Lista completa de Questões de História do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A partir da leitura do texto, e dos estudos que a historiografia nos possibilita ter sobre o assunto, podemos afirmar que o discurso presente nesta obra expressa:
o olhar das camadas populares que muito se beneficiaram com o desenvolvimento econômico da região, pois o excedente da borracha foi aplicado em inúmeras indústrias e casas de comércio o que lhes garantia trabalho bem remunerado.
a imagem que governantes e população tinham de Belém após o boom da borracha, pois a produção e exportação do látex possibilitaram a reurbanização dessa cidade pelo intendente Antônio Lemos e a presença de relações de trabalho prazerosas nos seringais.
um projeto político-econômico das elites de atraírem imigrantes estrangeiros, principalmente europeus, para trabalhar nas lavouras paraenses de arroz e mandioca, ao mesmo tempo em que viveriam em uma cidade moderna e higienizada, como era Belém no final do século XIX.
a construção de imagens da cidade de Belém como a de um espaço urbano moderno, higienizado, propício à moradia e adequado ao trabalho, assim como, as relações de trabalho que se instituíram na região Amazônica, principalmente nos espaços dos seringais, eram um "laboratório de mestiçagem".
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O discurso do presidente Emílio Médici, em outubro de 1970, na cidade de Manaus, nos remete:
à política dos grandes projetos de colonização da Amazônia, visando diminuir as tensões sociais no campo nas regiões Sul, Sudeste e, sobretudo, Nordeste, promovendo a migração de milhares de camponeses para a Amazônia.
ao projeto de ocupação das terras às margens da Transamazônica, desenvolvido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais que, após a instauração dos governos militares, recebeu apoio no sentido de garantir a reforma agrária.
à política de assentamento desenvolvida pelo seu governo, para todas as regiões do país consideradas vazios demográficos, devido o receio de invasão dessas áreas por nações imperialistas, principalmente os EUA.
á proposta de reforma agrária apresentada pelos governos militares, que propunha o assentamento de milhares de brasileiros sem terras, vindos principalmente do centro-sul, nas terras vazias existentes em grande quantidade na Amazônia.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Dentre as organizações que optaram pela ação armada temos a:
organização das guerrilhas urbana e rural, sendo que a primeira desenvolvia, entre suas ações, seqüestros de embaixadores, que tinham suas vidas trocadas pelas vidas de presos políticos.
militância estudantil, que se arma a partir do financiamento de dinheiro vindo de outros países, principalmente do Chile que, por ser um governo socialista, era simpático ao movimento de resistência à ditadura.
participação da Igreja Católica, que lança o slogan da Campanha da Fraternidade "Resistir é preciso" como deflagrador dos movimentos guerrilheiros.
migração de jovens de diversos lugares do país para o sul do Pará, liderados pelos capitães do exército Marighella e Lamarca, o que contribuiu para a durabilidade da guerrilha do Araguaia por toda a década de 70.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Em Outubro de 2005, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré de Belém do Pará foi inscrito no Livro das Celebrações do IPHAN. A continuidade histórica e a complexidade de seus elementos estruturantes foram relevantes para o seu registro de tombamento. Assim, é correto afirmar que foi considerado patrimônio:
material, pelo seu conteúdo simbólico e imaginário, manifesto em celebrações e rituais.
imaterial, pelo seu conteúdo material, histórico e etnográfico, contidos em documentos textuais, bibliográficos e audiovisuais que remontam há mais de dois séculos de tradição.
material, por integrar-se harmonicamente à paisagem urbana da capital paraense, na repetição de um tradicional roteiro entre a Cidade Velha e o Bairro de Nazaré.
imaterial, por ser uma manifestação cultural que reitera e constrói uma complexa celebração, fundamental para a demonstração de devoção dos paraenses.
O Bairro do Recife é o marco inicial da história da cidade e o seu principal pólo de animação noturna. Todos abaixo são pontos turísticos do Recife, EXCETO.
Parque de Esculturas Francisco Brennand.
Museu do Homem do Nordeste.
Mercado Eufrásio Barbosa.
A Praça Rio Branco ou do Marco Zero.
Observatório Cultural Malakoff.
A Questão do Contestado envolveu a problemática causada pela construção da estrada de ferro São Paulo-Rio Grande e as disputas entre Santa Catarina e Paraná acerca das áreas limítrofes entre os dois Estados.
Sobre esse contexto, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
Santa Catarina perdeu uma grande parte do seu território para os paranaenses, motivo pelo qual o Estado do Paraná é maior que o de Santa Catarina em área territorial.
Diversos posseiros expulsos das terras da região e também os trabalhadores abandonados pela Brazil Railway Co. se reuniram em redutos e organizaram uma reação armada.
Contando com a presença de religiosos e místicos, o movimento adquiriu um caráter messiânico e muitas autoridades constituídas classificaram os jagunços de fanáticos.
Atualmente, a estrada de ferro construída nesse período encontra-se em completo abandono, mostrando a falta de uma política pública para o transporte ferroviário.
O governo federal utilizou pela primeira vez no Brasil um avião com finalidades militares, objetivando o reconhecimento aéreo da região, identificando os redutos dos caboclos.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A museologia, segundo normas contemporâneas, parte da relação entre o homem (sujeito que conhece), o objeto museológico (parte da realidade a qual o homem pertence e sobre a qual tem o poder de agir) dentro de uma relação cujo cenário institucionalizado chamamos de museu. Partindo desta definição museológica é correto afirmar que os museus, sobretudo os históricos, são fontes históricas para a preservação da cultura local porque:
preservam, sobretudo os objetos valiosos do passado, colocando-os em exposição pública, fazendo com que a população passe a vê-los como obra de arte e de valor para a cultura erudita local.
abrigam acervos diferenciados, e expõem objetos cujo interesse central é a sua representatividade, para a cultura local, de uma época em sua diversidade.
guardam objetos antigos, avaliados como importantes para a preservação da memória das cidades e de seus maiores líderes, ajudando a construir uma genealogia dos grandes homens.
preservam objetos que significam a memória do passado das classes populares, recebendo com reservas acervos vindos das elites conservadoras.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Considerando que François Furet define a História Serial como a constituição do "fato histórico em séries temporais de unidades homogêneas e comparáveis" num longo espaço de tempo, é correto afirmar que a História Serial:
emprega largamente os métodos da história econômica e modelos matemáticos, visando à construção de séries estatísticas, sendo marcadamente uma econometria da sociedade.
consolidou os fundamentos da pesquisa e da crítica documental tradicionais, dada a sua valoração do fato histórico.
transforma a pesquisa e a crítica documental, uma vez que o acontecimento único cede lugar a um fenômeno escolhido de forma consciente e de natureza repetida.
só pode ser aplicada aos estudos demográficos e de História Econômica, não sendo possível a construção de uma História Serial das mentalidades ou das práticas culturais.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Considerando os percursos e pressupostos de investigação histórica da Micro-História, é correto afirmar que a Micro-História:
tem na redução do escopo de análise a sua principal característica, abdicando de leituras históricas abrangentes.
tem no adensamento da análise das relações sociais a sua marca constitutiva, utilizando como recurso metodológico a redução do escopo de análise.
na sua crítica à história tradicional dos grandes homens, tem como princípio a recusa em estudar o individuo, mas tão-somente grupos sociais.
tem como preocupação construir uma história do cotidiano das classes pobres, daí a sua preferência pela micro-análise da sociedade.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
"A história oral moderna inicia-se na década de 1930, nos Estados Unidos, com uma grande investigação sobre a lembrança dos antigos escravos negros, encomendada pelas autoridades federais". (P. Joutard).
Sobre a História Oral é correto afirmar que o historiador:
que trabalha com a oralidade tem na memória social sua base documental, não fazendo uso das fontes escritas ou impressas, já que não acredita serem genuínas em suas informações.
recorre à História Oral quando está diante da inacessibilidade de fontes documentais escritas, sendo apenas uma via de pesquisa e não um campo próprio de reflexão.
tem no passado seu campo de investigação, uma vez que a memória dos antigos não desaparece, sendo possível conhecer as lembranças dos mortos pelas gerações atuais.
ainda que fazendo uso da documentação escrita e impressa, tem no trabalho de campo com as pessoas caminhos próprios de investigação histórica, no estudo do cotidiano, da história política ou das mentalidades, entre outros temas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...