Questões de História

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O mito historiográfico da Idade Média como Idade das Trevas surge no renascentismo e se torna mais sólido, já em pleno século XVIII, visto como o momento áureo da nobreza e do clero no Iluminismo. Porém, o Romantismo da primeira metade do século XIX inverteu o preconceito em relação à Idade Média. A ressignifi cação da Idade Média pelo Romantismo deveu-se à articulação de dois fatores que se alinharam e suas repercussões culturais. São estes fatores:

  • A. o progresso inexorável e definitivo da ciência, que dispensava defesas mais enfáticas, e o enfraquecimento do nacionalismo, visto que prevalecia a ideia da unidade europeia, especialmente depois das vitórias napoleônicas
  • B. o avanço das pesquisas históricas, que fazia com que se tentasse ver a Idade Média como os olhos dela própria, e as conquistas de Napoleão que pacifi caram a Europa, apesar das resistências germânicas e inglesas
  • C. o fortalecimento repentino da Igreja Católica, com a definitiva cristianização da Europa, e as inúmeras novas metodologias históricas e técnicas, aplicadas à historiografia medievalística
  • D. os conflitos bélicos entre o norte europeu nacionalista e o mediterrâneo europeu internacionalista e a diminuição da influência cultural da Revolução Francesa, com a derrota de Napoleão e do ideário liberal francês
  • E. a valorização da questão da nacionalidade, que ganhara forte significado com a Revolução Francesa e a uma nova visão crítica do racionalismo, que levara a Europa a um contexto de conturbações e guerras

A respeito da questão dos Bálcãs, julgue (C ou E) os próximos itens. A desintegração da Iugoslávia, a partir de 1991, torna evidente que os sérvios, espalhados por todas as repúblicas e províncias que formavam a Federação, não aceitavam a descentralização do poder político, o que os converteu em minoria na Bósnia, no Kosovo, na Croácia e na Eslovênia. A tentativa de Milosevic de centralizar o poder e construir uma Grande Sérvia provocou uma guerra civil que se arrastou até 1995.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à Independência do Brasil (1822), apesar de já ser informalmente reconhecida pela Inglaterra, interessada em garantir ordem na antiga colônia portuguesa, o primeiro país que a reconheceu oficialmente foram os Estados Unidos. Segundo Fausto (2002), o motivo do retardamento no reconhecimento oficial inglês foi:

  • A. a forte influência da França e da Áustria nos negócios internos do país, devido à influência dos Orleans e Bragança
  • B. a tentativa dos ingleses de conseguir do Brasil a imediata extinção do tráfico de escravos
  • C. as pressões angolanas para que o Brasil se mantivesse como colônia portuguesa
  • D. o relativo desinteresse da Inglaterra no Brasil como país independente e sem o escravismo colonial
  • E. a pressão dos uruguaios sobre os ingleses e o interesse uruguaio de se manter unido ao Brasil independente

A respeito da questão dos Bálcãs, julgue (C ou E) os próximos itens. A região dos Bálcãs assumiu características de zona conflitiva a partir da dissolução do Império Otomano e da eclosão da Primeira Guerra Mundial, quando as diferentes etnias ali instaladas ficaram livres da dominação turca.

  • C. Certo
  • E. Errado

Costuma-se apontar a inspiração fascista das iniciativas educacionais do Governo Vargas, Fausto (2002), entretanto, ressalta que, mesmo no curso da ditadura do Estado Novo (1937-1945), a educação esteve impregnada de uma mistura de valores hierárquicos, de um conservadorismo católico, mas sem tomar a forma de uma doutrinação fascista. A política educacional getulista ficou essencialmente nas mãos de jovens políticos mineiros, como os ministros:

  • A. Darcy Ribeiro e Roberto Lira
  • B. Nei Braga e Jarbas Passarinho
  • C. Francisco Campos e Gustavo Capanema
  • D. Darcy Ribeiro e Gustavo Capanema
  • E. Carlos Drummond de Andrade e Francisco Campos

A respeito da questão dos Bálcãs, julgue (C ou E) os próximos itens. Durante a Primeira Guerra Mundial, a Entente, por reconhecer o potencial de conflito que a região dos Bálcãs supunha, tentou preservar a integridade de cada país de acordo com as respectivas etnias e religiões.

  • C. Certo
  • E. Errado

O espaço institucional fundamental da democracia ateniense era a Ekklêsía (εκκλησια), a Assembleia do Povo. Em 451/450, surgiu uma lei que causou uma redução na caracterização da cidadania. Antes da referida lei, até a metade do século V, era suficiente ser maior de 18 anos de idade e filho de pai ateniense para poder tomar parte na Assembleia do Povo. Passou a haver a obrigatoriedade de que o pai e a mãe fossem atenienses de nascimento para que seus filhos comuns não fossem considerados bastardos perante o direito público. A lei que reduziu os direitos de cidadania e de representação na Assembleia do Povo foi a lei de:

  • A. Drácon
  • B. Clístenes
  • C. Péricles
  • D. Hípias
  • E. Hiparco

A respeito da questão dos Bálcãs, julgue (C ou E) os próximos itens. Embora, em aparência, os Bálcãs não estivessem diretamente envolvidos nos acontecimentos que levaram à Segunda Guerra Mundial, verifica-se que a influência da Alemanha nazista e da Itália fascista nos Estados da região favoreceu o avanço das tropas de Hitler na direção de Moscou.

  • C. Certo
  • E. Errado

Herdeiros das tradições iluministas do século XVIII e das grandes revoluções sociais que se seguiram, estes países se uniram na luta contra o fascismo e o nazismo, superando barreiras ideológicas entre o capitalismo e o socialismo que, mais tarde, durante a Guerra Fria, pareceriam intransponíveis. São eles:

  • A. EUA e URSS
  • B. Alemanha e Itália
  • C. China e Japão
  • D. Inglaterra e França
  • E. EUA e Japão

Julgue (C ou E) os itens a seguir, relativos à Crise de 1929. Apesar da crise na Bolsa, os setores da economia gerenciados, sobretudo, por grupos familiares mais conservadores foram preservados dos efeitos negativos da Crise de 1929, uma vez que não arriscavam seu capital no mercado de valores.

  • C. Certo
  • E. Errado
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