Questões de História

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Antes de fazer sua revolução e tornar-se oficialmente socialista, em abril de 1961, Cuba deixou de ser parte do domínio colonial espanhol para tornar-se uma espécie de protetorado norte-americano. Mesmo após a Guerra Hispano-Americana, em 1898, que marcou o fim do domínio espanhol sobre Cuba, a ilha permaneceu sob ocupação militar norte-americana de 1898 a 1902 e a Assembleia Constituinte Cubana teve de acrescentar, na Constituição aprovada, uma lei do Congresso dos Estados Unidos da América. Essa lei submetia Cuba aos interesses estratégicos dos E.U.A. e ficou conhecida pelo seguinte nome:

  • A. Tratado de Havana
  • B. Emenda Hitchcock
  • C. Doutrina Monroe
  • D. Emenda Platt
  • E. New Deal

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue (C ou E) os itens que se seguem, relativos a aspectos marcantes do quadro político brasileiro nas décadas iniciais do período monárquico.

O texto remete à expressão “parlamentarismo às avessas”, utilizada para definir a forma como o governo de gabinete foi introduzido no Brasil, forma que, em determinados aspectos, afastou-se da experiência inglesa, que lhe servira de modelo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao refletir sobre alguns lugares-comuns de certa memória sobre a Ditadura Militar (1964-1985), nos quais sobressai a tese de que a ditadura foi resultado de uma quartelada, um pesadelo e que a sociedade não tem e nunca teve nada a ver com a ditadura, Reis (2000) procura, ainda, compreender como e porque permaneceram lideranças e mecanismos de poder preservados e/ou construídos no período da ditadura. O autor destaca o envolvimento de amplos setores sociais e empresariais brasileiros na construção da modernização conservadora implementada pelo Regime Militar e destaca o papel da mídia monopolista, do latifúndio, dos bancos, de setores da classe média, dentre outros. E caracteriza o movimento que derrubou João Goulart, em abril de 1964, nos seguintes termos:

  • A. golpe militar
  • B. movimento nacional desenvolvimentista
  • C. movimento civil-militar
  • D. movimento nacional-estatista
  • E. a ditadura escancarada

Com relação à Era Vargas (1930-1945), julgue (C ou E) os seguintes itens. Francisco Campos, um dos principais ideólogos do Estado Novo, defendia que esse novo Estado promovesse uma “consciência nacional” capaz de unificar uma nação dividida, por meio de transformações estimuladas pela mentalidade das multidões e de seus líderes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Carvalho (1993), pouco depois da proclamação da República em 1889, a disputa dos vencedores em construir uma versão ofi cial dos fatos destinados à história tornou-se grande. Tratava-se da luta pelo domínio simbólico do imaginário republicano e tal disputa era apaixonada e girava, muitas vezes, em torno de episódios aparentemente irrelevantes, como a chamada “guerra dos vivas”. No referido episódio, está em questão o papel na condução dos eventos republicanos o seguinte personagem público:

  • A. Quintino Bocaiúva
  • B. Deodoro da Fonseca
  • C. Floriano Peixoto
  • D. D. Pedro II
  • E. Duque de Caxias

Com relação à Era Vargas (1930-1945), julgue (C ou E) os seguintes itens. A principal marca do período entre 1930 e 1937 foi a instabilidade política, corporificada nos embates entre as numerosas e distintas forças sociais que disputavam um espaço político maior no cenário nacional, com destaque para a Revolução Constitucionalista de 1932, em São Paulo, e a forte resistência do sindicalismo livre ao projeto de sindicalização sob a tutela do Estado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Hobsbawm (1995), a Revolução Bolchevique de outubro de 1917 tornou-se tão fundamental para a história do século XX quanto a Revolução Francesa de 1789 para o século XIX. Entretanto, quando o autor faz uma comparação entre as consequências práticas das duas Revoluções, coloca em vantagem a Revolução Russa. Um dos argumentos que justifica tal vantagem é:

  • A. As ideias da Revolução Bolchevique duraram muito mais do que o ideário liberal burguês dos revolucionários franceses e a URSS tornou-se um modelo de liberdade em todo mundo, inclusive entre os norte-americanos.
  • B. A expansão global da Revolução Francesa foi maior, mas o internacionalismo proletário dos bolcheviques trouxe melhores resultados econômicos, tornando a URSS, em pouco tempo, a maior potência econômica global.
  • C. Os líderes da Revolução Bolchevique, especialmente os que sucederam a Lênin, souberam transformar o internacionalismo proletário em um pan-eslavismo engajado.
  • D. As ideias de ambas as Revoluções tiveram duração semelhante, mas os valores soviéticos se expandiram e se tornaram hegemônicos inclusive entre países inimigos.
  • E. Embora as ideias da Revolução Francesa tenham durado mais do que o bolchevismo, a expansão global deste último não tem paralelo desde as conquistas do islã em seu primeiro século.

Com relação à Era Vargas (1930-1945), julgue (C ou E) os seguintes itens. A Constituição de 1934 assegurou o regime federativo, manteve a autonomia financeira dos estados e municípios, sancionou o intervencionismo do Estado em assuntos sociais, com a extensão dos direitos sociais, e possibilitou a privatização progressiva das minas, jazidas minerais e fontes de energia hidráulica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Durante o século XIX, alguns países, sobretudo aqueles às margens do Atlântico Norte, conquistaram o restante do globo não europeu com grande facilidade e, onde a ocupação não era geopolítica e militar, ocorreu pela superioridade do sistema econômico, pela organização e pela tecnologia. Mesmo quando após 1917 surgiu um possível modelo político alternativo ao capitalismo, a opção de “modernização” segundo o modelo norte-ocidental, exceto por dispensar a empresa privada e as instituições burguesas, permaneceu essencialmente do mesmo tipo. O desenvolvimento tecno científico, numa variante ocidental capitalista ou socialista, permaneceu servindo de molde. As elites ocidentalizadas dos países periféricos não necessariamente aceitavam os valores dos Estados e as culturas que tomavam como modelo, mas tinham que se adaptar a esses. O objetivo do mais convicto e bem-sucedido plano de “ocidentalização”, o do Japão (1868-1912), não era realmente se ocidentalizar, mas, ao contrário, tornar viável o Japão tradicional. O nome pelo qual ficou conhecido este plano de modernização japonesa é:

  • A. Revolução ou Restauração Meiji
  • B. Revolução ou Restauração Kemmu
  • C. Período Azuchi-Momoyama
  • D. Guerra do Ano do Dragão
  • E. Rebelião de Satsuma

Julgue (C ou E) os próximos itens, relativos à República Liberal de 1945 a 1964. Com a redução da perseguição e da repressão ao movimento sindical após o governo Dutra, entre 1951 e 1964, o sindicalismo brasileiro cresceu em número, tanto de sindicatos quanto de trabalhadores sindicalizados, e seus principais instrumentos na luta pela aplicação e ampliação dos direitos trabalhistas foram as greves e os recursos encaminhados à justiça do trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado
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