Lista completa de Questões de História do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As deserções são um fenômeno constante na história colonial. Tal afirmação é feita pelo historiador Enrique Peregralli, em seu trabalho Recrutamento Militar no Brasil Colonial, enfocando o período de 1750-1777 [...]. Concentrou sua análise, principalmente, no recrutamento na capitania de São Paulo e nas regiões vizinhas do Paraná e Santa Catarina [...]. Para a Amazônia colonial, o problema do recrutamento e deserção militar aparece como assunto permanente na vasta documentação. As autoridades coloniais e aquelas metropolitanas preocupavam-se sobremaneira com a constante e crescente deserção militar. (GOMES, Flávio dos Santos; NOGUEIRA, Shirley Maria Silva Nogueira. Outras paisagens coloniais: notas sobre desertores militares na Amazônia Setecentista. In: GOMES, Fávio dos santos (org.). Nas Terras do Cabo Norte: fronteiras, colonização e escravidão na Guiana Brasileira séculos VIII/XIX. Belém: Editora Universitária/UFPA, 1999, p.207-209)
Sobre as deserções no Grão-Pará setecentista é correto afirmar que: I Um dos motivos que levava os soldados a desertar era a difícil condição de vida na capitania, a falta de mantimentos e de soldos. II Na região de Macapá não há registros de que os soldados desertores fugissem para mocambos formados por desertores, negros, índios e criminosos, ao contrário de outras regiões em que formar mocambos era uma estratégia comum dos soldados fugitivos. III Nem sempre os desertores fugiam atravessando a fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa. Muitos desertavam na perspectiva de manterem seus arranjos sociais e familiares, voltando para seus lugares de origem. IV Não há registros históricos que indiquem que uma das causas que originava as deserções fossem os maus tratos recebidos nos quartéis.O Ato Institucional número 5 (AI-5), de 1968,
formalizou a ditadura, ao decretar o fechamento do Congresso, dar aos militares poderes absolutos, inclusive para prender e julgar qualquer pessoa, mesmo sem provas contra o acusado.
instaurou eleições para os cargos de governador e prefeito e instituiu a Anistia.
extingüiu os partidos políticos existentes, criando o pluripartidarismo.
estabelecia eleições diretas para Presidência da República, ampliava os poderes do presidente e revogava, por seis meses, as garantias constitucionais.
determinava o confisco de contas de poupança em todo o Território Nacional.
O coronelismo é um dos temas clássicos da política goiana. O domínio político do coronel se expressava na posse de terras e de votos. Acerca do processo político na Primeira República e seus desdobramentos em Goiás, é CORRETO afirmar que
A Revolução de 1930 representou, em parte, uma reação política ao poder dos grandes estados. Em Goiás, a experiência política republicana (1930-1945) resultou
Tendo o texto como referência inicial e considerando aspectos marcantes da história do Brasil, julgue os itens seguintes.
A sociedade colonial brasileira era aberta, flexível e democrática.Tendo o texto como referência inicial e considerando aspectos marcantes da história do Brasil, julgue os itens seguintes.
No período colonial, os latifundiários concentravam poder econômico, político e social.Tendo o texto como referência inicial e considerando aspectos marcantes da história do Brasil, julgue os itens seguintes.
A ocupação do território brasileiro ocorreu do interior para o litoral.Tendo o texto como referência inicial e considerando aspectos marcantes da história do Brasil, julgue os itens seguintes.
A nítida separação entre o público e o privado acompanha a trajetória brasileira desde o início da colonização.Tendo o texto como referência inicial e considerando aspectos marcantes da história do Brasil, julgue os itens seguintes.
O fenômeno do coronelismo no Brasil é recente e surgiu com a industrialização do país.Tendo o texto como referência inicial e considerando aspectos marcantes da história do Brasil, julgue os itens seguintes.
Nos períodos colonial e imperial, a escravidão estava largamente instalada no Brasil.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...