Questões de História do ano 2007

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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A partir da leitura do texto, e dos estudos que a historiografia nos possibilita ter sobre o assunto, podemos afirmar que o discurso presente nesta obra expressa:

  • A.

    o olhar das camadas populares que muito se beneficiaram com o desenvolvimento econômico da região, pois o excedente da borracha foi aplicado em inúmeras indústrias e casas de comércio o que lhes garantia trabalho bem remunerado.

  • B.

    a imagem que governantes e população tinham de Belém após o boom da borracha, pois a produção e exportação do látex possibilitaram a reurbanização dessa cidade pelo intendente Antônio Lemos e a presença de relações de trabalho prazerosas nos seringais.

  • C.

    um projeto político-econômico das elites de atraírem imigrantes estrangeiros, principalmente europeus, para trabalhar nas lavouras paraenses de arroz e mandioca, ao mesmo tempo em que viveriam em uma cidade moderna e higienizada, como era Belém no final do século XIX.

  • D.

    a construção de imagens da cidade de Belém como a de um espaço urbano moderno, higienizado, propício à moradia e adequado ao trabalho, assim como, as relações de trabalho que se instituíram na região Amazônica, principalmente nos espaços dos seringais, eram um "laboratório de mestiçagem".

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O discurso do presidente Emílio Médici, em outubro de 1970, na cidade de Manaus, nos remete:

  • A.

    à política dos grandes projetos de colonização da Amazônia, visando diminuir as tensões sociais no campo nas regiões Sul, Sudeste e, sobretudo, Nordeste, promovendo a migração de milhares de camponeses para a Amazônia.

  • B.

    ao projeto de ocupação das terras às margens da Transamazônica, desenvolvido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais que, após a instauração dos governos militares, recebeu apoio no sentido de garantir a reforma agrária.

  • C.

    à política de assentamento desenvolvida pelo seu governo, para todas as regiões do país consideradas vazios demográficos, devido o receio de invasão dessas áreas por nações imperialistas, principalmente os EUA.

  • D.

    á proposta de reforma agrária apresentada pelos governos militares, que propunha o assentamento de milhares de brasileiros sem terras, vindos principalmente do centro-sul, nas terras vazias existentes em grande quantidade na Amazônia.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Dentre as organizações que optaram pela ação armada temos a:

  • A.

    organização das guerrilhas urbana e rural, sendo que a primeira desenvolvia, entre suas ações, seqüestros de embaixadores, que tinham suas vidas trocadas pelas vidas de presos políticos.

  • B.

    militância estudantil, que se arma a partir do financiamento de dinheiro vindo de outros países, principalmente do Chile que, por ser um governo socialista, era simpático ao movimento de resistência à ditadura.

  • C.

    participação da Igreja Católica, que lança o slogan da Campanha da Fraternidade "Resistir é preciso" como deflagrador dos movimentos guerrilheiros.

  • D.

    migração de jovens de diversos lugares do país para o sul do Pará, liderados pelos capitães do exército Marighella e Lamarca, o que contribuiu para a durabilidade da guerrilha do Araguaia por toda a década de 70.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Em Outubro de 2005, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré de Belém do Pará foi inscrito no Livro das Celebrações do IPHAN. A continuidade histórica e a complexidade de seus elementos estruturantes foram relevantes para o seu registro de tombamento. Assim, é correto afirmar que foi considerado patrimônio:

  • A.

    material, pelo seu conteúdo simbólico e imaginário, manifesto em celebrações e rituais.

  • B.

    imaterial, pelo seu conteúdo material, histórico e etnográfico, contidos em documentos textuais, bibliográficos e audiovisuais que remontam há mais de dois séculos de tradição.

  • C.

    material, por integrar-se harmonicamente à paisagem urbana da capital paraense, na repetição de um tradicional roteiro entre a Cidade Velha e o Bairro de Nazaré.

  • D.

    imaterial, por ser uma manifestação cultural que reitera e constrói uma complexa celebração, fundamental para a demonstração de devoção dos paraenses.

O Bairro do Recife é o marco inicial da história da cidade e o seu principal pólo de animação noturna. Todos abaixo são pontos turísticos do Recife, EXCETO.

  • A.

    Parque de Esculturas Francisco Brennand.

  • B.

    Museu do Homem do Nordeste.

  • C.

    Mercado Eufrásio Barbosa.

  • D.

    A Praça Rio Branco ou do Marco Zero.

  • E.

    Observatório Cultural Malakoff.

A Questão do Contestado envolveu a problemática causada pela construção da estrada de ferro São Paulo-Rio Grande e as disputas entre Santa Catarina e Paraná acerca das áreas limítrofes entre os dois Estados.

Sobre esse contexto, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

  • A.

    Santa Catarina perdeu uma grande parte do seu território para os paranaenses, motivo pelo qual o Estado do Paraná é maior que o de Santa Catarina em área territorial.

  • B.

    Diversos posseiros expulsos das terras da região e também os trabalhadores abandonados pela Brazil Railway Co. se reuniram em redutos e organizaram uma reação armada.

  • C.

    Contando com a presença de religiosos e místicos, o movimento adquiriu um caráter messiânico e muitas autoridades constituídas classificaram os jagunços de fanáticos.

  • D.

    Atualmente, a estrada de ferro construída nesse período encontra-se em completo abandono, mostrando a falta de uma política pública para o transporte ferroviário.

  • E.

    O governo federal utilizou pela primeira vez no Brasil um avião com finalidades militares, objetivando o reconhecimento aéreo da região, identificando os redutos dos caboclos.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A museologia, segundo normas contemporâneas, parte da relação entre o homem (sujeito que conhece), o objeto museológico (parte da realidade a qual o homem pertence e sobre a qual tem o poder de agir) dentro de uma relação cujo cenário institucionalizado chamamos de museu. Partindo desta definição museológica é correto afirmar que os museus, sobretudo os históricos, são fontes históricas para a preservação da cultura local porque:

  • A.

    preservam, sobretudo os objetos valiosos do passado, colocando-os em exposição pública, fazendo com que a população passe a vê-los como obra de arte e de valor para a cultura erudita local.

  • B.

    abrigam acervos diferenciados, e expõem objetos cujo interesse central é a sua representatividade, para a cultura local, de uma época em sua diversidade.

  • C.

    guardam objetos antigos, avaliados como importantes para a preservação da memória das cidades e de seus maiores líderes, ajudando a construir uma genealogia dos grandes homens.

  • D.

    preservam objetos que significam a memória do passado das classes populares, recebendo com reservas acervos vindos das elites conservadoras.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considerando que François Furet define a História Serial como a constituição do "fato histórico em séries temporais de unidades homogêneas e comparáveis" num longo espaço de tempo, é correto afirmar que a História Serial:

  • A.

    emprega largamente os métodos da história econômica e modelos matemáticos, visando à construção de séries estatísticas, sendo marcadamente uma econometria da sociedade.

  • B.

    consolidou os fundamentos da pesquisa e da crítica documental tradicionais, dada a sua valoração do fato histórico.

  • C.

    transforma a pesquisa e a crítica documental, uma vez que o acontecimento único cede lugar a um fenômeno escolhido de forma consciente e de natureza repetida.

  • D.

    só pode ser aplicada aos estudos demográficos e de História Econômica, não sendo possível a construção de uma História Serial das mentalidades ou das práticas culturais.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considerando os percursos e pressupostos de investigação histórica da Micro-História, é correto afirmar que a Micro-História:

  • A.

    tem na redução do escopo de análise a sua principal característica, abdicando de leituras históricas abrangentes.

  • B.

    tem no adensamento da análise das relações sociais a sua marca constitutiva, utilizando como recurso metodológico a redução do escopo de análise.

  • C.

    na sua crítica à história tradicional dos grandes homens, tem como princípio a recusa em estudar o individuo, mas tão-somente grupos sociais.

  • D.

    tem como preocupação construir uma história do cotidiano das classes pobres, daí a sua preferência pela micro-análise da sociedade.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"A história oral moderna inicia-se na década de 1930, nos Estados Unidos, com uma grande investigação sobre a lembrança dos antigos escravos negros, encomendada pelas autoridades federais". (P. Joutard).

Sobre a História Oral é correto afirmar que o historiador:

  • A.

    que trabalha com a oralidade tem na memória social sua base documental, não fazendo uso das fontes escritas ou impressas, já que não acredita serem genuínas em suas informações.

  • B.

    recorre à História Oral quando está diante da inacessibilidade de fontes documentais escritas, sendo apenas uma via de pesquisa e não um campo próprio de reflexão.

  • C.

    tem no passado seu campo de investigação, uma vez que a memória dos antigos não desaparece, sendo possível conhecer as lembranças dos mortos pelas gerações atuais.

  • D.

    ainda que fazendo uso da documentação escrita e impressa, tem no trabalho de campo com as pessoas caminhos próprios de investigação histórica, no estudo do cotidiano, da história política ou das mentalidades, entre outros temas.

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