Questões de História do ano 0000

Lista completa de Questões de História do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O crescimento demográfico europeu entre os séculos XI e XV foi tornando cada vez mais urgente a necessidade de obter novas terras para cultivar gêneros alimentícios e contribuiu para o aumento da expressividade das atividades comerciais. Esses dois aspectos podem ser somados a outros observados nesse período, como as revoltas camponesas, por exemplo. Essa descrição pode ser associada à qual das alternativas abaixo:

    A) Crise do sistema feudal.

    B) Revolução Industrial.

    C) Início da Idade Contemporânea.

    D) Formação do Império romano.

Leia com atenção as três afirmativas abaixo:


I - O crescimento das cidades culminou em problemas para a sociedade romana, uma vez que a migração dos camponeses fez crescer o número de pessoas ociosas e ansiosas por melhorias em suas condições de vida. O temor de que revoltas começassem a ocorrer levou aos responsáveis pelo império romano a criarem a política do pão e circo, a qual basicamente pode-se resumir na distribuição de alimentos à população enquanto esta distraia-se com as lutas dos gladiadores romanos nas arenas. Acreditava-se que tornando os problemas sociais menos evidentes, diminuía-se a chance de revoltas.

II - O fim do Império romano não está relacionado às crises de ordem econômica e política.

III - Com o fim do Império Romano, chega ao fim também o período da Idade Antiga e inicia-se o período da Idade Média.


Quais delas estão CORRETAS?

    A) I e II.

    B) I, II, e III.

    C) II e III.

    D) I e III.

Sobre a democracia na Grécia antiga, aponte a alternativa CORRETA:

    A) Desde o início todos os cidadãos eram considerados livres e tinham os mesmos deveres e direitos.

    B) Inicialmente nem todos os gregos eram considerados cidadãos, detentores de direitos e deveres iguais; somente uma minoria possuía igualdade de direitos, enquanto a maioria só tinha deveres.

    C) Desde o início a maioria dos cidadãos era considerada livre e tinha os mesmos deveres e direitos; apenas uma minoria era submissa aos cidadãos livres.

    D) Não é possível definir como era a democracia na Grécia antiga.

Assim como no período da antiguidade egípcia, também no período das civilizações mesopotâmicas pode-se observar semelhanças com a organização social de diversos territórios em períodos já pertencentes à Era Cristã. Como era dividida a sociedade mesopotâmica?

    A) Em duas castas: a dos artesãos, camponeses e escravos era responsável pelo controle da sociedade, já que juntos detinham muito poder; por sua vez, a dos grandes comerciantes, militares, nobres e sacerdotes era submissa aos grupos detentores do poder, pois não possuíam direitos.

    B) Em cinco castas: a dos sacerdotes, a dos nobres guerreiros, a dos comerciantes, artesãos e agricultores, a dos servos e a das pessoas impuras, onde as três primeiras controlavam as duas últimas.

    C) Em duas castas: a dos grandes comerciantes, militares, nobres e sacerdotes eram responsáveis pelo controle da sociedade, já que juntos detinham muito poder; por sua vez, a dos artesãos, camponeses e escravos, eram submissos aos grupos detentores do poder, pois não possuíam direitos.

    D) Em cinco castas: a dos sacerdotes, a dos nobres guerreiros, a dos comerciantes, artesãos e agricultores, a dos servos e a das pessoas impuras, onde as três primeiras eram submissas às duas últimas.

A história do Egito antigo remete há milhares de anos antes da Era Cristã, mas ao estudá-la um pouco mais profundamente, pode-se estabelecer um comparativo com algumas características da Idade Contemporânea. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que melhor representa esse comparativo:

    A) As principais questões da sociedade eram respondidas por meio da razão; os indivíduos, em sua maioria, eram monoteístas.

    B) O ritual de mumificação sobreviveu ao longo dos séculos, sendo praticado até hoje; não havia apego aos bens materiais; a crença na vida após a morte não fazia parte do mundo egípcio.

    C) A natureza não era valorizada; os camponeses não exerceram um papel de importância na sociedade.

    D) As mulheres podiam exercer os mesmos ofícios que os homens e aparecer em público sem restrições; cabia aos sacerdotes administrar os templos e os serviços religiosos; ser um indivíduo bem instruído era indispensável para assumir um cargo representativo no governo, nos templos religiosos ou no exército.

“Tem dias que a gente se sente / como quem partiu ou morreu / A gente estancou de repente / ou foi o mundo então que cresceu / A gente quer ter voz ativa / no nosso destino mandar / Mas eis que chega a roda-viva / e carrega o destino pra lá”. O trecho acima pertence à canção Roda Viva, composta e lançada por Chico Buarque no ano de 1967. Nessa época, que período marcava o cenário brasileiro e qual a intenção do autor ao lançá-la?

    A) Estado Novo; exaltar as práticas políticas de Getúlio Vargas.

    B) República Oligárquica; criticar os grandes proprietários de terras.

    C) Ditadura Militar; burlar a censura de forma a criticar o regime político dominante naquele período.

    D) Semana da Arte Moderna; enaltecer a cultura brasileira.

Aponte algumas características do Estado Novo (1937-1945):

    A) Houve maior abertura política, os meios de comunicação puderam se desenvolver com liberdade e os trabalhadores desenvolveram um papel importante na estruturação das leis do país.

    B) Foi um período marcado pela democracia, pelo baixo investimento nas indústrias e pela baixa nos preços das principais mercadorias produzidas no período.

    C) Priorizou-se a exportação do café, houve incentivo à cultura, e diversos partidos políticos foram criados coma intenção de aumentar a representatividade da população geral na política brasileira.

    D) Os partidos políticos foram extintos, os sindicatos trabalhistas foram subordinados ao então presidente Getúlio Vargas, foram criados órgãos de censura de forma a controlar a opinião pública.

Sobre o Encilhamento (1889-1891), assinale a alternativa que melhor define seu conceito:

    A) Período de recessão que marcou o governo de Floriano Peixoto, onde evitou-se investimentos na indústria brasileira para conter a inflação e a especulação financeira.

    B) Período de crise econômica que marcou o governo de Deodoro da Fonseca, onde as políticas do então Ministro da Fazenda, Rui Barbosa, levaram à emissão sem controle de dinheiro por parte do governo e de ações sem lastro por parte das empresas, sob a justificativa de promoção da industrialização do país, o que, por sua vez, elevou a inflação e a especulação financeira.

    C) Forma de política implantada pelo Marechal Deodoro da Fonseca durante o governo de Rui Barbosa para conter o avanço da inflação e da especulação financeira.

    D) Período de recuperação econômica que marcou o governo de Deodoro da Fonseca, onde as políticas do então Ministro da Fazenda, Rui Barbosa, visavam o controle de emissão de dinheiro por parte do governo e de ações sem lastro por parte das empresas, sob a justificativa de promoção da industrialização do país.

Vários fatores foram responsáveis pela decadência do regime monárquico no Brasil. Findado esse período, teve início o período republicano, que inicialmente teve grande influência da corrente positivista. O primeiro quinquênio ficou conhecido como República da Espada (1889-1894). Aponte a alternativa que justifica por que esse período recebeu essa titulação e qual característica melhor ilustra a influência positivista.

    A) Devido à tomada do poder de forma violenta pelas elites agrárias; o aumento da participação das classes populares mostra como o positivismo foi influente nesse momento.

    B) Devido à participação de alguns monarquistas que se converteram ao republicanismo nas decisões do novo grupo governante; a formulação de um plano nacional de integração dos negros é que melhor demostra como o positivismo teve influência nesse momento.

    C) Devido à tomada do poder de forma pacífica por um grupo de militares; a conversão do Brasil para uma unidade federativa, administrativamente descentralizada e reformada eleitoralmente é inicialmente a principal marca dos positivistas.

    D) Devido à tomada do poder de forma violenta por um grupo de militares; a manutenção de algumas características monárquicas demonstra a influência dos positivistas.

Considere as afirmações abaixo sobre as duas décadas finais da Monarquia no Brasil (1870-1889) e após assinale a alternativa correspondente:
I- O período de crise da economia brasileira levou as elites a repensarem a continuidade do regime monárquico. II- Com a abolição da escravidão e a consequente adoção da mão de obra dos imigrantes europeus e norte-americanos (em menor número) a sociedade brasileira foi modificando sua configuração. Vários núcleos urbanos foram se estruturando, e esse desenvolvimento das cidades proporcionou uma evolução no que diz respeito à formação do pensamento da intelectualidade, fazendo crescer o interesse em relação aos rumos que tomavam a economia, a política e a sociedade brasileira de modo geral. III- Parte do percentual dessa modificação ocorrida na vida intelectual dos brasileiros é devida ao sistema de ensino predominante da época, praticada pelo clero católico.

    A) Todas as afirmações estão corretas.

    B) Nenhuma das afirmações está correta.

    C) A primeira afirmação está incorreta e a segunda e a terceira afirmações estão corretas.

    D) A primeira afirmação está correta e a segunda e a terceira afirmações estão incorretas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...