Questões de História e Geografia de Estados e Municípios

Lista completa de Questões de História e Geografia de Estados e Municípios para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as alternativas abaixo e assinale aquela que NÃO corresponde ao processo de ocupação do chamado norte velho paranaense:

    A) A ocupação do Norte do Estado do Paraná se deu anos após a ocupação do oeste e do Paraná Tradicional e está associada principalmente a expansão da cafeicultura paulista.

    B) A primeira fase de ocupação e formação do Norte Velho Paranaense deu início ao plantio do café em regiões próximas a fronteira paulista e a formação dos primeiros núcleos de povoamento: Tomazina, Santo Antônio da Platina, Wenceslau Brás, Jacarezinho, Cambará, Bandeirantes, Cornélio Procópio e Andirá.

    C) A segunda fase da colonização do Norte do Paraná foi aquela responsável pela criação das principais cidades como Londrina e vai tomando rumo noroeste Maringá, Cianorte, Paranavaí.

    D) A cafeicultura do norte do Paraná, de maneira secundária, possibilitou a complementação econômica do Estado, numa fase em que seus principais produtos, como a erva-mate e madeira estavam em alta no comércio externo. Possibilitando ao Estado a constituição de uma boa rede de infraestrutura propulsora do desenvolvimento econômico em toda região.

    E) Dentre as empresas colonizadoras, a Companhia de Terras do Norte do Paraná- CTNP, posteriormente chamada de Companhia de Melhoramento do Norte do Paraná- CMNP, foi a que exerceu a maior influência na região. Formada inicialmente por capital inglês, passou para a propriedade de empresários paulistas durante a Segunda Guerra Mundial.

Com referência aos ciclos econômicos e transformações ocorridas ao longo dos primeiros anos da formação do Paraná, assinale a opção CORRETA:

    A) Os primeiros povoadores foram os portugueses, índios e africanos escravizados. E o primeiro interesse pela região surgiu no Ciclo do Pau-Brasil. Com a navegação para levar gado do Rio Grande do Sul para abastecer Minas Gerais, onde havia uma intensa extração da madeira, surgiram as cidades portuárias de Paranaguá e Antonina.

    B) O segundo ciclo econômico foi o Tropeirismo, com trilhas pelo interior, também usadas para levar gado do sul para São Paulo e Minas Gerais. Estas trilhas criaram mais cidades, como Rio Negro, Lapa, Ponta Grossa, Palmeira e Castro.

    C) No século XIX, veio o Ciclo da Erva-Mate. Foi quando o Paraná ganhou mais importância e deixou de ser comarca de São Paulo, no ano de 1853. Nesta época, cresceu a navegação pelos rios, a construção de ferrovias e de estradas de terra.

    D) Em total substituição ao ciclo da Erva-Mate, veio o Ciclo da Madeira. As florestas começaram a ser derrubadas para a venda dos troncos. Esse novo ciclo atraiu os franceses, que organizaram o povoamento das novas áreas desmatadas. Vieram milhares de agricultores da Itália, Alemanha, Polônia, Ucrânia, Suíça, Rússia e Japão.

    E) O Ciclo do Café, no século passado, em toda a região sul do Paraná, provocou uma grande onda de migração interna, atraindo paulistas, mineiros, catarinenses, nordestinos, e ainda mais estrangeiros. Foi que levou o Sul do Paraná a ser povoado e progredir.

O estado do Paraná foi diretamente afetado pela Revolução Federalista, deflagrada logo no início do regime republicano (1893-1895). Assinale a alternativa INCORRETA sobre esse acontecimento e sobre seu desenrolar no estado do Paraná:

    A) A Revolução Federalista foi uma guerra civil que ocorreu no sul do Brasil, logo após a Proclamação da República. Instalada pela crise política gerada pelos federalistas, grupo opositor que pretendia libertar o Rio Grande do Sul da governança de Júlio de Castilhos, então presidente do Estado.

    B) Como objetivo, os federalistas, chamados de pica-paus, desejavam conquistar maior autonomia e descentralizar o poder da então recém proclamada República.

    C) Nos últimos anos do Império, surgiram na região três lideranças políticas antagônicas: o liberal Assis Brasil, o conservador Pinheiro Machado e o positivista Júlio Prates de Castilho. Eles se reuniram para fundar o Partido Republicano Rio-Grandense, que fazia oposição ao Partido Federalista do Rio Grande do Sul, fundado e liderado pelo liberal monarquista Gaspar Silveira Martins.

    D) Os defensores de Júlio de Castilhos receberam a alcunha de pica-paus ou ximangos, em razão da cor do uniforme usado pelos soldados que defenderam essa facção, que se assemelhavam às dos pássaros da região. Esta denominação se estendeu a todos os castilhistas, inclusive civis.

    E) A degola foi um episódio da Revolução que destacou-se e inseriu-se na história brasileira como um dos mais dramáticos e sanguinários, perdendo-se nele milhares de vidas.

Atenção A questão refere-se à Geografia do Amapá.

De acordo com o Censo Agro de 2017, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o maior rebanho no estado do Amapá é o de

    A) suínos.

    B) bovinos.

    C) bubalinos.

    D) equinos.

    E) ovinos.

Atenção: A questão refere-se à Geografia do Amapá.

Caracteriza o tipo climático do estado do Amapá:

    A) É controlado pela Zona de Convergência do Atlântico Sul e caracterizado pelas mais altas médias térmicas do país, e baixa pluviosidade anual.

    B) Apresenta oscilações significativas de pluviosidade, com chuvas intensas no verão e inverno seco com queda de temperatura em alguns locais.

    C) As chuvas predominam no inverno, devido às ações das massas de ar Tropical atlântica e Equatorial continental, e há grande amplitude térmica anual.

    D) Não apresenta grandes variações térmicas diárias ou sazonais e é controlado pela ação das massas de ar Equatorial continental e Equatorial atlântica.

    E) Apresenta certa regularidade na distribuição das chuvas, entre 1.000 mm e 1.500 mm anuais, e nas regiões mais elevadas as médias oscilam entre 10 °C e 15 °C.

Atenção: A questão refere-se à Geografia do Amapá.

Sobre as Terras Indígenas no estado do Amapá, é correto afirmar:

    A) Há um total de 10 Terras Indígenas regularizadas ou em processo de regularização, revelando o êxito das lutas iniciadas pelos indígenas no início da década de 1990.

    B) A maior Terra Indígena no estado é denominada Jumina, localizada no município de Oiapoque, e está em fase final de regularização.

    C) O estado foi um pioneiro no reconhecimento dos direitos territoriais indígenas e todas as terras reivindicadas foram demarcadas e homologadas.

    D) Grande parte das reivindicações pela demarcação dessas terras ocorreu na década de 1950 devido à revitalização da exploração do látex na região.

    E) Embora seja área tradicionalmente ocupada, o Parque do Tumucumaque não é território indígena devido a sua enorme extensão territorial, maior que dois mil hectares.

Atenção: A questão refere-se à História do Amapá.

A festa realizada no Amapá, originária de uma colônia portuguesa na África, e cujo enredo se baseia na história de um soldado que teria surgido numa difícil batalha, para conduzir os cristãos à vitória, se denomina

    A) Círio de Nazaré.

    B) Festa de São Jorge, o santo guerreiro.

    C) Festa do Divino.

    D) Festa de São Judas Tadeu, padroeiro das causas impossíveis.

    E) Festa de São Tiago.

Atenção: A questão refere-se à História do Amapá.

A Fortaleza de São José do Macapá teve um importante papel

    A) na defesa do Amapá de ataques piratas que ocorriam com frequência em toda a região, por acesso fluvial, no século XVII.

    B) na estruturação da defesa da região amazônica, conforme projeto concebido por Marquês de Pombal.

    C) na garantia da segurança dos primeiros habitantes de Macapá, que moravam nas dependências da fortaleza para se protegerem dos ataques indígenas.

    D) no estabelecimento da missão que deu origem à cidade, uma vez que foi construída por solicitação da Companhia de Jesus ao rei Dom João VI.

    E) nos primeiros conflitos entre Brasil e França, no século XVI, envolvendo questões de fronteira.

Atenção: A questão refere-se à História do Amapá.

Durante a Cabanagem, houve em Macapá a

    A) aliança entre fazendeiros, comerciantes e autoridades para a resistência e o combate aos cabanos, sob o comando de militares locais.

    B) tomada da cidade por cabanos conduzidos pelos líderes populares Angelim e Vinagre, que lá estabeleceram a base de um governo provisório de toda a região norte.

    C) repressão definitiva ao movimento, pelo general Francisco Monterosso, que prendeu os principais líderes cabanos e os enviou ao Rio de Janeiro, pondo fim ao longo conflito.

    D) rendição das autoridades locais face às vitórias consecutivas dos cabanos nas cidades vizinhas, porém, por curto período, visto que os franceses vieram em socorro e reverteram a situação.

    E) ocupação norte-americana devido ao caos que reinava em todo o Amapá, de forma que navios comandados pelo almirante Grenfell foram contactados por Portugal para monitorar o local até a vinda de reforços do Rio de Janeiro.

Atenção: A questão refere-se à Geografia do Amapá.



Considere o gráfico abaixo.




De acordo com seus conhecimentos sobre a produção agrícola no Amapá, os números I, II e III do gráfico referem-se, respectivamente, às lavouras de:

    A) maracujá, laranja e pupunha.

    B) açaí, banana e cupuaçu.

    C) banana, maracujá e laranja.

    D) abacate, pupunha e açaí.

    E) cupuaçu , abacaxi e açaí.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...