Lista completa de Questões de História do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O maior conflito protagonizado pelos países da América do Sul, no século XIX, envolveu diretamente o Brasil, que dele participou em aliança com a Argentina e o Uruguai. Foi a chamada Guerra da Tríplice Aliança, mais conhecida como
Guerra do Chaco.
Guerra dos Andes.
Guerra do Paraguai.
Guerra da Cisplatina.
Nascido de um golpe militar, o regime republicano brasileiro conheceu longa trajetória de crises. O cenário político existente até 1930, quando um movimento armado derrubou a Primeira República, também conhecida como República Velha, envolvia
voto secreto e universal.
eleições livres e controladas pela justiça eleitoral.
grande participação política do conjunto da população.
amplo domínio das oligarquias.
Getúlio Vargas esteve à frente do governo brasileiro por 15 anos seguidos, entre 1930 e 1945. O período efetivamente ditatorial da Era Vargas teve início em 1937, ocasião em que o presidente instituiu
o Estado Novo.
a Nova República.
a Marcha para o Leste.
o Projeto Brasil Grande.
Entre 1946 e 1964, o Brasil experimentou a democracia, em um contexto de modernização econômica, com o avanço da industrialização e a rápida urbanização. Nesse período, algumas siglas se tornaram amplamente conhecidas da população, como PSD e UDN, que diziam respeito a
sindicatos patronais.
sindicatos de trabalhadores.
partidos políticos.
órgãos assistenciais do Estado.
O regime liberal instaurado no Brasil em 1946 foi interrompido, depois de sucessivas crises, em 1964. Foi quando ocorreu
o suicídio do presidente Getúlio Vargas, gerando forte comoção nacional.
um golpe militar que depôs o presidente João Goulart.
a renúncia inesperada do presidente Jânio Quadros.
a imposição do parlamentarismo por pressão militar.
Depois de 21 anos de regime militar, a pressão da sociedade e o próprio esgotamento do regime convergiram para que o país recobrasse a liberdade política. Fato marcante da passagem do autoritarismo para a democracia foi a
campanha vitoriosa das Diretas Já! em pleno governo militar.
promulgação do AI-5, que abriu politicamente o regime.
ação da guerrilha no sul do estado do Pará.
eleição indireta do civil Tancredo Neves para a presidência da República.
Texto para as questões 31 e 32
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o processo de colonização e de independência do Brasil, assinale a opção correta.
Latifúndio, monocultura e escravidão constituíram o tripé sobre o qual se assentou a colonização do Brasil, o que não elimina a existência de outros elementos significativos para a caracterização desse período.
Um aspecto marcante da colonização brasileira, que a distingue do modelo espanhol utilizado na América, foi a inexistência de práticas monopolísticas por parte da metrópole portuguesa.
A mineração estimulou a ocupação de áreas situadas no interior do Brasil, mas não teve peso econômico suficiente para transferir do Nordeste para o Centro-Sul o centro político-administrativo da colônia.
A independência significou, sob o ponto de vista econômico e social, a ruptura com o passado colonial, a começar pelo fim do tráfico negreiro.
Texto para as questões 31 e 32
Tendo o texto como referência inicial e considerando a trajetória histórica do Brasil nos séculos XIX e XX, assinale a opção correta.
O cultivo de café alterou radicalmente a fisionomia econômica do Brasil no Segundo Reinado, a começar pela utilização intensiva de mão-de-obra assalariada.
A Era Vargas (1930-1945) iniciou o processo de modernização do país e, em termos econômicos, incentivou a industrialização e a substituição do histórico modelo agroexportador.
A proclamação da República correspondeu à democratização da política brasileira, sobretudo por abolir a escravidão e estender o direito de voto secreto ao conjunto da população adulta.
O dinamismo do cultivo de café levou o Brasil, na segunda metade do século XIX, a ocupar posição de liderança no capitalismo mundial, ao lado da Inglaterra.
Texto para as questões de 33 a 35
Presente no texto, a expressão nacional-desenvolvimentismo vincula-se
ao projeto político dos militares que tomaram o poder em 1964.
à ideologia nacionalista que caracterizava a UDN.
ao projeto de modernização nacional liderado por Vargas e JK.
à ideologia esquerdista que predominou no Brasil até 1964.
Texto para as questões de 33 a 35
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a evolução política do Brasil entre 1945 e 1964, assinale a opção incorreta.
Entre fins de 1945 e começo de 1964, o Brasil viveu uma experiência democrática na qual não faltaram crises e turbulências.
O PTB, nascido sob as bênçãos de Vargas, fez uso de setores da máquina estatal para se afirmar, sobretudo em sua fase inicial.
As afinidades entre PSD e UDN eram maiores que suas diferenças, razão pela qual, muitas vezes, se coligavam nas eleições presidenciais.
A morte de Vargas gerou forte comoção popular, além do impacto que exerceu na configuração político-partidária do país.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...