Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No século XVII, a presença dos holandeses no território alagoano trouxe:
prosperidade para a produção do açúcar.
aumento do tráfico de escravos africanos.
expressiva propagação das idéias luteranas entre os nativos.
confrontos militares, com a destruição de povoados.
mudanças importantes no setor da pecuária.
"Em 1917 (...) a greve era apenas uma das muitas armas utilizadas pelo proletariado em sua luta". (GORODETSKY, Y.N. A revolução bolchevique. in: ROBERTS, J.M. – História do século XX, São Paulo, Abril Cultural, 1974, v.2, p.819). Esta luta, que deu início à experiência socialista russa, pode ser interpretada da seguinte maneira:
foi estimulada pelo orgulho russo motivado pela bem sucedida participação na Primeira Guerra Mundial.
resultou de uma aliança operário camponesa pela implantação de uma sociedade baseada na propriedade coletiva dos meios de produção.
tornou-se um fator que desencadeou a Segunda Guerra Mundial na qual se confrontaram os blocos capitalista e socialista.
só pôde ser vitoriosa porque os operários contaram com o apoio do Exército Branco financiado pelas potências estrangeiras interessadas na queda do Czarismo.
foi o resultado de uma aliança entre burguesia e proletariado para obter melhores condições de vida para os trabalhadores em geral.
Leia atentamente as afirmações sobre a sociedade colonial relacionada com a produção açucareira em Alagoas.
1) Na época, não havia muita rigidez social, pois existia o trabalho livre nos engenhos, sobretudo nas atividades mais técnicas.
2) Foi marcante a influência da Igreja Católica nas relações sociais e de poder, que, lamentavelmente, colaborou, para a manutenção do escravismo.
3) A sociedade colonial era patriarcal e nela predominavam preconceitos sociais contra os mais pobres.
4) A prevalência da monocultura dificultou a existência da mobilidade social e concentrou privilégios sociais.
5) O aproveitamento da mão-de-obra indígena flexibilizou as relações e diminuiu a força dos preconceitos sociais.
Estão corretas apenas:
Tendo o texto ao lado como referência inicial e considerando a amplitude do tema por ele abordado, além dos vários aspectos da realidade mundial do tempo presente, julgue os itens que se seguem.
O fim da guerra fria está vinculado à desintegração da URSS."Depois de descumprir várias promessas verbais, a Alemanha acaba de jogar no lixo o acordo de não agressão firmado com a união soviética, que teve seu território invadido por nada menos que 3,1 milhões de soldados. 'Todo o edifício soviético está podre. Basta dar um chute na porta e o prédio cairá', disse o chanceler alemão" (Jornal do Século. Jornal do Brasil. 2001). Sobre este episódio da Segunda Guerra Mundial é correto afirmar:
na prática quem descumpriu o tratado de não agressão foram os soviéticos que incentivaram outros países socialistas a atacarem a Alemanha.
o ataque alemão à União Soviética foi uma resposta ao ataque feito pelos soviéticos ao território do Afeganistão, então aliado dos alemães.
a Alemanha de Hitler somente atacou a União Soviética depois de ter firmado um acordo com os Estados Unidos que incentivava o ataque aos soviéticos.
Hitler não concordava com os rumos que o socialismo de Stálin estava impondo à URSS, por isso, a invasão que objetivava reorganizar o socialismo.
o nazismo tem em seu ideal o anti-comunismo, portanto, era de se esperar que o pacto de não agressão assinado pela Alemanha e a URSS não poderia durar muito tempo.
A Revolução de 1817, em Pernambuco, conseguiu repercutir em outras regiões da colônia, ameaçando o poder da metrópole. Em Alagoas, houve:
a organização de tropas, com a finalidade de auxiliar os rebeldes pernambucanos.
manifestações liberais do clero, com o lançamento de um manifesto contra o governo português.
adesões ao movimento de protesto, conseguidas pelo padre Roma, rebelde pernambucano.
mobilização de tropas para enfrentar o exército português, presente na Bahia e em Pernambuco.
manifestações de intelectuais liberais de Alagoas, todos antigos estudantes de universidades européias.
"Os presidentes de São Paulo, Jorge Tibiriçá, Rio de Janeiro, Nilo Peçanha e Minas Gerais, Francisco Sales, se reuniram ontem (25/02/1906) em Taubaté para tentar uma solução para a crise que ameaça o setor cafeicultor brasileiro. Como a previsão para este ano é de uma safra de 12 milhões de sacas e, da colheita do ano passado, ainda estão estocadas 4 milhões, o Brasil, sozinho, terá mais café para vender do que o mundo inteiro é capaz de beber. Tudo isso leva a crer que o preço do café, que corresponde a 56,9% das exportações brasileiras, terá este ano a maior queda de sua história." (Jornal do Século. Jornal do Brasil, 2001). O fato descrito na reportagem teve ampla repercussão e afetou os rumos de nosso país. Em relação do desfecho desse fato:
foi feito um acordo entre o governo e a Liga das Nações para que se recebesse verba do Banco Mundial para contornar a crise no setor agrícola, iniciando-se uma escalada de endividamento externo brasileiro e a dependência ao FMI.
os cafeicultores revoltados com a burocracia e lentidão do governo provocam uma revolução, derrubam o governo eleito e o substituem por Getúlio Vargas que debanda a crise.
o convênio de Taubaté, acordo firmado pelos três governadores, definiu que o governo brasileiro compraria o excesso de café para evitar a queda do preço.
a falta de solução e a conseqüente burocracia do governo republicano leva os produtores de café à falência, provocando a maior onda de protestos do período denominado "República Velha".
não se consegue chegar a nenhum acordo entre os três estados e por isso quem assume a liderança do processo é o presidente da República Rodrigues Alves que cria o Instituto Nacional do Café.
A passagem da mão-de-obra escrava para a mão-deobra livre em Alagoas, decorrente da Abolição, trouxe:
reestruturação da sociedade, com quebra imediata de preconceitos raciais.
modernização na produção econômica, com a vinda de migrantes estrangeiros.
mudança na produção do açúcar, com o crescimento das usinas exportadoras para a Europa.
necessidade de incentivar mudanças nas escolas, com decretos editados pelo governo do Estado.
mudança nas relações sociais, embora muito lenta e sem quebra radical nas hierarquias de poder já existentes.
No período denominado na nossa historiografia como República Velha ocorreram inúmeras revoltas no campo e nos centros urbanos. Podemos traçar como elementos comuns a estas revoltas:
a revolta da Vacina, a revolta da Chibata, a guerra de Canudos e a guerra do Contestado têm em comum a desigualdade social como condição para a rebelião e o enfrentamento das tropas governamentais.
a Revolta da Chibata, a guerra de Canudos e o movimento do Cangaço lutam contra o regime republicano implantado no Brasil em 1889 e enfrentam as forças militares do governo no intuito de restabelecer a monarquia.
a revolta da Chibata, a guerra de Canudos, e a guerra do Contestado são revoltas urbanas que alimentam o sonho da classe média em tomar o poder político e implantar sua ideologia.
o movimento do Cangaço e a revolta do Contestado são rebeliões rurais lideradas pelos grandes proprietários de terras do norte do país indignados com a política do "café-com-leite" que beneficiou apenas os grandes produtores do sudeste.
todas as rebeliões ocorridas neste período da História do Brasil têm um projeto político ideológico muito claro ligado às novas influências do socialismo que penetrou no território brasileiro através dos imigrantes europeus.
Uma análise das relações políticas, nos primeiros anos da República, mostra que muitas idéias liberais não conseguiram ser efetivamente aplicadas. As relações de poder, em Alagoas, por exemplo, ficaram marcadas pelo coronelismo, que:
usava mecanismos de controle político autoritários.
rompeu com as tradições da aristocracia canavieira.
tinha suas raízes nas cidades mais populosas
era independente das articulações do governo central.
dominava pela força e não se envolvia no sistema eleitoral.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...