Questões de História do ano 2008

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Se a história é "a ciência dos homens no tempo", pode-se afirmar que

  • A. os homens devem ser entendidos não somente na sua diversidade, mas também no seu tempo, pois este é o lugar de sua inteligibilidade.
  • B. a compreensão dos fatos históricos depende muito mais do tempo em que eles ocorreram do que dos personagens que o construíram.
  • C. a história humana não pode ser entendida com base na idéia de tempo, pois este é apenas uma perpétua mudança.
  • D. os acontecimentos históricos devem ser entendidos fora do continuum do tempo, pois este não traduz a atmosfera do pensamento de uma dada sociedade.

A moderna concepção de ensino de História afasta-se dos velhos esquemas mecânicos de causa e conseqüência, da ação exclusiva de alguns indivíduos e de que os fatos se esgotam em si mesmos. Assim, o conhecimento histórico produzido e transmitido em sala de aula implica

  • A.

    aceitar a diversidade e os múltiplos fatores que envolvem os acontecimentos.

  • B.

    julgar os atos do passado a partir dos valores do presente.

  • C.

    admitir que o tempo é único e imutável, independentemente da época e da sociedade.

  • D.

    reconhecer que a economia é o motor único do processo histórico.

Uma teoria de História, bastante difundida e aceita, sustenta que os fatos, por mais importantes que sejam, não se explicam por si mesmos e que compreendê-los requer estudar as estruturas maiores nos quais se alojam. Segundo essa teoria, enquanto os fatos acontecem no tempo breve, instantâneo, as estruturas se dão na longa duração do tempo. Desse modo, o conceito de longa duração pressupõe, em síntese,

  • A.

    transformações históricas profundas em um determinado instante.

  • B.

    o lento e prolongado pulsar das estruturas que sustentam as sociedades.

  • C.

    a ação determinante dos grandes heróis e de indivíduos poderosos.

  • D.

    mudanças radicais que alteram, a toda hora, a fisionomia da sociedade.

No manual de História que publicou em 1963, Fernand Braudel, um dos maiores nomes da historiografia mundial contemporânea, afirma possuir a História uma dialética que lhe é característica, baseada no tempo rápido dos acontecimentos, no tempo mais alongado dos episódios e no tempo demorado e preguiçoso das civilizações. Assim, é correto afirmar que, ao lado de outros aspectos igualmente significativos, Braudel concebe a História como

  • A.

    a sucessão de fatos marcantes para as sociedades.

  • B.

    uma combinação de tempos diferenciados.uma combinação de tempos diferenciados.

  • C.

    o palco de atuação dos grandes personagens.

  • D.

    o palco de atuação dos grandes personagens.

No Brasil, a visão da ciência nos currículos escolares se modificou ao longo do tempo. Na década de 50, durante a guerra fria, a ciência era tida como uma atividade neutra, com ênfase apenas em seus produtos. Na década de 60, com a crise energética mundial, a visão de ciência propiciou um aporte histórico, valorizando o processo. Já nas décadas de 70 e 80, diante dos problemas ambientais, a ciência passou a ser considerada como produto do contexto socioeconômico e político. Sendo assim, é correto afirmar que, no Brasil, nas décadas de 70 e 80, o ensino de ciências

  • A.

    acompanhou os movimentos mundiais e propiciou uma visão crítica da ciência.

  • B.

    adotou, quase que exclusivamente, métodos construtivistas, em todo o período, facilitando a compreensão da ciência enquanto pesquisa.

  • C.

    trouxe muitas atividades práticas para a sala de aula e abandonou o livro didático como instrumento de orientação dos currículos.

  • D.

    foi fortemente influenciado pela abordagem comportamentalista, com uma leve transição para o cognitivismo, devido ao contexto político ditatorial.

Acerca da história cultural, assinale a opção correta.

  • A.

    A história cultural narra o fato imutável, tal como realmente aconteceu.

  • B.

    As relações entre a história cultural e a micro-história resultam em uma singularidade do aprofundamento do processo explicativo e, por conseguinte, em uma única resposta possível para cada situação dada.

  • C.

    O documento desempenha um papel pouco relevante na história cultural.

  • D.

    A representação é uma categoria central da história cultural

À luz da interlocução da história nova com as outras disciplinas, assinale a opção correta.

  • A.

    A história nova nasceu, sobretudo, de uma revolta contra a primazia da antropologia.

  • B.

    A antropologia tornou-se interlocutora privilegiada da história nova.

  • C.

    A história nova promoveu o primado dos aspectos econômicos na explicação histórica sobre as mentalidades.

  • D.

    A história nova está ligada, em alto grau, aos progressos da psicologia científica.

Fatos e processos ocupam lugares privilegiados na história. A construção da interpretação realizada pelo historiador faz dos fatos e processos matérias-primas essenciais ao seu trabalho. A propósito da percepção do fato histórico na pesquisa e no ensino de história, julgue os itens de 86 a 90.

O fato é singular, mas se repete com freqüência, conferindo ao historiador a missão primordial de identificação dos padrões de repetição factual dos fenômenos históricos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Fatos e processos ocupam lugares privilegiados na história. A construção da interpretação realizada pelo historiador faz dos fatos e processos matérias-primas essenciais ao seu trabalho. A propósito da percepção do fato histórico na pesquisa e no ensino de história, julgue os itens de 86 a 90.

A dimensão factual da história é particularmente sublinhada pela tradicional corrente do positivismo historiográfico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Fatos e processos ocupam lugares privilegiados na história. A construção da interpretação realizada pelo historiador faz dos fatos e processos matérias-primas essenciais ao seu trabalho. A propósito da percepção do fato histórico na pesquisa e no ensino de história, julgue os itens de 86 a 90.

As conjunturas factuais possuem dinâmicas próprias, erráticas, sem conexões com estruturas de longo prazo, que se movem com mais lógica histórica.

  • C. Certo
  • E. Errado
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