Lista completa de Questões de História do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De conformidade com o site www.mundovestibular.com.br, dadas as afirmativas abaixo, sobre o Governo do marechal Costa e Silva (1967/1969) assinale a alternativa correta:
7.1 - Fazia parte da chamada linha dura setor do Exército que exigia medidas mais enérgicas e repressivas para manter a ordem social e política.
7.2 - Em seu governo, no ano de 1966, formou-se a Frente Ampla, grupo de oposição ao regime militar liderada por Carlos Lacerda e JK. A Frente exigia a anistia política, eleições diretas em todos os níveis e a convocação de uma Assembléia Constituinte.
7.3 - As agitações internacionais de 1968 tornaram a esquerda mais radical, defendendo a luta armada para a redemocrati zação do país. O movimento estudantil crescia e exigia democracia.
7.4 - O assassinato do estudante Edson Luís pela polícia, na Guanabara, provocou um enorme ato de protesto a passeata dos cem mil. Em dezembro de 1968, o deputado pelo MDB, Márcio Morei ra Alves fez um pesado discurso atacando as Forças Armadas.
Todas as afirmativas estão corretas;
Apenas as afirmativas 7.1, 7.2 e 7.3 estão corretas;
Apenas as afirmativas 7.1, 7.3 e 7.4 estão corretas;
Apenas as afirmativas 7.2, 7.3 e 7.4 estão corretas.
História - História Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2010
Leia as afirmações sobre o Nazismo. I. Utilizou-se da propaganda para construir a imagem grandiosa da Alemanha, louvar Adolf Hitler e estimular a perseguição a grupos considerados perigosos, traidores e inferiores à raça ariana. II. Foi hostil ao racionalismo e aos princípios políticos que fundamentam a democracia como, por exemplo, o pluripartidarismo. III. Defendeu a desigualdade dos homens e das raças, os direitos de indivíduos superiores, acima das normas e das leis universais. IV. Apoiou os movimentos socialistas que ocorreram ao longo da década de 1930, como a Guerra Civil Espanhola, quando lutou ao lado dos defensores da República. Estão corretas as afirmações
História - História Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2010
A Guerra Fria foi um fenômeno histórico que envolveu aspectos políticos, econômicos, ideológicos e culturais. No início dos anos 1970, o conflito do Yom Kippur gerou um acontecimento de impacto mundial que contribuiu para indicar novos rumos para a Guerra Fria. Trata-se da(o)
História - História do Brasil - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2010
Leia as afirmações sobre a Revolução de 1930 e a Era Vargas. I. A emergência da classe média, do tenentismo e do movimento operário contribuiu para a vitória da Revolução de 1930. II. Estados da Federação, insatisfeitos especialmente com a hegemonia de São Paulo, associados a setores econômicos, como charqueadores, produtores de açúcar, de cacau e segmentos industriais, contribuíram para derrubar o Estado oligárquico. III. Em 1937, Vargas fechou o Congresso Nacional, instalou o Estado Novo e passou a governar com poderes ditatoriais. O governo passou a ser centralizado e o Departamento de Imprensa e Propaganda atuou na linha de frente da censura. IV. Entre as realizações da Era Vargas pode-se destacar: a criação da Justiça do Trabalho, do salário-mínimo, da Consolidação das Leis do Trabalho, além de obras na área de infraestrutura como a Companhia Siderúrgica Nacional. Estão corretas as afirmações
História - História do Brasil - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2010
Assinale a alternativa que aponta corretamente um dos fatos que influenciou o endurecimento do regime militar com a decretação do AI-5, em dezembro de 1968.
História - História do Brasil - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2010
Os festivais da canção realizados em fins dos anos 1960 pelas emissoras de televisão, especialmente a Record e a Excelsior, foram importantes do ponto de vista social e político, pois
Com a decadência da mineração, nas últimas décadas do século XVIII e princípio do século XIX, a economia goiana entra em profunda crise. Nesse período, a pecuária torna-se, lentamente, o setor mais dinâmico da economia, tendo como característica essencial
Foi no contexto da política federal da Marcha para Oeste que se deu a construção de Goiânia, considerada marco fundamental do ciclo de expansão de Goiás, sob novos moldes. Entre os anos de 1933 e 1937, estrutura-se a transferência da capital, que ocorre em decorrência:
Acerca do processo de industrialização do estado de Goiás e suas características históricas e atuais, assinale a alternativa correta.
Um dos fatores que proporcionaram ao estado de Goiás o atual estágio de industrialização foi sua política de incentivo fiscal para estimular investimentos industriais, medida até hoje ignorada pelas demais unidades da Federação.
Nas últimas décadas, a participação da indústria goiana na composição da renda interna estadual elevou-se bastante, embora, no mesmo período, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Goiás tenha caído de maneira drástica.
Na década de 80 do século XX, a edição do Programa Fomentar revelou o entendimento, por parte do governo estadual, da necessidade da industrialização, tornando-se um marco na história da indústria goiana.
Anápolis, principal polo industrial do estado de Goiás, tornou-se referência como centro de produção farmacêutica e abriga um dos inúmeros portos secos do estado, que se destinam à prestação de serviços de armazenagem e movimentação de cargas.
Tendo o texto como referência inicial e considerando os aspectos físicos e históricos do estado de Goiás, assinale a alternativa correta.
A atividade agropastoril surgiu, primeiramente, para abastecer as minas; posteriormente, ainda como atividade intermitente e nômade, proporcionou o desenvolvimento de poderoso mercado interno.
Nos primeiros tempos da ocupação do espaço goiano, a mineração era a principal atividade econômica; sua decadência, na segunda metade do século XVIII permitiu o desenvolvimento da agropecuária como alternativa de sustento e renda para a população local.
O estado de Goiás insere-se totalmente na unidade de relevo comumente denominada Planalto Central Brasileiro, cuja denominação técnica mais atual é Planaltos e Serras de Goiás-Minas.
O último período do texto dá a entender que os solos do cerrado, sem que se faça a devida correção dos níveis de calcário, técnica conhecida como calagem, não se prestam à pecuária extensiva.
Serra Dourada é o nome de uma formação de relevo planáltico, de formação antiga, intensamente desgastada pelo processo de erosão, situada na porção leste de Goiás, constituindo-se parte da divisa desse estado com a Bahia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...