Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à história colonial brasileira, julgue os itens que se seguem. A descoberta do ouro nos sertões mineiros foi recebida pela Coroa portuguesa com grande apreensão. Não havia um projeto de colonização definido a priori. A tarefa de controlar a multidão de aventureiros que se dirigiria àqueles sertões parecia algo grande demais para os poucos recursos lusos. Por fim, existia a possibilidade da descoberta daquela riqueza despertar a cobiça das demais nações europeias.
Com relação à história colonial brasileira, julgue os itens que se seguem. A produção de açúcar, em Pernambuco, foi controlada pelos colonos batavos logo após o início do governo de Nassau. A Companhia de Comércio das Índias Ocidentais havia confiscado e vendido a holandeses e judeus os engenhos abandonados por proprietários que haviam fugido para Bahia e Rio de Janeiro. Tal controle da produção manteve-se até o início da insurreição restauradora, em 1645.
Com relação à história colonial brasileira, julgue os itens que se seguem. A oposição dos dirigentes da Companhia de Comércio das Índias Ocidentais ao uso da mão de obra escrava foi um dos principais fatores de desgaste nas relações entre a Companhia e os tradicionais senhores de engenho pernambucanos.
Com relação à história colonial brasileira, julgue os itens que se seguem. A possibilidade de ascensão social na América portuguesa esteve limitada pelos estatutos de limpeza de sangue, pelos quais os descendentes de judeus, mouros, ciganos, ameríndios e africanos estiveram excluídos da ocupação de altos postos eclesiásticos e civis.
Com relação à ida da família real portuguesa para o Rio de Janeiro, julgue os itens subsecutivos. A abertura dos portos da América portuguesa às potências amigas foi um dos primeiros atos de D. João VI ao chegar ao Brasil.
Com relação à ida da família real portuguesa para o Rio de Janeiro, julgue os itens subsecutivos. Para muitos historiadores, o fim do período colonial brasileiro ocorreu em 1808, quando da chegada da família real ao Rio de Janeiro. No entanto, a opção pela independência formal do Brasil passou a ser abertamente discutida apenas em 1820, com a Revolução do Porto.
Com relação à ida da família real portuguesa para o Rio de Janeiro, julgue os itens subsecutivos. A transferência da Corte para a América portuguesa foi aventada em diferentes crises anteriores à de 1808, como estratégia para manutenção da soberania do pequeno reino ibérico frente às potências europeias.
No que diz respeito ao império brasileiro, julgue os próximos itens. A escravidão marcou profundamente a sociedade brasileira no período imperial. Tal prática era vista como um mal necessário por grande parte dos políticos, que defendia seu fim de modo lento e gradual. O movimento abolicionista, que reivindicou o fim imediato do trabalho compulsório no Brasil, ganhou força apenas na década de 1880.
No que diz respeito ao império brasileiro, julgue os próximos itens. Os engenhos de açúcar do atual nordeste brasileiro não superaram a crise que lhes atingiu em meados do século XIX, apesar da abundância de crédito e da política governamental de estímulo à atividade econômica açucareira.
No que diz respeito ao império brasileiro, julgue os próximos itens. No período regencial, ocorreu a disputa por diferentes projetos de nação. Os debates políticos alcançaram diversos grupos sociais e desdobraram-se em numerosas revoltas, como a cabanagem, a farroupilha e a sabinada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...