Questões sobre História e Geografia do Estado de Sergipe

Lista completa de Questões sobre História e Geografia do Estado de Sergipe para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O município de Barra dos Coqueiros está em processo acelerado de desenvolvimento. Abriga uma paisagem deslumbrante, com lindas praias, além do porto, da Companhia Elétrica de Sergipe e do seu parque eólico. Outra atividade em franca expansão no município é a do setor imobiliário e da construção civil.
Em relação à economia de Barra dos Coqueiros, as atividades da construção civil se enquadram no setor

    A) primário.

    B) secundário.

    C) terciário.

    D) quaternário.

    E) de atividades imobiliárias e de obras.

A respeito dos aspectos urbanos do município de Barra dos Coqueiros, julgue os itens a seguir.

I A ponte que liga Barra dos Coqueiros a Aracaju favoreceu a valorização dos imóveis da região, aumentando os espaços construídos entre os municípios, a ponto de formar-se um só município, em um processo conhecido por conurbação.
II Nos últimos anos, a população de Barra dos Coqueiros vem aumentando, com a construção de vários condomínios e a atração de pessoas, principalmente, pela proximidade de Aracaju.
III O Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, não chegou a Barra dos Coqueiros, nem mesmo considerando-se a urgência por moradias das pessoas que vivem nos manguezais.
IV Mesmo com o aumento dos condomínios residenciais, a maior parte da população de Barra dos Coqueiros está localizada em área rural.
Assinale a opção correta.

    A) Apenas os itens I e II estão certos.

    B) Apenas os itens II e IV estão certos.

    C) Apenas os itens III e IV estão certos.

    D) Apenas os itens I, III e IV estão certos.

    E) Todos os itens estão certos.

A tabela seguinte apresenta um histórico de dados do IDHM de Barra dos Coqueiros – SE.

Considerando as informações apresentadas na tabela precedente, assinale a opção correta.

    A) A dimensão que mais contribuiu para o IDHM do município foi a renda per capita dos seus habitantes.

    B) O fator que mais impactou o IDHM Educação em 2010 foi o percentual de pessoas com ensino fundamental completo, independentemente da faixa etária.

    C) Os percentuais de 1991 a 2010 mostram que o município alcançou a alfabetização de toda a sua população.

    D) A expectativa de vida do município cresceu no período de 2000 a 2010, igualando-se à de países desenvolvidos.

    E) No período de 2000 a 2010, a educação foi a dimensão cujo índice apresentou maior crescimento em termos absolutos.

Em 2017, o salário médio mensal da população de Barra dos Coqueiros – SE era de 2,6 salários mínimos. A proporção de pessoas ocupadas no município em relação à população total era de 12,8%. Quanto a esses dois indicadores, na comparação com os demais municípios do estado, Barra dos Coqueiros ocupava a posição 6, de 75, e a posição 18, de 75, respectivamente. Na comparação com cidades do país todo, o município ficava na posição 421, de 5.570, e na posição 2.629, de 5.570, respectivamente. Considerando-se domicílios com rendimentos mensais de até meio salário mínimo por pessoa, 45% da população desse município estava nessas condições, o que o colocava na posição 67, de 75, entre as cidades do estado e na posição 2.145, de 5.570, entre as cidades do Brasil. Internet: <https://cidades.ibge.gov.br> (com adaptações).

Considerando as informações apresentadas no texto precedente, acerca da dinâmica econômica do município de Barra dos Coqueiros – SE, assinale a opção correta.

    A) O salário médio mensal dos habitantes do município demonstra que a renda de toda a sua população se compara à condição das cidades com melhor distribuição de renda do Brasil.

    B) A renda per capita de 45% da população de Barra dos Coqueiros demonstra que a posição socioeconômica do município é melhor que a de mais da metade das cidades do Brasil.

    C) Com relação aos domicílios com rendimentos mensais de até meio salário mínimo por pessoa, Barra dos Coqueiros é uma das cidades de Sergipe que ocupam as primeiras posições desse ranking.

    D) Entre todos os municípios do Brasil, Barra dos Coqueiros ocupa uma das últimas posições no ranking relativo à proporção de pessoas ocupadas no município em relação à população total.

    E) A distribuição de renda em Barra dos Coqueiros é equitativa, o que se comprova pelo salário médio mensal da população.

O gráfico a seguir apresenta a composição da população com 18 anos ou mais de idade no município de Barra dos Coqueiros – SE, em 2010.

Considerando o gráfico precedente e os vários aspectos a ele relacionados, assinale a opção correta.

    A) Os desempregados concentram-se na população economicamente inativa, conforme se pode inferir das informações apresentadas no gráfico.

    B) Fazem parte da população economicamente ativa ocupada as pessoas que não conseguiram ingressar no mercado de trabalho.

    C) A população economicamente ativa desocupada inclui as pessoas que estão aptas ao trabalho, mas ainda não conseguiram emprego.

    D) A população economicamente inativa é composta exclusivamente por pessoas que estão aptas ao trabalho, mas foram aposentadas por invalidez.

    E) Na população economicamente desocupada estão inseridos os estudantes, as donas de casa e os aposentados.

Em 2012, um agricultor tinha 120 hectares plantados de determinado produto no município de Barra dos Coqueiros, no litoral de Sergipe. Segundo ele, a produção havia caído nos últimos dois anos. Cerca de 70% da produção desse produto em Sergipe é do tipo seco, uma cultura que se mostrou rentável nas últimas décadas; no entanto, com o aumento no preço dos insumos agrícolas e a queda no valor pago, os investimentos nas plantações diminuíram bastante.
Internet: <http://g1.globo.com> (com adaptações).

De acordo com o IBGE, a queda mencionada pelo agricultor, no texto precedente, aconteceu entre 2010 e 2012, quando a produção baixou de 6,6 milhões de unidades para 2,3 milhões de unidades. Entre 2012 e 2018, essa produção oscilou entre 2,3 milhões de unidades e 2,9 milhões de unidades, e, em 2018, a produção foi a mesma de 2012. A partir dessas informações e do texto anterior, é correto afirmar que se trata da produção de

    A) manga.

    B) mangaba

    C) especiarias da colônia.

    D) coco-da-baía.

    E) mandioca.

Em Barra dos Coqueiros – SE, esse produto é de ocorrência natural em todo o município, mas predomina geograficamente nos povoados Olhos D’água, Capoã e Jatobá, onde a ação das populações extrativistas contribuiu para o aumento do número de plantas nos estabelecimentos privados e, na área de acesso comum, a densidade foi elevada pelo processo natural de regeneração do ambiente. Internet:<www.embrapa.br> (com adaptaçõe)

O produto a que se refere o texto precedente é

    A) a mangaba, utilizada cada vez mais na fabricação de polpas congeladas, sucos e sorvetes.

    B) o coco, produzido pelo agronegócio para subsidiar programas de pesquisa que visem à sustentabilidade da produção familiar.

    C) a mandioca, raiz de base na produtividade do Nordeste do Brasil e difundida em todo o município de Barra dos Coqueiros.

    D) a manga, direcionada ao mercado internacional, com seu pico de produção nos meses do inverno de junho e julho.

    E) a soja, principal produto da pauta de exportação do agronegócio sergipano e de manuseio por grandes empresas exportadoras.


Com base nos gráficos apresentados, que correspondem às pirâmides etárias dos anos 2000 e 2010 do município de Barra dos Coqueiros – SE, é correto afirmar que

    A) a população urbana de Barra dos Coqueiros é maior que a população rural, comparando-se as duas pirâmides.

    B) houve, analisando-se as pirâmides cronologicamente, um aumento percentual do número de idosos do sexo masculino, em todas as faixas etárias a partir dos 64 anos.

    C) a população economicamente ativa (com idade entre 20 e 64 anos) da pirâmide etária de 2010 é percentualmente mais robusta que a da pirâmide etária de 2000.

    D) a taxa de fecundidade da pirâmide etária de 2000 é menor que a da pirâmide etária de 2010.

    E) a quantidade de homens e mulheres é idêntica nas duas pirâmides etárias.

Entre 2000 e 2010, a população de Barra dos Coqueiros cresceu a uma taxa média anual de 3,44%, enquanto esse índice no Brasil foi de 1,17%, no mesmo período. Na mesma década, a taxa de urbanização do município passou de 85,22% para 83,62%. Em 2010 viviam, no município, 24.976 pessoas. Na última década do século passado, entre 1991 e 2000, a população do município cresceu a uma taxa média anual de 3,80%. No estado, essa taxa foi de 2,01%, enquanto no Brasil foi de 1,63%, no mesmo período. Nessa década, a taxa de urbanização do município passou de 58,47% para 85,22%. Internet: <www.atlasbrasil.org.br> (com adaptações)

Tendo como referência inicial as informações do texto anterior, assinale a opção correta.

    A) O fato de a população municipal ter crescido mais que a do Brasil demonstra, comparativamente, que houve uma maior expectativa de vida no município de Barra dos Coqueiros.

    B) Entre 1991 e 2000, a taxa de urbanização do município cresceu cerca de mais de 25%, o que não se verifica no período entre os anos de 2000 e 2010, quando houve decréscimo da referida taxa.

    C) De 1991 a 2000, a população de Barra dos Coqueiros cresceu o dobro da população do Brasil no mesmo período.

    D) A crescente taxa de urbanização demonstra a solução para os problemas de desigualdade social enfrentados pelos municípios brasileiros.

    E) A taxa de crescimento da população brasileira entre 2000 e 2010 foi maior que a taxa de crescimento do estado de Sergipe entre 1991 e 2000.

Durante a segunda metade do século XVI, a costa sergipana era frequentada pelos traficantes normandos do pau-brasil. Era a barra do rio Sergipe (barra do Cotinguiba, como então era chamado) o ponto preferido por esses aventureiros. Portugal pôs fim à pirataria a partir da conquista das terras intermediárias entre Bahia e Pernambuco, realizada por Cristóvão de Barros. Segundo alguns historiadores, o atual município havia abrigado, nos primeiros anos de sua fundação, a sede do governo da Capitania de Sergipe-del-Rei – São Cristóvão, fundada por Cristóvão de Barros em 1589, na costa ocidental da Ilha dos Coqueiros, à margem esquerda do rio Sergipe e próximo de sua foz, local que corresponde, hoje, ao da cidade de Barra dos Coqueiros. Era, então, povoado ou, talvez, apenas cidadela. Internet: <www.biblioteca.ibge.gov.br> (com adaptações).

Tendo o texto precedente como referência inicial, assinale a opção correta, acerca da história do município de Barra dos Coqueiros – SE.

    A) O contrabando de pau-brasil executado pelos corsários franceses na barra do rio Sergipe rendeu à localidade de Barra dos Coqueiros o título de sede de município.

    B) O comércio do gado foi intenso, a ponto de a paragem de tropeiros influenciar diretamente na formação do povoado de Nossa Senhora dos Mares da Barra dos Coqueiros.

    C) O adensamento da ocupação na margem esquerda do rio Sergipe, na segunda metade do século XIX, elevou a antiga capela de Nossa Senhora dos Mares da Barra dos Coqueiros à categoria de freguesia.

    D) O povoado ainda aguarda ser elevado ao título de cidade por meio da mesma lei estadual que criou o município, desmembrando-o de Aracaju.

    E) A composição do município de Barra dos Coqueiros está ligada à produção de coco, desde o século XVI, na costa ocidental da Ilha dos Coqueiros, à margem esquerda do rio Sergipe.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...