  • C. Como os direitos humanos são direitos subjetivos, os conteúdos escolares associáveis ao assunto não são passíveis de serem considerados como objetos de avaliação escolar.
  • D. A Declaração Universal dos Direitos Humanos reconhece e expõe dificuldades à adoção das novas tecnologias como ferramentas de ensino, apesar de defender o direito do cidadão de “procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras”.
  • E. Direitos humanos são aqueles que o indivíduo possui pelo simples fato de existir e ligam-se, na prática, a normas internacionais que protegem os seres humanos de abusos graves de natureza política, legal ou social.

Com relação ao processo de humanização e à dinâmica da formação das sociedades pré-históricas, assinale a opção correta.

  • A. Um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento da agricultura e da criação de animais foi a mudança climática, ocorrida há cerca de catorze mil anos, que elevou a temperatura média do planeta.
  • B. A compreensão de eventos, estruturas e processos que constituíram as sociedades humanas pré-históricas prescindiu de teorias, análises e informações advindas do campo da história natural.
  • C. O chimpanzé comum é o ancestral direto da espécie homo sapiens, isto é, do ser humano tal como o conhecemos.
  • D. No processo de difusão da espécie humana pelo território planetário, a migração de populações da África para o continente americano foi facilitada em razão da contiguidade territorial existente antes da chamada deriva continental.
  • E. As migrações da espécie humana foram determinantes para o desaparecimento gradual da maioria das espécies de dinossauros.

Acerca do processo de formação das civilizações do Oriente Próximo, assinale a opção correta.

  • A. Nos primórdios do desenvolvimento da vida urbana, a ausência de impostos e a liberdade religiosa eram dois dos principais elementos de atração da população para as cidades do antigo Oriente Próximo.
  • B. Nas sociedades do chamado Crescente Fértil, o incremento da vida urbana a partir de 3.500 a.C. foi possibilitado por um aumento significativo da produção de alimentos, para o qual concorreram, entre outras, inovações técnicas como o arado e a carroça com rodas.
  • C. Nas chamadas sociedades pré-históricas do Oriente Médio, Norte da África e sudeste da Europa, o desenvolvimento do comércio precedeu o desenvolvimento da agricultura e a domesticação de animais.
  • D. O sistema de escrita fundamentado no alfabeto fenício, comum às civilizações do Crescente Fértil na Antiguidade, foi determinante para a aproximação cultural e comercial entre as sociedades dessa região.
  • E. As sociedades do Crescente Fértil não conheceram a metalurgia até o início da Era Cristã, quando nelas se difundiram técnicas de beneficiamento de ferro importadas da Península Itálica.
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