Questões de História

Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere a figura abaixo.

  • A.

    à expulsão de trabalhadores e as facilidades concedidas ao capital privado para montar empresas que produzem alimentos para a exportação.

  • B.

    ao aumento do nível salarial e o acesso do trabalhador volante, que reside em locais distantes das propriedades improdutivas.

  • C.

    ao domínio de técnicas sofisticadas pelo trabalhador e o compromisso do governo com a ampliação do ensino fundamental gratuito para jovens e adultos.

  • D.

    à redução do êxodo rural para as cidades e a extensão dos contratos permanentes de trabalho nas áreas de cultivos industriais como da cana-deaçúcar.

  • E.

    à fixação do homem no campo e a implantação de um projeto de reforma agrária nas propriedades improdutivas e devolutas.

A partir da análise contida no texto acima e também considerando os múltiplos aspectos da ordem política e econômica do mundo contemporâneo, julgue os itens seguintes.

No Cone Sul, o processo de integração que levaria ao Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) teve sua origem na aproximação argentino-brasileira, em meados da década de 80 do século XX, conduzida pelos presidentes Raúl Alfonsín e José Sarney. Naquela conjuntura de crise econômica, ambos os Estados viviam os primeiros passos da experiência de recomposição da democracia após cerca de duas décadas de regime autoritário, sob o comando de militares.

  • C. Certo
  • E. Errado

Observe o gráfico.

A observação do gráfico e seus conhecimentos geográficos sobre Aracaju permitem afirmar que a população da capital cresceu

  • A.

    muito lentamente porque a cidade praticamente não recebeu migrantes.

  • B.

    lentamente porque a natalidade é baixa mas a mortalidade é alta.

  • C.

    mais lentamente que outras capitais de estados da região Nordeste.

  • D.

    rapidamente, tendo como uma das causas a migração do campo para a capital.

  • E.

    de modo equilibrado e, portanto, não provocou problemas de moradia na capital.

Julgue os itens subseqüentes, com relação ao tema focalizado no texto acima.

A atual experiência de abertura posta em prática pela China teve seu início na década de 80 do século passado e, nos seus aspectos essenciais, está calcada na tentativa de reformas da extinta União Soviética, sob o comando de Gorbachev. Em ambos os casos, o ritmo de flexibilização política do regime, provavelmente por sua celeridade, interpôs obstáculos ao crescimento da economia, o que, no caso soviético, foi fatal e abreviou a existência do socialismo real.

  • E. Errado
  • C. Certo

Julgue os itens subseqüentes, com relação ao tema focalizado no texto acima.

Embora gigantesca, a população chinesa apresenta uma bem reduzida capacidade de consumo, devido à diminuta média salarial. Entrar na OMC, depois de exaustivas negociações que redundaram no tratamento preferencial ao país, que pôde praticamente manter cerradas suas fronteiras aos produtos estrangeiros, foi a saída perseguida pela China para escoar sua produção pelos mercados mundiais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia as afirmativas abaixo com relação à escravidão no Brasil:

I. Durante o ciclo da cana-de-açúcar, o plantio da cana e a produção do açúcar exigiam o trabalho de muita gente. A princípio, o colono português tentou escravizar o índio, forçando-o a trabalhar nas atividades de produção do açúcar. Entretanto, a escravização do índio não era tão conveniente ao sistema colonial mercantilista, pois o governo nada ganhava.

II. A solução mais lucrativa para o problema da mão-de-obra no Brasil foi a escravização do negro africano. Os principais interessados na implantação da escravidão negra no Brasil eram os responsáveis pelo tráfico negreiro. Os traficantes traziam os escravos negros da África e, chegando ao Brasil, vendiam a "mercadoria" por altos preços aos diversos interessados.

III. O tráfico negreiro foi um dos setores mais lucrativos do comércio colonial. Os lucros obtidos com a compra e a venda dos escravos iam para a metrópole: para a burguesia envolvida nesse comércio e para o rei, que recebia os impostos.

IV. Em sua maioria, os escravos trabalhavam na lavoura e na produção de açúcar, vigiados por um feitor, sofrendo constantes castigos físicos. Alguns exerciam trabalhos domésticos na casa-grande como cozinheiras, arrumadeiras, amas de crianças, moleques de recados.

Agora, responda:

  • A.

    Todas as afirmativas estão corretas.

  • B.

    Estão corretas somente as afirmativas I, II e IV.

  • C.

    Estão corretas somente as afirmativas I, III e IV

  • D.

    Estão corretas somente as afirmativas I, II e III

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema nele focalizado, julgue os itens seguintes.

Da Era Vargas ao fim do regime militar, o paradigma do Estado desenvolvimentista foi a tônica da política externa brasileira, ainda que tenha havido variações em sua execução ao longo desse período. Esse "Estado empresário", como o classifica o autor do texto, deixou marcas profundas na construção da moderna indústria de base do país, a exemplo, entre tantos, da Companhia Siderúrgica Nacional, da Companhia Vale do Rio Doce, da PETROBRAS, de hidrelétricas, de rodovias, da ELETROBRAS, da EMBRAER e da EMBRATEL, muitas das quais privatizadas no passado recente.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Inconfidência Mineira foi um movimento separatista que ocorreu em 1789, devido, principalmente, aos pesados tributos cobrados por Portugal em Minas Gerais. A maioria dos participantes desse movimento era composta de pessoas da alta sociedade da capitania.

Assinale a opção que não é uma das metas definidas pelos conspiradores da Inconfidência Mineira para o Brasil independente:

  • A.

    Apoio à industrialização.

  • B.

    A capital do Brasil seria São João del Rei.

  • C.

    Serviço militar obrigatório.

  • D.

    Fim da escravidão

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema nele focalizado, julgue os itens seguintes.

Um caso típico de clara identificação entre política interna e política externa, na história republicana do Brasil, foi o ocorrido na Era Vargas. O projeto de modernização do país buscou na política exterior importante ponto de apoio, tanto na tentativa de equilíbrio em face de Berlim e Washington com vistas à obtenção de vantagens, quanto na negociação com os EUA, que culminou na entrada do país na Segunda Guerra Mundial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia as afirmativas sobre a vinda da Família Real para o Brasil:

I. A história da independência política do Brasil começou, efetivamente, com a transferência da corte portuguesa para o Brasil. Essa transferência, por sua vez, está ligada às guerras napoleônicas.

II. A Família Real chegou à Bahia em 22 de janeiro de 1808 e ali permaneceu por mais de um mês. Depois, D. João e sua comitiva rumaram para a cidade do Rio de Janeiro, onde foi instalada a sede do governo.

III. Ainda em Salvador, alguns dias depois de sua chegada, D. João decretou a "Abertura dos Portos às Nações Amigas". Essa medida pôs fim ao pacto colonial entre Brasil e Portugal, passando a atender aos interesses imediatos da burguesia industrial francesa: comercializar diretamente com o Brasil.

IV. No Rio de Janeiro, D. João criou órgãos públicos, como ministérios e tribunais, e fundou a Casa da Moeda e o Banco do Brasil.

V. Em 1815, o Brasil foi elevado à categoria de Reino Unido de Portugal e Algarves, deixando oficialmente de ser uma colônia.

Agora, responda:

  • A.

    Estão corretas somente as afirmativas I, II e IV

  • B.

    Estão corretas somente as afirmativas I, II, IV e V

  • C.

    Estão corretas somente as afirmativas II e IV.

  • D.

    Todas as afirmativas estão corretas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...