Questões de História do ano 2011

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Julgue os itens de 89 a 95, a respeito da historiografia iniciada a partir do século XIX, período em que se inaugurou um esforço intelectual, persistente até hoje, de interpretação do passado.

A historiografia positivista brasileira tem como marco inicial a publicação, em 1933, da obra Evolução Política do Brasil, de Caio Prado Júnior.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 89 a 95, a respeito da historiografia iniciada a partir do século XIX, período em que se inaugurou um esforço intelectual, persistente até hoje, de interpretação do passado.

Na historiografia contemporânea, o pós-modernismo critica a racionalidade iluminista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 89 a 95, a respeito da historiografia iniciada a partir do século XIX, período em que se inaugurou um esforço intelectual, persistente até hoje, de interpretação do passado.

A existência de fronteiras epistemológicas estritas entre as ciências sociais inviabilizou o diálogo entre história, antropologia e sociologia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 89 a 95, a respeito da historiografia iniciada a partir do século XIX, período em que se inaugurou um esforço intelectual, persistente até hoje, de interpretação do passado.

Nos dias atuais, a Nova História Política também estuda as representações coletivas, as práticas coletivas e os processos eleitorais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atenção: Um professor de História distribuiu a letra da música abaixo para que os alunos analisassem e cantassem com ele. Leia a letra para responder às questões de números 55 e 56.

Com base no conhecimento das correntes historiográficas, pode-se afirmar que o trabalho pedagógico desenvolvido pelo professor apoiou-se em ideias defendidas

  • A.

    pelo materialismo histórico.

  • B.

    pelo positivismo histórico.

  • C.

    pela história tradicional.

  • D.

    pela história narrativa.

  • E.

    pela nova história.

O conhecimento das correntes historiográficas e a análise do esquema cronológico permitem concluir que o tratamento dos conteúdos dado pelos autores no livro apoia-se numa versão

  • A.

    tradicional da evolução histórica da humanidade.

  • B.

    academicista do processo de criação dos fatos.

  • C.

    marxista da evolução dos modos de produção.

  • D.

    conteudista do ensino da história do cotidiano.

  • E.

    cristalizada da memória da classe operária.

Identificada como a ciência do homem no tempo, a História, ao estudar o passado das sociedades, auxilia-nos a compreender as transformações experimentadas pela humanidade ao longo dos séculos, reunindo, dessa forma, elementos que lançam luzes sobre o presente. Os períodos iniciais do desenvolvimento humano correspondem ao que se convencionou chamar de préhistória, conceito questionável atualmente. As primeiras civilizações floresceram no Oriente, em geral dependentes de grandes rios. A Antiguidade Clássica (greco-romana) assentou-se no trabalho escravo e, sob vários aspectos, constituiu-se na base cultural da civilização ocidental contemporânea.

Considerando essas observações como referência inicial, bem como os temas por elas abordados, julgue os itens a seguir.

A história é a ciência que estuda o passado, afastando-se do presente para não ser contaminada por interesses diversos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre as tendências historiográficas no Brasil, em especial a denominada História Social, é correto afirmar:

  • A. os seus referenciais teóricos dialogavam com os da historiografia rankeana.
  • B. o Instituto Histórico e Geográfico foi o principal campo de atuação dos historiadores sociais.
  • C. a redução da escala de análise do objeto de pesquisa e a aproximação com a antropologia são características do campo da história social.
  • D. apesar da paulatina consolidação da história social no Brasil, boa parte das pesquisas ainda se concentra no âmbito da chamada história total.
  • E. as abordagens historiográficas das décadas de 1950 e 1960 não foram influenciadas pela história econômica e social dos Annales, pois estavam ligadas às discussões da Escola Sociológica Paulista.

Analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.

I. A ruptura historiográfica promovida por Lucien Febvre e March Bloch a partir de 1929 tinha como suposto a prevalência dos fenômenos individuais sobre os coletivos.

II. A linha teórico-metodológica defendida pela Revista dos Annales considerava que o historiador deveria ater-se aos fenômenos de médio e longo prazo, em detrimento daqueles de curta duração.

III. Os princípios fundamentais da historiografia rankeana foram absorvidos pela Escola dos Annales, apesar da sua crítica à prevalência do objeto político-administrativo.

  • A. somente I está correta
  • B. somente II está correta
  • C. somente III está correta
  • D. somente I e II estão corretas
  • E. somente II e III estão corretas
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