Questões sobre História e Geografia do Estado do Amapá

Lista completa de Questões sobre História e Geografia do Estado do Amapá para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A questão refere-se à História do Amapá.

Considere o trecho a seguir:

(...) décadas após a independência, as comunicações entre a sede do Império do Brasil e províncias como o Pará e o Maranhão eram rarefeitas e difíceis. Também após a independência, no Parlamento, há queixas constantes em relação ao tempo para obter respostas de autoridades do extremo norte, que poderiam levar quase um ano.
(MACHADO, André Roberto de A. Para além das fronteiras do Grão-pará: o peso das relações entre as províncias no xadrez da independência (1822-1825). Outros Tempos, v. 12, n. 20, 2015. p. 6)

Um dado importante na história da Região Norte, ressaltado no trecho acima, é

    A) o isolamento político da região em relação ao governo imperial, o que contribuía para diversas tensões, como se deu no processo de independência.

    B) a marginalização econômica, uma vez que a difícil interação com o Nordeste, e a então capital brasileira, Salvador, dificultava as exportações e transações econômicas da região.

    C) a ausência de meios de transporte e comunicação ágeis que a interligassem às demais regiões do país, fator que dificultou a compreensão do que consistia a independência do Brasil, quando esta ocorreu.

    D) a disputa entre Maranhão e Pará pelo poder político na região, uma vez que não havia a presença ou a governança do poder imperial.

    E) a deliberada postura do governo imperial em negligenciar a Região Norte uma vez que os governadores das províncias defendiam projetos republicanos.

A questão refere-se à História do Amapá.

Considere o trecho a seguir:
Em 1897, após anos de conflitos com várias baixas dos dois lados, um termo de compromisso, assinado por delegados do Brasil e da França, confiou a resolução do Contestado à arbitragem do presidente da federação Suíça, Walter Hauser. Os dois países, de um lado Brasil e do outro a França, reuniram a maior quantidade de arquivos possíveis para provar suas proposições. (SILVA, Gutemberg de V. e RÜCKERT, Aldomar. “A fronteira Brasil-França”, Confins [Online], 7 | 2009, Disponível em: http://journals.openedition.org/confins/6040)
A arbitragem suíça, mencionada acima, definiu, ao final do processo, que

    A) a França detinha documentos, argumentos e provas suficientes para assegurar e ampliar o território da Guiana, sendo portanto vitoriosa nessa questão fronteiriça.

    B) ambos os lados envolvidos apresentavam documentos incompletos ou ambíguos, devendo a questão ser tratada pela ONU, por meio do Tribunal de Haia.

    C) o limite entre França e Brasil passaria a ser o rio Calçoene, em função da justa distribuição de áreas e recursos hídricos, entre os dois países.

    D) o Brasil, devido ao histórico da ocupação portuguesa, teria o direito de ocupar o equivalente à metade do território então pertencente à França.

    E) a fronteira entre a colônia francesa e a ex-colônia portuguesa era o rio Oiapoque, também chamado de Vicente Pinzon.

A questão refere-se à Geografia do Amapá.
Considere o gráfico e às afirmações abaixo.
Amapá ? Estrutura etária da população (em %)

(Disponível em: http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/perfil_uf/amapa)

I. As mudanças ocorridas na estrutura etária amapaense promoveram alterações na pirâmide etária que teve sua base reduzida.
II. A taxa de fecundidade no Amapá permanece estagnada nas últimas décadas devido às deficientes políticas públicas.
III. O aumento da esperança de vida da população amapaense tem apresentado sucessivos acréscimos, refletindo vários fatores, entre os quais o aumento da renda per capita.

Está correto o que se afirma APENAS em

    A) III.

    B) I e II.

    C) I.

    D) I e III.

    E) II e III.

A questão refere-se à Geografia do Amapá.

Corresponde à unidade de maior expressão espacial da região. Apresentam altitudes variando entre 150 a 200 m, com declividade regional na direção leste. Na faixa costeira, apresentam cotas inferiores a 100 m. Os principais rios que drenam a área são o Oiapoque, Araguari, Jarí e o Ipitinga.
O texto descreve:

    A) Planalto Rebaixado da Amazônia.

    B) Colinas do Amapá.

    C) Planalto Dissecado do Norte do Amapá.

    D) Planaltos Residuais do Amapá.

    E) Planície Flúvio-Marinha Macapá/ Oiapoque.

Caracteriza o domínio morfoclimático onde está localizado o estado do Amapá:

    A) Predomínio de formas de relevo resultantes da erosão em terrenos cristalinos, presença do clima tropical com chuvas abundantes.

    B) Considerado o maior em extensão territorial do Brasil, nele predominam altas temperaturas e pluviosidade, relevo de terras baixas e formação de uma vasta rede fluvial.

    C) Área de relevo com depressões e chapadas, que são planaltos sedimentares residuais, de clima com longas estiagens, chuvas irregulares e rios intermitentes.

    D) É o segundo maior em extensão territorial do país, de clima predominantemente tropical com inverno seco e verão chuvoso e chapadas com mais de 500 m de altitude.

    E) Relevo caracterizado com destaque para serras e planaltos formados por rochas de arenito e basalto, e vegetação própria do clima subtropical.

Considere o gráfico e as afirmações abaixo.

I. O gráfico revela que de 1991 até 2010 o IDH do estado aumentou, o que pode ser explicado sobretudo pela melhoria na expectativa de vida e na educação. II. Ao atingir 0,708 de IDH em 2010, o Amapá entrou no grupo dos dez melhores estados do Brasil, sendo o segundo da região Norte, principalmente devido ao aumento na renda per capita. III. Os sucessivos aumentos do IDH revelam melhorias em diversos setores mas não garantiram melhor distribuição da renda entre a população.
A leitura do gráfico e os conhecimentos sobre as condições de vida da população do Amapá permitem afirmar que está correto APENAS

    A) I e III.

    B) I e II.

    C) II e III.

    D) I.

    E) III.

A mineração, atividade econômica marcante na história do Amapá, teve um período próspero durante

    A) os anos finais do século XX, quando houve a instalação de grandes multinacionais mineradoras para a extração do minério de ferro.

    B) a fase colonial, quando jazidas de ouro foram descobertas e exploradas por bandeirantes paulistas.

    C) a IV República (1945-1964), quando foram descobertas jazidas de manganês na região da Serra do Navio.

    D) o Segundo Império, quando a exploração da borracha atraiu trabalhadores de outros setores, caso dos garimpeiros.

    E) o Regime Militar, quando foi criada a empresa estatal ICOMI (Indústria e Comércio de Minérios de Ferro e Manganês) para a exploração mineradora no Amapá.

A criação do Estado do Amapá ocorreu quando

    A) o governo Vargas promoveu a separação de sua área territorial do estado do Pará.

    B) a última constituição brasileira oficializou este e outros territórios como estados.

    C) o governo militar determinou a transformação dos territórios em estados, para garantir a soberania e a segurança nacionais.

    D) o Grão Pará foi desmembrado, a fim de que mais recursos da União chegassem às distintas localidades da extensa região norte.

    E) o plano desenvolvimentista de Eurico Gaspar Dutra estabeleceu medidas para incentivar o povoamento das regiões menos habitadas do país.

O Encontro dos Tambores, que ocorre anualmente em Macapá, é parte

    A) do folclore amapaense, sendo esse Encontro a principal festa do estado, em dia considerado feriado devido à fundação da cidade.

    B) da cultura indígena principalmente, uma vez que os tambores integram seus rituais, como se observa na festa do Boi Bumbá.

    C) do patrimônio imaterial do Amapá reconhecido polo IPHAN, uma vez que a confecção artesanal de tambores ocorre exclusivamente nesse estado.

    D) da tradição cultural legada pelos escravos que habitaram a região, presente nos batuques e no Marabaixo.

    E) de práticas milenares típicas da Igreja católica, que remontam à Idade Média e aos instrumentos predominantemente usados nas festas religiosas.

No Amapá, esta Unidade de Conservação foi criada em 1990 e tem mais de 5 mil km²distribuídos pelos municípios de Mazagão, Laranjal do Jari e Vitória do Jari, sendo o Peixe-boi-da-Amazônia a principal espécie, com risco de extinção, a ser nela protegida.

O texto descreve a Unidade de Conservação

    A) Estação Ecológica do Jari.

    B) Parque Nacional do Cabo Orange.

    C) Reserva Biológica do Lago Piratuba.

    D) Reserva Biológica do Parazinho.

    E) Reserva Extrativista do Rio Cajari.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...