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Entre os movimentos nacionalistas que se destacaram na Europa do século XIX, poucos poderiam rivalizar, em termos de importância, com as unificações alemã e italiana. Fatores internos e externos se conjugaram para que, ao fim de complexo processo de luta, Alemanha e Itália surgissem como Estados nacionais. A propósito desses acontecimentos, julgue (C ou E) os itens subseqüentes.
Na Itália, o processo de unificação, que teve em Mazzini e Garibaldi lideranças exponenciais, envolveu necessariamente confrontos externos, até porque seu território era alvo de interesses múltiplos, a exemplo dos interesses austríacos, dos pontifícios e dos franceses.
Boa parte do famoso manual Introdução aos estudos históricos (1a edição francesa de 1897), escrito por Langlois e Seignobos, é dedicada a explicar as regras que devem ser seguidas a fim de se estabelecerem os fatos históricos. Na perspectiva da Escola Metódica formalizada por eles, os fatos históricos
estão prontos, cabendo ao historiador extraí-los dos documentos e apresentá-los como realmente são.
estão prontos nos documentos e não é possível fazer com que mostrem ou digam mais do que aquilo que é dado a ler.
não estão prontos, eles são construídos de uma forma definitiva, são como pedras usadas para a construção do edifício da história.
não estão prontos, eles são construídos; porém essa construção não é definitiva, sendo possível e necessário efetuar contínuas revisões.
não estão prontos, eles são construídos; entretanto, essa construção não é feita pelos historiadores, mas pelo próprio curso da história.
A declaração de Lord Strangford, por ocasião da partida da família real portuguesa em direção ao Brasil, em finais de 1807, representou, na prática, o estabelecimento de um conjunto de ações, dentre as quais se identifica a(o)
restrição ao tráfico intercontinental de escravos, culminando com a proibição integral e efetiva do mesmo em 1830.
garantia de direitos de cidadania plena por meio da naturalização para os súditos ingleses que viessem a residir no Brasil.
criação de tarifas alfandegárias preferenciais para os produtos ingleses, cláusula validada pelos Tratados de 1810.
apoio aos governos de D. João VI e de D. Pedro I quanto à manutenção da província Cisplatina no território do Império do Brasil.
cerceamento das relações diplomáticas entre os governos do Brasil e da França, nos quadros das decisões do Congresso de Viena.
Considerando o texto acima, no contexto histórico do Renascimento europeu, analise as afirmativas a seguir.
I – O Estado moderno já ganhava contornos definidos naquele período, especialmente na Europa Ocidental, cujos territórios encontravam-se, em larga medida, submetidos ao controle de casas dinásticas.
II – Um sentimento nacionalista começava a se difundir entre a população europeia, abrangendo grupos sociais diversos, como a nobreza e o campesinato, em prol do fortalecimento do poder real.
III – Cada personagem do diálogo transcrito representava um conjunto diverso de representações mentais, sendo Malcolm a expressão de um homem cujas visões de mundo eram essencialmente medievais.
IV – Aspectos, que a princípio poderiam ser considerados como contraditórios, conviviam de maneira harmoniosa, como a valorização da capacidade de raciocínio do homem e sua religiosidade intensa.
São corretas APENAS as afirmativas
I e II.
I e IV.
II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.
As reproduções acima são apenas duas das muitas que poderiam ser escolhidas para representar a fabricação – para usar a expressão do historiador Peter Burke – de uma imagem específica para o rei Luís XIV, da França. Sobre essas imagens e o contexto de sua produção, analise as afirmativas a seguir.
I – A primeira reprodução destaca o vínculo de Luis XIV com o conhecimento científico do período, distinguindo-o dos demais reis da época, cujas representações enfatizavam seus vínculos com a Igreja católica ou protestante.
II – Um tema recorrente dessa fabricação, não contemplado nas reproduções acima, era a identificação do monarca com personagens reais ou mitológicos da Antiguidade clássica.
III – A tolerância do rei também estava entre os atributos destacados em grande parte das representações produzidas na época, em função, sobretudo, da assinatura do Édito de Nantes.
IV – A segunda reprodução confere relevo à habilidade do rei como guerreiro, virtude ainda muito valorizada pela nobreza, símbolo de suas tradições e de sua importância nas hierarquias do Antigo Regime.
São corretas as afirmativas
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Considerando a leitura do texto acima, conclui-se que a crise geral do século XVII foi
política, tendo sido gerada pelo crescimento desordenado da corte absolutista e pelo distanciamento entre seus interesses e os da sociedade.
resultado do caráter único e inovador da Guerra Civil Inglesa de 1642 e especialmente da Revolução Gloriosa de 1688.
resultado do caráter único e inovador da Guerra Civil Inglesa de 1642 e especialmente da Revolução Gloriosa de 1688.
causa única para a decadência econômica da Espanha, evidenciando a incompetência e a irracionalidade que caracterizaram a corte espanhola.
efeito do equilíbrio dinâmico entre a corte absolutista e o restante da sociedade, estabelecido desde o século anterior.
O diagnóstico sobre o sentido da colonização, de acordo com o texto acima, esteve associado à
crítica da desorganização do aparato administrativo colonial.
caracterização do uso inadequado do trabalho escravo de indígenas e africanos.
análise das atividades econômicas implementadas pelos colonizadores europeus.
denúncia das hierarquias raciais instituídas ao longo do processo de colonização.
valorização de rupturas entre a sociedade colonial e a sociedade imperial brasileira.
A partir da leitura do texto acima, conclui-se que o autor se refere à
linha interpretativa dos Annales que busca apontar novos significados e explicações para a Revolução Francesa.
historiografia marxista que se preocupa em encontrar na Revolução Francesa elementos que anteciparam a Revolução Bolchevique na Rússia.
visão positivista de História que se interessa pelas características políticas, militares e administrativas de movimentos como a Revolução Francesa.
tradição historiográfica liberal que se concentra em criticar os aspectos autoritários dos principais movimentos revolucionários da História.
interpretação da Revolução Russa proposta por historiadores que pretenderam associá-la aos significados das lutas de classe na Revolução Francesa.
Comparando as ideias socialistas que circularam nas sociedades europeias, ao longo do século XIX, conclui-se que as(o)
ideias socialistas foram contraditórias, pois oscilaram entre a defesa das liberdades individuais e a crença no utilitarismo.
comunismo questionou o racionalismo universalista ilustrado, discordando dos utópicos.
socialismo utópico denunciou a questão social causada pelo desenvolvimento capitalista por meio da defesa da luta de classes.
socialismo marxista promoveu uma reunião de ideias desenvolvidas por pensadores anteriores.
socialismo científico assimilou elementos do pensamento iluminista e do socialismo utópico.
A partir das colocações acima, analise as afirmativas abaixo.
I – No contexto da Contrarreforma, a repressão da Igreja católica às práticas pagãs – algumas das quais denunciadas como demoníacas –, contribuiu para o recrudescimento do medo em relação à bruxaria.
II – Os Estados totalitários do século XX, por meio de aparelhos repressivos violentos e mais eficientes do que quaisquer outros anteriormente criados, instituíram o medo como instrumento de controle sistemático sobre as massas.
III – O desconhecimento e uma série de narrativas referentes à existência de seres fantásticos e monstruosos contribuíram para que o oceano fosse percebido com temor por grande parte dos europeus do início do século XV.
IV – No início da Revolução Francesa, o movimento conhecido como Grande Medo difundiu um pânico generalizado entre os senhores de terras, uma vez que se tratou de ações violentas e coordenadas do campesinato contra a grande propriedade.
São corretas as afirmativas
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
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