Lista completa de Questões de História do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A transferência do Estado português para o Brasil, em princípios do século XIX, deveu-se às circunstâncias da política européia naquele período.
A abertura dos portos brasileiros, determinada por D. João VI, manteve inalterado o sistema colonial montado por Portugal no Brasil.
A organização político-administrativa do Império brasileiro caracterizou-se pela simplicidade, com pequena burocracia e reduzida participação das elites nacionais.
No Brasil, a abolição da escravatura e a proclamação do regime republicano pertencem ao mesmo contexto histórico, em fins do século XIX.
A distância no tempo entre a chegada dos imigrantes e o fim da escravidão impediu que o Brasil acompanhasse a evolução econômica e social vivida pelo mundo na passagem do século XIX ao XX.
A Revolução de 1930 pôs fim à Primeira República e fez o país avançar no sentido da modernização, particularmente na economia, que começa a desenvolver uma indústria de base.
Embora governando por pouco tempo, Vargas tornou-se figura central na política republicana brasileira.
Após a ditadura do Estado Novo, o Brasil viveu uma experiência democrática entre 1946 e 1964, sem crises políticas de maior intensidade.
O desenvolvimentismo foi a marca registrada do governo Juscelino Kubitschek, com muitas obras de infra-estrutura e a construção da nova capital brasileira, situada no interior do país.
O golpe de 1964 foi obra exclusiva dos militares, que se revezaram no poder por cerca de duas décadas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...