Lista completa de Questões de História do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Era muito provável que uma economia mundial cujo ritmo era determinado por seu núcleo capitalista desenvolvido ou em desenvolvimento se transformasse num mundo onde os avançados‟ dominariam os atrasados‟; em suma, num mundo de impérios. (HOBSBAWN, Erik, 1995) Com base nesse contexto, analise as afirmativas abaixo e assinale a resposta correta.
I. O período que se estende de 1875 a 1914 pode ser considerado como a fase da história contemporânea em que a cifra de governantes autodenominados de imperadores atingiu seu ponto máximo.
II. O único Estado africano que pode ser considerado como exceção à expansão colonial foi a Etiópia, que resistiu à tentativa de colonização da Itália, o mais fraco dos Estados imperiais europeus.
III. As regiões da África, do Pacífico e do Atlântico Ocidental foram divididas entre os Estados europeus para a colonização.
Analise as afirmativas e, em seguida, assinale a opção correta.
I. A Revolução Russa de 1917 foi favorecida pelos fatores da 1ª Guerra Mundial, como a fome e o desemprego, e contou também com o profundo desgaste do governo dos czares, derrubado em outubro pelos bolcheviques.
II. Após a queda do czarismo, as condições sociais e políticas inquietantes das grandes cidades russas tornaram-se propícias para a eclosão da segunda etapa da revolução, quando os sovietes foram convocados pelos bolcheviques a assumir o poder.
III. A tentativa de promover um avanço militar russo no verão de 1917 foi um fator que colaborou para elevar o nível de descontentamento dos soldados e favorecer o ânimo revolucionário.
Sobre o contexto mundial pós-Segunda Grande Guerra, é correto afirmar:
Analise as afirmativas sobre a política internacional do período entre guerras mundiais e, em seguida, assinale a opção correta.
I. Os regimes liberais do período entre guerras foram derrotados por partidos fascistas.
II. Na América Latina, os governantes que ascenderam ao poder político no período entre guerras possuíam, na sua quase totalidade, coloração política nazi-fascista.
III. Os partidos antiliberais que chegaram ao poder no período entre guerras, apesar das suas diferenças, unificavam-se em torno das suas opções contrárias à revolução e às mudanças sociais próprias dos anos anteriores a 1930.
Sobre a Segunda Grande Guerra, analise as afirmativas e, em seguida, assinale a opção correta.
I. A ampla aliança antifascista fez emergir, no pós-guerra, valores próprios do período iluminista e da fase das grandes revoluções na Europa, tais quais o de que nenhuma desigualdade poderia basear-se no nascimento ou na origem.
II. A grande força do fascismo residiu no seu caráter internacionalista e no forte apoio que agregou fora dos países em que teve origem.
III. Os dramáticos resultados da Segunda Grande Guerra fizeram emergir, na significativa maioria das nações que se opuseram ao Eixo, uma crença na supremacia da economia de mercado.
Apenas uma das opções abaixo relaciona três episódios vinculados ao processo de Guerra Fria. Assinale-a.
Sobre o regime socialista soviético nos seus últimos anos, é correto afirmar:
Em junho de 1831, alguns meses após a abdicação de D. Pedro I, foi aprovada a chamada Lei de Regência pelo parlamento brasileiro. Apenas uma das opções contêm duas medidas estabelecidas por essa lei de caráter liberal. Assinale-a.
Sobre as causas da Guerra do Paraguai, analise as afirmativas abaixo e assinale a resposta correta.
I. As relações entre o Brasil e o Paraguai sempre foram tensas, devido à impossibilidade de os dois países chegarem a um acordo sobre as delimitações de fronteiras e a livre navegação do Rio Paraguai.
II. O ponto de maior tensão para o Brasil na região platina era o Uruguai, pois os grandes proprietários gaúchos não reconheciam a existência de uma fronteira entre os dois países.
III. Com a guerra civil do Uruguai, o Brasil interveio no seu território, estabelecendo o bloqueio naval do porto de Paissandu e se posicionando ao lado do Partido Colorado, atitudes que irritaram profundamente o governo paraguaio.
Poucos dias após a instituição do Estado Novo (novembro de 1937), o período ditatorial da Era Vargas, foi promulgado decreto-lei com o objetivo de organizar a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional. Seu primeiro artigo conceituava esse patrimônio como o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.
Considerando o fragmento de texto acima como motivador, julgue os itens seguintes, referentes a conceitos de patrimônio histórico e de patrimônio cultural.
Atualmente, no Brasil, diferentemente do ocorrido no passado, a gestão da documentação governamental é de responsabilidade da administração pública, mas as providências para possibilitar sua consulta, franqueando-a aos interessados, ficam a cargo de conselho formado por representantes da sociedade civil e de organizações não governamentais, aprovados pelo Congresso Nacional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...