Questões de História do ano 2009

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Entre os movimentos nacionalistas que se destacaram na Europa do século XIX, poucos poderiam rivalizar, em termos de importância, com as unificações alemã e italiana. Fatores internos e externos se conjugaram para que, ao fim de complexo processo de luta, Alemanha e Itália surgissem como Estados nacionais. A propósito desses acontecimentos, julgue (C ou E) os itens subseqüentes.

Na Itália, o processo de unificação, que teve em Mazzini e Garibaldi lideranças exponenciais, envolveu necessariamente confrontos externos, até porque seu território era alvo de interesses múltiplos, a exemplo dos interesses austríacos, dos pontifícios e dos franceses.

  • C.

  • E.

Boa parte do famoso manual Introdução aos estudos históricos (1a edição francesa de 1897), escrito por Langlois e Seignobos, é dedicada a explicar as regras que devem ser seguidas a fim de se estabelecerem os fatos históricos. Na perspectiva da Escola Metódica formalizada por eles, os fatos históricos

  • A.

    estão prontos, cabendo ao historiador extraí-los dos documentos e apresentá-los como realmente são.

  • B.

    estão prontos nos documentos e não é possível fazer com que mostrem ou digam mais do que aquilo que é dado a ler.

  • C.

    não estão prontos, eles são construídos de uma forma definitiva, são como pedras usadas para a construção do edifício da história.

  • D.

    não estão prontos, eles são construídos; porém essa construção não é definitiva, sendo possível e necessário efetuar contínuas revisões.

  • E.

    não estão prontos, eles são construídos; entretanto, essa construção não é feita pelos historiadores, mas pelo próprio curso da história.

A declaração de Lord Strangford, por ocasião da partida da família real portuguesa em direção ao Brasil, em finais de 1807, representou, na prática, o estabelecimento de um conjunto de ações, dentre as quais se identifica a(o)

  • A.

    restrição ao tráfico intercontinental de escravos, culminando com a proibição integral e efetiva do mesmo em 1830.

  • B.

    garantia de direitos de cidadania plena por meio da naturalização para os súditos ingleses que viessem a residir no Brasil.

  • C.

    criação de tarifas alfandegárias preferenciais para os produtos ingleses, cláusula validada pelos Tratados de 1810.

  • D.

    apoio aos governos de D. João VI e de D. Pedro I quanto à manutenção da província Cisplatina no território do Império do Brasil.

  • E.

    cerceamento das relações diplomáticas entre os governos do Brasil e da França, nos quadros das decisões do Congresso de Viena.

Considerando o texto acima, no contexto histórico do Renascimento europeu, analise as afirmativas a seguir.

I – O Estado moderno já ganhava contornos definidos naquele período, especialmente na Europa Ocidental, cujos territórios encontravam-se, em larga medida, submetidos ao controle de casas dinásticas.

II – Um sentimento nacionalista começava a se difundir entre a população europeia, abrangendo grupos sociais diversos, como a nobreza e o campesinato, em prol do fortalecimento do poder real.

III – Cada personagem do diálogo transcrito representava um conjunto diverso de representações mentais, sendo Malcolm a expressão de um homem cujas visões de mundo eram essencialmente medievais.

IV – Aspectos, que a princípio poderiam ser considerados como contraditórios, conviviam de maneira harmoniosa, como a valorização da capacidade de raciocínio do homem e sua religiosidade intensa.

São corretas APENAS as afirmativas

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    II, III e IV.

As reproduções acima são apenas duas das muitas que poderiam ser escolhidas para representar a fabricação – para usar a expressão do historiador Peter Burke – de uma imagem específica para o rei Luís XIV, da França. Sobre essas imagens e o contexto de sua produção, analise as afirmativas a seguir.

I – A primeira reprodução destaca o vínculo de Luis XIV com o conhecimento científico do período, distinguindo-o dos demais reis da época, cujas representações enfatizavam seus vínculos com a Igreja católica ou protestante.

II – Um tema recorrente dessa fabricação, não contemplado nas reproduções acima, era a identificação do monarca com personagens reais ou mitológicos da Antiguidade clássica.

III – A tolerância do rei também estava entre os atributos destacados em grande parte das representações produzidas na época, em função, sobretudo, da assinatura do Édito de Nantes.

IV – A segunda reprodução confere relevo à habilidade do rei como guerreiro, virtude ainda muito valorizada pela nobreza, símbolo de suas tradições e de sua importância nas hierarquias do Antigo Regime.

São corretas as afirmativas

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    II e IV, apenas.

  • C.

    I, II e III, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Considerando a leitura do texto acima, conclui-se que a crise geral do século XVII foi

  • A.

    política, tendo sido gerada pelo crescimento desordenado da corte absolutista e pelo distanciamento entre seus interesses e os da sociedade.

  • B.

    resultado do caráter único e inovador da Guerra Civil Inglesa de 1642 e especialmente da Revolução Gloriosa de 1688.

  • C.

    resultado do caráter único e inovador da Guerra Civil Inglesa de 1642 e especialmente da Revolução Gloriosa de 1688.

  • D.

    causa única para a decadência econômica da Espanha, evidenciando a incompetência e a irracionalidade que caracterizaram a corte espanhola.

  • E.

    efeito do equilíbrio dinâmico entre a corte absolutista e o restante da sociedade, estabelecido desde o século anterior.

O diagnóstico sobre o sentido da colonização, de acordo com o texto acima, esteve associado à

  • A.

    crítica da desorganização do aparato administrativo colonial.

  • B.

    caracterização do uso inadequado do trabalho escravo de indígenas e africanos.

  • C.

    análise das atividades econômicas implementadas pelos colonizadores europeus.

  • D.

    denúncia das hierarquias raciais instituídas ao longo do processo de colonização.

  • E.

    valorização de rupturas entre a sociedade colonial e a sociedade imperial brasileira.

A partir da leitura do texto acima, conclui-se que o autor se refere à

  • A.

    linha interpretativa dos Annales que busca apontar novos significados e explicações para a Revolução Francesa.

  • B.

    historiografia marxista que se preocupa em encontrar na Revolução Francesa elementos que anteciparam a Revolução Bolchevique na Rússia.

  • C.

    visão positivista de História que se interessa pelas características políticas, militares e administrativas de movimentos como a Revolução Francesa.

  • D.

    tradição historiográfica liberal que se concentra em criticar os aspectos autoritários dos principais movimentos revolucionários da História.

  • E.

    interpretação da Revolução Russa proposta por historiadores que pretenderam associá-la aos significados das lutas de classe na Revolução Francesa.

Comparando as ideias socialistas que circularam nas sociedades europeias, ao longo do século XIX, conclui-se que as(o)

  • A.

    ideias socialistas foram contraditórias, pois oscilaram entre a defesa das liberdades individuais e a crença no utilitarismo.

  • B.

    comunismo questionou o racionalismo universalista ilustrado, discordando dos utópicos.

  • C.

    socialismo utópico denunciou a questão social causada pelo desenvolvimento capitalista por meio da defesa da luta de classes.

  • D.

    socialismo marxista promoveu uma reunião de ideias desenvolvidas por pensadores anteriores.

  • E.

    socialismo científico assimilou elementos do pensamento iluminista e do socialismo utópico.

A partir das colocações acima, analise as afirmativas abaixo.

I – No contexto da Contrarreforma, a repressão da Igreja católica às práticas pagãs – algumas das quais denunciadas como demoníacas –, contribuiu para o recrudescimento do medo em relação à bruxaria.

II – Os Estados totalitários do século XX, por meio de aparelhos repressivos violentos e mais eficientes do que quaisquer outros anteriormente criados, instituíram o medo como instrumento de controle sistemático sobre as massas.

III – O desconhecimento e uma série de narrativas referentes à existência de seres fantásticos e monstruosos contribuíram para que o oceano fosse percebido com temor por grande parte dos europeus do início do século XV.

IV – No início da Revolução Francesa, o movimento conhecido como Grande Medo difundiu um pânico generalizado entre os senhores de terras, uma vez que se tratou de ações violentas e coordenadas do campesinato contra a grande propriedade.

São corretas as afirmativas

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    II e IV, apenas.

  • C.

    I, II e III, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

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