Lista completa de Questões de História do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à conformação geopolítica global contemporânea, no marco das relações internacionais do fim da Guerra Fria e início do século XXI, julgue os itens que se seguem.
Os Estados Unidos da América, estado capital ao entendimento das hierarquias internacionais depois do fim da Guerra Fria, segue sendo capaz de exercer hegemonia global sem contestação.
Com relação à conformação geopolítica global contemporânea, no marco das relações internacionais do fim da Guerra Fria e início do século XXI, julgue os itens que se seguem.
Para evitar tornar-se área indiferente para o mercado internacional e afirmar sua capacidade decisória no plano global, a América do Sul pôs em marcha programa de integração econômica e de construção de infra-estrutura.
Com relação à conformação geopolítica global contemporânea, no marco das relações internacionais do fim da Guerra Fria e início do século XXI, julgue os itens que se seguem.
A emergência da Eurásia no cenário internacional, ancorada na retomada do poder global da Rússia e no crescimento econômico inédito do capitalismo chinês e indiano, sugere modificação no mapa geopolítico do século que se inicia.
Nos anos sessenta a forte expansão americana esteve associada, entre outros fatores, à política de déficit público empreendida especialmente no governo Johnson. Esse déficit por sua vez foi motivado por:
Guerra da Coréia e Programa Espacial;
New Deal e Guerra Fria;
Guerra do Golfo e importações de petróleo;
Guerra do Vietnã e programas sociais contra pobreza;
guerra contra o terrorismo e corrida à Lua.
A partir da crise do sistema de Bretton Woods e da ascensão de governo conservadores nos países anglo-saxões modificou-se a visão do papel do estado na economia capitalista. Propostas NÃO presentes nessa nova visão são:
adoção de barreiras ao fluxo de capitais de curto-prazo;
privatização de empresas públicas;
políticas econômicas ortodoxas;
redução dos gastos públicos;
independência dos bancos centrais.
Um dos impactos da forte expansão experimentada nos últimos anos por países asiáticos densamente povoados, como a Índia e a China, que veio a se somar à forte expansão americana foi:
o aumento dos preços dos produtos industrializados no comércio internacional;
a desvalorização cambial dos países exportadores de petróleo;
a forte desvalorização das moedas asiáticas;
o aumento do preço de várias commodities;
a forte queda do preço do petróleo.
A partir do final da Segunda Guerra Mundial , uma série de autores passaram a reinterpretar o fenômeno do subdesenvolvimento, não o considerando mais uma etapa do processo de desenvolvimento capitalista em direção ao pleno desenvolvimento, mas uma condição permanente. Entre esses autores, destacam-se os estruturalistas latino-americanos, também conhecidos como cepalinos, que desenvolveram os seguintes aparatos teóricos:
teoria pós-keynesiana da inflação;
Paradoxo de Leontief;
teoria da deterioração dos termos de intercâmbio;
Consenso de Washington;
modelo de promoção das exportações.
Paralelamente ao aparecimento do Mercado Comum Europeu, outra associação econômica surgiu nos anos cinqüenta na Europa, denominada Associação Européia de Livre Comércio. Dela faziam parte:
Alemanha Oriental, Polônia e Hungria;
Grã-Bretanha, Áustria e Irlanda;
Noruega, Finlândia e Itália;
Portugal, Espanha e Iugoslávia;
Grécia, Turquia e Iugoslávia.
A OPEP, organização dos países exportadores de petróleo, teve um papel importante na quadruplicação do preço do petróleo em 1973. Trata-se de dois grandes exportadores de petróleo que NÃO são membros da OPEP:
Rússia e Arábia Saudita;
México e Nigéria;
Grã-Bretanha e Kuwait;
Noruega e Venezuela;
Rússia e México.
O modelo de Heckscher-Ohlin associa a dotação de fatores de produção de um país e a estrutura de seu comércio exterior, afirmando que ele:
exportará sempre que sua produção for intensiva em trabalho;
importará bens intensivos em seu fator de produção escasso;
substituirá importações sempre que sua produção for trabalho-intensiva;
exportará bens intensivos em seu fator de produção escasso;
terá um superávit comercial se a sua produção for capital intensiva e um déficit se sua produção for trabalhointensiva.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...