Lista completa de Questões de História do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A primeira colônia italiana fundada em Santa Catarina chamou-se de:
Nova Veneza
Nova Itália
Urussanga
Meleiro
Respectivamente, a primeira colônia alemã e a primeira colônia italiana em Santa Catarina foram:
São Pedro de Alcântara e Nova Itália.
Blumenau e Nova Trento
Blumenau e Nova Itália.
Nenhuma das alternativas anteriores.
Todos os anos, milhares de turistas, vindos de todas as partes do Brasil, visitam Santa Catarina durante o mês de Outubro, para cantar, dançar, degustar os maravilhosos pratos de nossa culinária e conhecer a riqueza do nosso patrimônio cultural.
Entre as festas de Outubro, a Octoberfest, realizada em Blumenau, é a que atrai o maior número de visitantes.
Em junho de 1850, partiram da Europa os primeiros colonos que povoaram Blumenau. De qual país vieram?
Alemanha.
Dinamarca.
Bélgica.
Rússia.
Muito embora navegadores europeus tenham aportado em terras catarinenses desde o início do século XVI, o efetivo povoamento do nosso litoral só ocorreu a partir da segunda metade do século XVII, com o chamado Povoamento Vicentista.
Assinale a proposição que pode ser corretamente relacionada a este episódio da nossa História.
A fundação, por Francisco Dias Velho, vindo de São Vicente, da primeira povoação do litoral catarinense: Santo Antonio dos Anjos da Laguna.
A fundação, por colonos italianos, da primeira cidade catarinense, a Vila de São Vicente, na segunda metade do século XVIII.
A fundação de Laguna, a primeira vila catarinense, por Manoel Lourenço de Andrada, oriundo da Ilha de São Vicente nos Açores.
As fundações de Nossa Senhora das Graças do Rio São Francisco, Nossa Senhora do Desterro e Santo Antônio dos Anjos da Laguna.
Leia o texto:
Assinale a proposição correta de acordo com o texto.
A colonização em Santa Catarina, segundo o autor, assumiu características distintas do resto do Brasil, pois aqui predominavam o latifúndio e o trabalho escravo.
A colonização em Santa Catarina, segundo o autor, assumiu características distintas do resto do Brasil, pois predominava o minifúndio e era pouco o trabalho escravo.
A colonização de Santa Catarina, concluiu o autor, adotou um modelo semelhante ao resto do país, a não ser pela heterogeneidade da formação étnica e a inexistência do trabalho escravo.
Santa Catarina, de acordo com o texto, assumiu, no período colonial, características distintas do resto do Brasil. Aqui não existiam sociedade de classes, latifúndios, homogeneidade racial e escravidão.
O início do século XX marcou a história do Estado de Santa Catarina com um conflito armado, que teve como causas, entre outras: a disputa de limites entre Santa Catarina e o Paraná, a luta pela posse da terra por parte dos caboclos serranos e a construção da Estrada de ferro São Paulo - Rio Grande. A reação dos caboclos da região a esses fatos sintetizados acima foi:
A "Revolução Farroupilha", sob a liderança do italiano Garibaldi, que usou a religião como fator de convencimento dos caboclos, para lutarem contra o governo do Estado de Santa Catarina.
Proclamação de um "Núcleo Imperial" em Taquaruçu, em terras paranaenses, com fundamento religioso em oposição ao governo Federalista do Brasil.
A "Guerra do Contestado", cujo primeiro líder foi um pseudo-monge, dando unidade ao grupo através da religião.
A "Guerra dos Coronéis", liderada por monges católicos que desejavam o restabelecimento do império no Brasil, a partir de Santa Catarina.
A seqüência correta de fundação das três primeiras "póvoas" (futuras cidades) no litoral catarinense, é:
Santo Antônio dos Anjos da Laguna, Nossa Senhora das Graças do Rio São Francisco, Nossa Senhora do Desterro
Nossa Senhora do Desterro, Santo Antônio dos Anjos da Laguna, Nossa Senhora das Graças do Rio São Francisco
Nossa Senhora das Graças do Rio São Francisco, Santo Antônio dos Anjos da Laguna, Nossa Senhora do Desterro
Nossa Senhora das Graças do Rio São Francisco, Nossa Senhora do Desterro, Santo Antônio dos Anjos da Laguna
As exportações catarinenses, em 2004, tiveram um crescimento de até 27% em relação a 2003. Entre os produtos mais exportados, temos um que, sem dúvida nenhuma, se destaca dos demais. Estamos falando de:
Móveis
Frangos
Suínos
Cerâmica
Leia o texto:
Assinale a alternatia que caracteriza corretamente este sistema.
Os integrados são trabalhadores rurais sem terra, empregados nas propriedades dos frigorífi cos, obrigados entregar a sua produção, a preço irrisório, à empresa em que trabalham.
Os integrados são produtores rurais que recebem um salário dos frigorífi cos durante todo o ano. Em troca, devem a entregar às empresas, sem outra retribuição, o que produzirem em suas propriedades.
Os integrados recebem fi nanciamentos, assistência técnica e, aqueles que são criadores de aves, pintos de um dia. Ao fi nal, os frigorífi cos compram o produto, descontando do preço os valores antecipados.
Os integrados são pequenos proprietários que trabalham "a meia", isto é, entregam aos frigorífi cos a metade, às vezes mais, de tudo o que produzem, em pagamento pelo uso da terra, proteção contra a concorrência e insumos que receberam.
Entre os fatores que podem ser relacionados à evolução econômica do Estado de Santa Catarina, a partir dos meados do século XIX, podemos apontar:
A infl uência dos empreendedores ingleses, que estimularam o desenvolvimento de manufaturas de algodão e a pesca da baleia, para abastecer a indústria inglesa em expansão.
A existência de mão-de-obra especializada (imigrantes europeus) e as facilidades de comunicação decorrentes da construção de rodovias e estradas de ferro que, desde o século XVII, ligavam o litoral ao interior
A abundância de mão-de-obra escrava, o fl uxo de recursos trazidos pelos imigrantes e paulistas, bem como os lucros decorrentes da lavoura de café, cultivado em larga escala no litoral.
A infl uência dos imigrantes europeus. Alguns trouxeram conhecimentos, habilidades técnicas e poucos capitais sufi cientes para iniciarem pequenos empreendimentos agrícolas, extrativistas, mercantis, fabris e de transporte.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...