Lista completa de Questões de História do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando as informações contidas no texto acima e os cenários históricos do regime militar brasileiro instaurado em 1964 e da posterior redemocratização, julgue os itens subseqüentes.
No texto, transparece a imagem de Geisel como um presidente de sólida formação religiosa e de princípios morais inabaláveis, além de ideologicamente comprometido com a concepção de democracia como um valor universal e absoluto.
Considerando as informações contidas no texto acima e os cenários históricos do regime militar brasileiro instaurado em 1964 e da posterior redemocratização, julgue os itens subseqüentes.
A etapa final da transição do regime militar ao poder civil se deu no governo João Figueiredo, ao cabo do qual, por meio de eleições indiretas, o senador José Sarney, uma das lideranças históricas da oposição filiada ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), foi eleito presidente da República.
Considerando as informações contidas no texto acima e os cenários históricos do regime militar brasileiro instaurado em 1964 e da posterior redemocratização, julgue os itens subseqüentes.
Nas primeiras eleições presidenciais diretas desde 1960, e já sob a vigência da nova carta constitucional redemocratizadora, promulgada em 1988, lideranças políticas tradicionais foram atropeladas por duas candidaturas novas, a de Lula (PT) e a de Collor (PRN). Em inédito segundo turno, o alagoano Fernando Collor de Melo chegou à presidência.
Considerando as informações contidas no texto acima e os cenários históricos do regime militar brasileiro instaurado em 1964 e da posterior redemocratização, julgue os itens subseqüentes.
O afastamento do presidente da República em 1992, em decorrência das investigações de uma comissão parlamentar de inquérito, mergulhou o país em mais uma grave crise institucional, muito semelhante à ocorrida em 1961, quando da renúncia de Jânio Quadros.
No início da década de 60, houve no Brasil um importante debate sobre o caráter da reforma agrária. Grosso modo, delineavam-se quatro grandes correntes de pensamento. Uma obra clássica produzida no bojo desta discussão foi "Quatro Séculos de Latifúndio",1963, de Alberto Passos Guimarães. A concepção defendida pelo autor nessa obra
reforma agrária humanista – fundamentada no ideário da justiça social e da consolidação da pequena produção;
reforma agrária anti-feudal – fundamentada em uma aliança entre diferentes classes sociais para promover o desenvolvimento capitalista;
reforma agrária anticapitalista – fundamentada nas lutas dos trabalhadores, para a superação do capitalismo;
reforma agrária desenvolvimentista – fundamentada na dinamização do mercado interno visando o fortalecimento da economia nacional;
reforma agrária socialista, voltada à instauração de uma sociedade socialista.
Na década de 60, no Brasil, diferentes autores buscavam caracterizar as relações de trabalho no campo brasileiro. Em 1966, Caio Prado Junior escreveu seu livro intitulado A Revolução Brasileira. Para esse autor, as relações de trabalho no campo:
expressam o modo de produção feudal;
expressam articulação entre diferentes modos de produção;
são específicas do "sistema de plantation";
são tipicamente capitalistas;
expressam o "modo camponês de produção".
A administração pública burocrática surgiu no século:
XIX, junto com o Estado Liberal, como forma de defesa da coisa pública contra o patrimonialismo;
XX, junto com o socialismo, como forma de defesa da coisa pública contra o patrimonialismo;
XX, junto com o Estado de bem-estar social, como forma de defesa da coisa pública contra o patrimonialismo;
XVIII, junto com o Estado Liberal, como instrumento da classe capitalista;
XVII, junto com o Estado Absolutista, como uma extensão do poder do soberano.
A partir de 1950 a ficção da América Latina tomou o mundo literário. Os leitores e a crítica da Europa e dos Estados Unidos descobriram a literatura latino-americana, na qual se afirmava o chamado realismo mágico. O romance instantaneamente reconhecido como obra-prima em todo o globo veio da Colômbia.
O texto faz referência a:
A Guerra do Fim do Mundo, de Mario Vargas Llosa;
Cem Anos de Solidão, de Gabriel Garcia Marques;
A Sagração da Primavera, de Alejo Carpentier;
O Jogo da Amarelinha, de Júlio Cortazar;
Confesso que Vivi, de Pablo Neruda.
"Os sentidos, cujas percepções empíricas moldaram as idéias de tempo e espaço, certo e errado, lei e justiça, e a natureza do comportamento do homem em sociedade, não eram confiáveis. As novas teorias que surgiam, transmitiam a mesma mensagem: o mundo não era o que parecia ser."
Os textos que minaram os códigos que balizavam a civilização européia, na passagem do século XIX para o século XX, são, EXCETO:
O Capital, de Karl Marx;
A Teoria da Relatividade, de Albert Einstein;
Introdução à Psicanálise, de Sigmund Freud;
O Catecismo Positivista, de Auguste Comte;
A Origem das Espécies, de Charles Darwin.
Os conflitos comumente denominados Primeira Guerra, Segunda Guerra, Guerras da Coréia e do Vietnã, bem como a Revolução Russa, a Guerra Civil Espanhola e a Guerra Fria fazem parte de uma única guerra, a longa guerra que iria determinar qual das três novas formas constitucionais - parlamentarismo liberal, comunismo e fascismo - ocuparia o lugar dos Estados imperiais do século XIX. Sobre os conflitos citados NÃO podemos afirmar que
a Guerra Fria opunha estados liberais contra estados comunistas;
a Guerra do Golfo era um desdobramento da Guerra Fria, opondo o estado parlamentarista hegemônico contra os outros;
a Guerra Civil Espanhola colocava de um lado a Falange, apoiada pelos estados fascistas e, do outro, liberais e socialistas;
a Guerra da Coréia ou do Vietnã devem ser analisadas como conflitos localizados dentro do quadro da Guerra Fria;
a Segunda Guerra unia estados parlamentaristas e comunistas contra os estados fascistas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...