Questões de História e Geografia de Estados e Municípios do ano 2020

Lista completa de Questões de História e Geografia de Estados e Municípios do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O município de Arapongas, situado na prodigiosa região do Norte do Paraná, é uma resultante da Iniciativa da Companhia de Terras Norte do Paraná, pioneira do progresso e desbravamento de toda uma região. Sobre o referido Município, analise as assertivas abaixo:

I. Seu idealizador e fundador foi William da Fonseca Brabason Davids, diretor da Companhia de Terras Norte do Paraná, que na época da fundação de Arapongas, exercia o cargo de Prefeito Municipal de Londrina.

II. No ano de 1935, um grupo de comerciantes ingleses, que se dedicavam à construção da estrada de ferro, compraram os primeiros lotes de terrenos, destinado à construção urbana.

III. Nos anos seguintes à sua formação, foram povoadas as glebas destinadas às Colônias formadas por imigrantes japoneses e eslavos, surgindo, assim, em 1937, as Colônias Esperança e Orle.

IV. O patrimônio Arapongas continuou a fazer parte do território do município de Londrina até o ano de 1943, quando foi criado o de Rolândia, ao qual passou a pertencer.

V. O Governo Estadual, pela lei nº 2 de 10 de outubro de 1947, criava o município de Arapongas desmembrando-o de Rolândia e elevando a sua sede à categoria de cidade.

Assinale a alternativa CORRETA:

    A) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.

    B) Apenas as assertivas IV e V estão corretas.

    C) Todas as assertivas estão corretas.

    D) Todas as assertivas são incorretas.

    E) Apenas a assertiva II está incorreta.

Todo dia 19 de abril comemora-se no Brasil e em vários outros países do continente americano o Dia do índio ou Dia dos Povos Indígenas. Sobre os povos indígenas, que marcam a história da formação do Estado do Paraná, podemos afirmar que:

    A) Em nosso atual vocabulário, é frequente o uso de palavras de origem Guarani para designar nomes de espécies nativas de frutas, vegetais e animais. Podemos citar como exemplos: guabiroba, maracujá, butiá, capivara, jabuti, biguá, cutia. De origem Kaingang, temos os nomes de municípios como: Goioerê, Candói, Xambrê e Verê.

    B) No estado do Paraná, existem atualmente três etnias indígenas: Guarani, Kaingang e Xetá. Grande parte dessas etnias se recusa a viver nas 17 terras indígenas demarcadas pelo governo estadual.

    C) Antes da colonização europeia e da consequente perda de parte de seus territórios, os Guarani distribuíam-se exclusivamente pelo interior do estado, estabelecendo suas aldeias em regiões de floresta tropical, fazendo clareiras na mata.

    D) O principal ritual dos povos Xetá é o culto aos mortos, denominado kikikoi, onde todos participavam exibindo pintura corporal, rezando, cantando e dançando uma coreografia inspirada nos movimentos do tamanduá. Neste ritual, as crianças são pintadas pela primeira vez com desenhos circulares ou alongados, identificando, desta forma, o clã a qual pertenciam.

    E) Os abrigos denominados tapuy, construídos pelo povo indígena Xetá, eram utilizados como moradia, proteção para o sol, chuva ou o frio, e eram habitações que comportavam em média 15 pessoas.

Em 23 de julho de 1849, há 171 anos, a Câmara Municipal de Curitiba recebia a incumbência do presidente da província de São Paulo de cobrar o imposto sobre a erva “matte”. Seriam coletados “dez réis por arroba de 'matte' na razão de seis arrobas por cargueiro”. Sobre o ciclo da Erva-Mate, o ciclo econômico que mudou Curitiba, pode-se afirmar que:

    A) A produção de Erva-Mate chegou a representar 85% da economia paranaense e trouxe o progresso necessário para a emancipação do estado, que era província de São Paulo.

    B) A extração se iniciou quando o governo português demonstrou interesse por essa atividade econômica. A erva era encaminhada para ser beneficiada em São Paulo, nos chamados engenhos, gerando alto lucro para a coroa portuguesa.

    C) O período de ouro da Erva-Mate não sofreu recessão com a crise de 1929, quando houve a queda da bolsa de Nova Iorque, mesmo tendo atingido o mundo todo. Curitiba já havia alcançado expressivo desenvolvimento e as atividades econômicas da erva continuaram a prosperar.

    D) A Erva-Mate, árvore nativa das florestas paraguaias, chamada em outros tempos de Congonha, (Ilex paraguariensis) é consumida pelos indígenas paranaenses e do Sul, em forma de “chimarrão”, desde um período bem anterior à chegada dos brancos europeus.;;

    E) A extração das folhas de Erva-Mate não era muito complexa, assim, não exigia trabalho sistemático e pontual dentro da mata, o que facilitava sua extração.

Durante o ciclo da cana-de-açúcar no nordeste brasileiro, o Brasil meridional, uma qualificação que abrange tudo o que se refere ao sul, esteve fora do alcance dos interesses portugueses, estando distante das células iniciais de colonização e, consequentemente, do eixo econômico estabelecido entre o Brasil e a Metrópole. Assinale a afirmativa que se encontra de acordo com o povoamento da Província do Paraná, durante o século XIX:

    A) Na época da criação da Província do Paraná, em 1853, existia na região grandes propriedades produtoras de erva-mate, que exigia mão de obra indígena em larga escala, como ocorria em São Paulo, nas lavouras de café.

    B) A província do Paraná manteve-se orientada pela necessidade de povoamento, visando a formação de pequenas propriedades com produção de subsistência, que dinamizaram o comércio e a agricultura na província.

    C) Durante todo o século XIX, via-se como prioridade a colonização das terras próximas à capital, desbravando o território provincial e guardando as fronteiras, nesse século se pensou na formação de grandes núcleos urbanos.

    D) No século XIX, a política de imigração na Província do Paraná, e no Brasil Meridional, como um todo, tomou um rumo comparado ao promovido pelos fazendeiros paulistas.

    E) A economia da província estava voltada para o comércio de gado e extrativismo, além de ser autossuficiente na produção de gêneros alimentícios.

Analise as afirmações abaixo e assinale aquela que não diz respeito a Guerra de Conquista nos Territórios dos Índios Kaingang do Tibagi:

    A) Foi iniciada com as expedições portuguesas e espanholas cruzando a região em busca de metais, escravos, e de uma rota para o Paraguai e Peru. Acentuou-se nos anos seiscentos, do século XVII, com a implantação das Reduções Jesuíticas no Guairá e com as bandeiras paulistas que invadiram a região, capturando índios.

    B) A Guerra de conquista nos territórios na Bacia do Tibagi prosseguiu no século XVIII com a descoberta de ouro e diamantes no Tibagi e com as expedições militares que construíram fortificações e cruzaram o território rumo ao Mato Grosso.

    C) As bandeiras paulistas agiam sem a necessária construção militar no vale do Tibagi. Em 1628, Antônio Raposo Tavares e Manoel Preto, ao atacarem o Guairá, por todo seu efetivo armado e treinado, não careceram de um forte ou campo entrincheirado.

    D) Destruídas as Reduções Jesuíticas, as populações indígenas se dispersam, parte foi para o sul junto com os padres fundar os sete povos das missões, outra parte voltou a reocupar seus antigos territórios.

    E) No século XX, a guerra de conquista continuou com o saque e invasão sistemática - com apoio institucional ou por ações isoladas de fazendeiros e agricultores da região - das terras da Reserva Indígena dos Kaingang em São Jerônimo da Serra, a última tentativa ocorreu em janeiro de 1996.

Em relação à Emancipação Política da Província do Paraná, leia as afirmativas abaixo, assinalando a que estiver CORRETA:

    A) A emancipação política do Paraná foi um acontecimento pelo qual o Paraná desmembrou-se da Província da Cisplatina, transformando-se na mais nova província do Brasil Império, em 19 de dezembro de 1853.

    B) Em 1812, a coroa portuguesa transferiu sua capital de Paranaguá para Curitiba, sendo elevada à categoria de comarca com a denominação de Comarca de Curitiba e Paranaguá, nome que vigorou até 1853, quando a comarca foi transformada na mais nova província do Brasil Império.

    C) No ano de 1811, a Comarca de Curitiba e Paranaguá se rebelou contra o Império que cobrava o envio ao príncipe de explicações de tudo o que era vantajoso na nova capitania, sediada em Paranaguá.

    D) O nome completo do homem que liderava este movimento emancipacionista em 1811 era Júlio Prates de Castilhos, o qual pretendia ter se tornado capitão-mor da nova capitania que desejava criar.

    E) Segundo os deputados paulistas, o verdadeiro motivo da criação da nova província, por desmembramento da Província de São Paulo, seria uma conquista local, por sua participação na Revolta Liberal de 1842.

;;;;;;;A Proclamação da República no Brasil não foi um mero capricho de um grupo de homens, foi preparada aos poucos, em razão de diversos acontecimentos que se desencadearam a partir da segunda metade do século XIX. Sobre os primeiros anos do Paraná Republicano, analise as assertivas abaixo:

I. A Antiga Província Paraná, emancipada em 1853, no contexto estado federativo, aderiu à nova ordem política pacificamente, durante o período de transição.

II. Os primeiros anos de vida republicana no Paraná foram marcados pela estabilidade política e governamental, liderados por governadores ligados ao contexto paranaense.

III. A primeira eleição direta no Estado conduziu Generoso Marques, líder do Partido Conservador, ao Governo do Estado.

IV. Em 1900, Curitiba já apresentava uma arquitetura e urbanização que podia ser comparada aos grandes centros urbanos, como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Salvador.

V. Em 1912, o sonho de Rocha Pombo e outros intelectuais paranaenses foi concretizado, a criação e Fundação da Universidade do Paraná, reconhecida oficialmente pelo Governo do Estado pela Lei 1.284 de 27 de março de 1913.

Assinale a assertiva CORRETA:

    A) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.

    B) Apenas as assertivas IV e V estão corretas.

    C) Todas as assertivas são corretas.

    D) Todas as assertivas são incorretas.

    E) Apenas a assertiva V está correta.

Sobre a política e a economia paranaense nos séculos XX e XXI, assinale o que for CORRETO:

    A) O Paraná tem hoje grande parte de suas rodovias terceirizadas. As companhias concessionárias cobram pedágios dos usuários e, em contrapartida, fazem a conservação da malha asfáltica.

    B) A emancipação política do estado do Paraná ocorreu em 1950, no mesmo ano em que foi criada a Universidade Federal do Paraná.

    C) Devido à política econômica desenvolvimentista implementada por sucessivos governos paranaenses durante o regime militar (1964-1985), o estado se consolidou como o principal produtor de aço do país.

    D) Devido à opção de seus governantes pela produção de bens primários, o estado do Paraná ainda não possui um setor industrial capaz de produzir bens que possam ganhar mercado em outros estados ou no exterior.

    E) O estado do Paraná sedia o Porto de Paranaguá, o maior porto do Brasil em volume de exportações e importações.

Em 31 de outubro de 2019, foi feita a desocupação da área da comunidade Ester Fernandes, na Fazenda Palheta, onde viviam 50 famílias, no município de Alvorada do Sul-PR. Assinale a alternativa que indica o movimento social responsável por essa ocupação, em janeiro de 2009:

    A) Movimento dos Trabalhadores Sem Teto.

    B) Movimento dos Trabalhadores Atingidos por Barragens.

    C) Via Campesina.

    D) Movimento dos Trabalhadores pela Paz no Campo.

    E) Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

O Censo Agropecuário de 2017, realizado pelo IBGE, trouxe informações detalhadas a respeito da realidade do setor rural brasileiro, principalmente sobre os estabelecimentos agropecuários, as condições dos trabalhadores, a produção agropecuária, entre outros. Tanto para a Geografia Agrária quanto para a Geografia Ambiental há um dado essencial que trata da utilização das terras pelos estabelecimentos agropecuários. Em relação à Paraíba, é correto afirmar que:

    A) é o estado da região nordeste, em termos proporcionais, que menos possui matas e florestas em seus estabelecimentos, com predominância de pastagens, que caracterizam a paisagem regional.

    B) a atividade agropecuária ocupa a maior parte das terras dos estabelecimentos agropecuários paraibanos, o que justifica o estado ser um grande produtor rural no Nordeste.

    C) matas e florestas ocupam quase metade da área dos estabelecimentos agropecuários, sendo, ao mesmo tempo, o estado que mais possui, em termos proporcionais, matas e florestas na região nordeste.

    D) as pastagens ocupam a maior parte das terras dos estabelecimentos, e isso justifica a grande produção pecuária paraibana no contexto regional.

    E) as pastagens ocupam a menor área dos estabelecimentos agropecuários, o que pode ser comprovado pela sua baixa produção bovina.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...