Questões de História e Geografia de Estados e Municípios

Lista completa de Questões de História e Geografia de Estados e Municípios para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em Barra dos Coqueiros – SE, esse produto é de ocorrência natural em todo o município, mas predomina geograficamente nos povoados Olhos D’água, Capoã e Jatobá, onde a ação das populações extrativistas contribuiu para o aumento do número de plantas nos estabelecimentos privados e, na área de acesso comum, a densidade foi elevada pelo processo natural de regeneração do ambiente. Internet:<www.embrapa.br> (com adaptaçõe)

O produto a que se refere o texto precedente é

    A) a mangaba, utilizada cada vez mais na fabricação de polpas congeladas, sucos e sorvetes.

    B) o coco, produzido pelo agronegócio para subsidiar programas de pesquisa que visem à sustentabilidade da produção familiar.

    C) a mandioca, raiz de base na produtividade do Nordeste do Brasil e difundida em todo o município de Barra dos Coqueiros.

    D) a manga, direcionada ao mercado internacional, com seu pico de produção nos meses do inverno de junho e julho.

    E) a soja, principal produto da pauta de exportação do agronegócio sergipano e de manuseio por grandes empresas exportadoras.

Analise as afirmações abaixo e assinale aquela que não diz respeito a Guerra de Conquista nos Territórios dos Índios Kaingang do Tibagi:

    A) Foi iniciada com as expedições portuguesas e espanholas cruzando a região em busca de metais, escravos, e de uma rota para o Paraguai e Peru. Acentuou-se nos anos seiscentos, do século XVII, com a implantação das Reduções Jesuíticas no Guairá e com as bandeiras paulistas que invadiram a região, capturando índios.

    B) A Guerra de conquista nos territórios na Bacia do Tibagi prosseguiu no século XVIII com a descoberta de ouro e diamantes no Tibagi e com as expedições militares que construíram fortificações e cruzaram o território rumo ao Mato Grosso.

    C) As bandeiras paulistas agiam sem a necessária construção militar no vale do Tibagi. Em 1628, Antônio Raposo Tavares e Manoel Preto, ao atacarem o Guairá, por todo seu efetivo armado e treinado, não careceram de um forte ou campo entrincheirado.

    D) Destruídas as Reduções Jesuíticas, as populações indígenas se dispersam, parte foi para o sul junto com os padres fundar os sete povos das missões, outra parte voltou a reocupar seus antigos territórios.

    E) No século XX, a guerra de conquista continuou com o saque e invasão sistemática - com apoio institucional ou por ações isoladas de fazendeiros e agricultores da região - das terras da Reserva Indígena dos Kaingang em São Jerônimo da Serra, a última tentativa ocorreu em janeiro de 1996.


Com base nos gráficos apresentados, que correspondem às pirâmides etárias dos anos 2000 e 2010 do município de Barra dos Coqueiros – SE, é correto afirmar que

    A) a população urbana de Barra dos Coqueiros é maior que a população rural, comparando-se as duas pirâmides.

    B) houve, analisando-se as pirâmides cronologicamente, um aumento percentual do número de idosos do sexo masculino, em todas as faixas etárias a partir dos 64 anos.

    C) a população economicamente ativa (com idade entre 20 e 64 anos) da pirâmide etária de 2010 é percentualmente mais robusta que a da pirâmide etária de 2000.

    D) a taxa de fecundidade da pirâmide etária de 2000 é menor que a da pirâmide etária de 2010.

    E) a quantidade de homens e mulheres é idêntica nas duas pirâmides etárias.

Em relação à Emancipação Política da Província do Paraná, leia as afirmativas abaixo, assinalando a que estiver CORRETA:

    A) A emancipação política do Paraná foi um acontecimento pelo qual o Paraná desmembrou-se da Província da Cisplatina, transformando-se na mais nova província do Brasil Império, em 19 de dezembro de 1853.

    B) Em 1812, a coroa portuguesa transferiu sua capital de Paranaguá para Curitiba, sendo elevada à categoria de comarca com a denominação de Comarca de Curitiba e Paranaguá, nome que vigorou até 1853, quando a comarca foi transformada na mais nova província do Brasil Império.

    C) No ano de 1811, a Comarca de Curitiba e Paranaguá se rebelou contra o Império que cobrava o envio ao príncipe de explicações de tudo o que era vantajoso na nova capitania, sediada em Paranaguá.

    D) O nome completo do homem que liderava este movimento emancipacionista em 1811 era Júlio Prates de Castilhos, o qual pretendia ter se tornado capitão-mor da nova capitania que desejava criar.

    E) Segundo os deputados paulistas, o verdadeiro motivo da criação da nova província, por desmembramento da Província de São Paulo, seria uma conquista local, por sua participação na Revolta Liberal de 1842.

Entre 2000 e 2010, a população de Barra dos Coqueiros cresceu a uma taxa média anual de 3,44%, enquanto esse índice no Brasil foi de 1,17%, no mesmo período. Na mesma década, a taxa de urbanização do município passou de 85,22% para 83,62%. Em 2010 viviam, no município, 24.976 pessoas. Na última década do século passado, entre 1991 e 2000, a população do município cresceu a uma taxa média anual de 3,80%. No estado, essa taxa foi de 2,01%, enquanto no Brasil foi de 1,63%, no mesmo período. Nessa década, a taxa de urbanização do município passou de 58,47% para 85,22%. Internet: <www.atlasbrasil.org.br> (com adaptações)

Tendo como referência inicial as informações do texto anterior, assinale a opção correta.

    A) O fato de a população municipal ter crescido mais que a do Brasil demonstra, comparativamente, que houve uma maior expectativa de vida no município de Barra dos Coqueiros.

    B) Entre 1991 e 2000, a taxa de urbanização do município cresceu cerca de mais de 25%, o que não se verifica no período entre os anos de 2000 e 2010, quando houve decréscimo da referida taxa.

    C) De 1991 a 2000, a população de Barra dos Coqueiros cresceu o dobro da população do Brasil no mesmo período.

    D) A crescente taxa de urbanização demonstra a solução para os problemas de desigualdade social enfrentados pelos municípios brasileiros.

    E) A taxa de crescimento da população brasileira entre 2000 e 2010 foi maior que a taxa de crescimento do estado de Sergipe entre 1991 e 2000.

;;;;;;;A Proclamação da República no Brasil não foi um mero capricho de um grupo de homens, foi preparada aos poucos, em razão de diversos acontecimentos que se desencadearam a partir da segunda metade do século XIX. Sobre os primeiros anos do Paraná Republicano, analise as assertivas abaixo:

I. A Antiga Província Paraná, emancipada em 1853, no contexto estado federativo, aderiu à nova ordem política pacificamente, durante o período de transição.

II. Os primeiros anos de vida republicana no Paraná foram marcados pela estabilidade política e governamental, liderados por governadores ligados ao contexto paranaense.

III. A primeira eleição direta no Estado conduziu Generoso Marques, líder do Partido Conservador, ao Governo do Estado.

IV. Em 1900, Curitiba já apresentava uma arquitetura e urbanização que podia ser comparada aos grandes centros urbanos, como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Salvador.

V. Em 1912, o sonho de Rocha Pombo e outros intelectuais paranaenses foi concretizado, a criação e Fundação da Universidade do Paraná, reconhecida oficialmente pelo Governo do Estado pela Lei 1.284 de 27 de março de 1913.

Assinale a assertiva CORRETA:

    A) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.

    B) Apenas as assertivas IV e V estão corretas.

    C) Todas as assertivas são corretas.

    D) Todas as assertivas são incorretas.

    E) Apenas a assertiva V está correta.

Durante a segunda metade do século XVI, a costa sergipana era frequentada pelos traficantes normandos do pau-brasil. Era a barra do rio Sergipe (barra do Cotinguiba, como então era chamado) o ponto preferido por esses aventureiros. Portugal pôs fim à pirataria a partir da conquista das terras intermediárias entre Bahia e Pernambuco, realizada por Cristóvão de Barros. Segundo alguns historiadores, o atual município havia abrigado, nos primeiros anos de sua fundação, a sede do governo da Capitania de Sergipe-del-Rei – São Cristóvão, fundada por Cristóvão de Barros em 1589, na costa ocidental da Ilha dos Coqueiros, à margem esquerda do rio Sergipe e próximo de sua foz, local que corresponde, hoje, ao da cidade de Barra dos Coqueiros. Era, então, povoado ou, talvez, apenas cidadela. Internet: <www.biblioteca.ibge.gov.br> (com adaptações).

Tendo o texto precedente como referência inicial, assinale a opção correta, acerca da história do município de Barra dos Coqueiros – SE.

    A) O contrabando de pau-brasil executado pelos corsários franceses na barra do rio Sergipe rendeu à localidade de Barra dos Coqueiros o título de sede de município.

    B) O comércio do gado foi intenso, a ponto de a paragem de tropeiros influenciar diretamente na formação do povoado de Nossa Senhora dos Mares da Barra dos Coqueiros.

    C) O adensamento da ocupação na margem esquerda do rio Sergipe, na segunda metade do século XIX, elevou a antiga capela de Nossa Senhora dos Mares da Barra dos Coqueiros à categoria de freguesia.

    D) O povoado ainda aguarda ser elevado ao título de cidade por meio da mesma lei estadual que criou o município, desmembrando-o de Aracaju.

    E) A composição do município de Barra dos Coqueiros está ligada à produção de coco, desde o século XVI, na costa ocidental da Ilha dos Coqueiros, à margem esquerda do rio Sergipe.

Sobre a política e a economia paranaense nos séculos XX e XXI, assinale o que for CORRETO:

    A) O Paraná tem hoje grande parte de suas rodovias terceirizadas. As companhias concessionárias cobram pedágios dos usuários e, em contrapartida, fazem a conservação da malha asfáltica.

    B) A emancipação política do estado do Paraná ocorreu em 1950, no mesmo ano em que foi criada a Universidade Federal do Paraná.

    C) Devido à política econômica desenvolvimentista implementada por sucessivos governos paranaenses durante o regime militar (1964-1985), o estado se consolidou como o principal produtor de aço do país.

    D) Devido à opção de seus governantes pela produção de bens primários, o estado do Paraná ainda não possui um setor industrial capaz de produzir bens que possam ganhar mercado em outros estados ou no exterior.

    E) O estado do Paraná sedia o Porto de Paranaguá, o maior porto do Brasil em volume de exportações e importações.

A respeito de aspectos econômicos do Distrito Federal (DF), julgue o item a seguir.


A grande extensão territorial de unidades de conservação de uso restrito e controlado inibiu o desenvolvimento do setor agropecuário no DF e a expansão do agronegócio e de hortifrutigranjeiros para abastecer a capital federal aconteceu nos municípios goianos e mineiros do entorno.

Em 31 de outubro de 2019, foi feita a desocupação da área da comunidade Ester Fernandes, na Fazenda Palheta, onde viviam 50 famílias, no município de Alvorada do Sul-PR. Assinale a alternativa que indica o movimento social responsável por essa ocupação, em janeiro de 2009:

    A) Movimento dos Trabalhadores Sem Teto.

    B) Movimento dos Trabalhadores Atingidos por Barragens.

    C) Via Campesina.

    D) Movimento dos Trabalhadores pela Paz no Campo.

    E) Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...