Questões de História do ano 2015

Lista completa de Questões de História do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Contraditório, o século XX já foi chamado de luminoso e de sombrio. Da mesma forma que viu a expansão de regimes democráticos, mormente após a Segunda Guerra Mundial, ele também conviveu com um fenômeno político visceralmente antiliberal e antidemocrático, os fascismos. Em verdade, os anos 20 e 30 desse século foram marcados pela crise do liberalismo e pela ascensão de regimes totalitários de esquerda (URSS) e de direita, como, entre outros países e regiões, na Itália, Alemanha, Polônia, Península Ibérica e no Japão. Acerca dessa realidade histórica, julgue (C ou E) os próximos itens. O quadro de instabilidade gerado pela Grande Guerra de 1914, com o país, embora vencedor, se sentindo ludibriado pelos aliados mais poderosos, levou os fascistas de Benito Mussolini ao poder na Itália, em 1922. A Marcha sobre Roma pretendeu ser uma demonstração de força do partido e de seu líder supremo, que acabou sendo convidado pelo rei para assumir a condução do governo italiano.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em pleno desenrolar da Segunda Guerra Mundial, reuniões eram feitas entre as principais lideranças aliadas com vistas à reconfiguração geopolítica mundial pós-conflito. Na nova ordem que emergiu a partir de 1945, também se traçou o destino da América Latina e se discutiu a posição que ela iria ocupar no sistema bipolar. Relativamente aos múltiplos aspectos que envolvem essa questão, julgue (C ou E) os itens subsequentes. No contexto da Segunda Guerra, os EUA condicionaram suas relações com os países latino-americanos ao grau de adesão desses países à política de guerra e de envolvimento no conflito, o que explica, por exemplo, o adensamento das relações de Washington com o Brasil e o México.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em pleno desenrolar da Segunda Guerra Mundial, reuniões eram feitas entre as principais lideranças aliadas com vistas à reconfiguração geopolítica mundial pós-conflito. Na nova ordem que emergiu a partir de 1945, também se traçou o destino da América Latina e se discutiu a posição que ela iria ocupar no sistema bipolar. Relativamente aos múltiplos aspectos que envolvem essa questão, julgue (C ou E) os itens subsequentes. Na América do Sul, destaca-se a posição da Argentina de atrelamento incondicional à política externa norte-americana do pós-Segunda Guerra, o que acirrou as desconfianças de países vizinhos, entre os quais o Brasil.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em pleno desenrolar da Segunda Guerra Mundial, reuniões eram feitas entre as principais lideranças aliadas com vistas à reconfiguração geopolítica mundial pós-conflito. Na nova ordem que emergiu a partir de 1945, também se traçou o destino da América Latina e se discutiu a posição que ela iria ocupar no sistema bipolar. Relativamente aos múltiplos aspectos que envolvem essa questão, julgue (C ou E) os itens subsequentes. No pós-Segunda Guerra, a chancelaria brasileira deu apoio explícito à criação da Organização dos Estados Americanos no quadro da estratégia global dos EUA para a América Latina, à luz dos condicionamentos impostos pela ordem bipolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em pleno desenrolar da Segunda Guerra Mundial, reuniões eram feitas entre as principais lideranças aliadas com vistas à reconfiguração geopolítica mundial pós-conflito. Na nova ordem que emergiu a partir de 1945, também se traçou o destino da América Latina e se discutiu a posição que ela iria ocupar no sistema bipolar. Relativamente aos múltiplos aspectos que envolvem essa questão, julgue (C ou E) os itens subsequentes. Malgrado ter cassado o registro do Partido Comunista Brasileiro e os mandatos de seus parlamentares, além de ter rompido relações diplomáticas com a URSS, o Brasil se recusou a assinar o Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (TIAR) por ver nele um instrumento de dominação ideológica sobre a América Latina.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo um difundido provérbio oitocentista, “nada tão parecido com um saquarema como um luzia no poder”. Com relação à terminologia usada no provérbio, assinale a alternativa correta.

  • A. Os termos “luzia” e “saquarema” eram utilizados para representar, respectivamente, os partidários lusitanos do Imperador Pedro I e os partidários dos deputados fluminenses durante os debates da Assembleia Constituinte de 1823.
  • B. A atribuição do termo “luzia” remete aos princípios iluministas defendidos pelos republicanos que atuaram em 1824 no movimento político conhecido como Confederação do Equador, ocorrido em províncias do nordeste e norte do país.
  • C. Como “saquaremas” eram conhecidos os políticos defensores dos ideais liberais e adeptos da descentralização política do Império, partidários da implementação do sistema federalista no Brasil.
  • D. O uso dos termos remonta aos movimentos políticos do início do Segundo Reinado: “luzia” é a denominação dada aos grupos de tendências liberais, e “saquarema” é a denominação conferida aos grupos de tendência conservadora”.
  • E. Os termos “saquarema” e “luzia” denotavam formações não partidárias que atuavam à margem do sistema político imperial, caracterizadas pelas intervenções nos periódicos nacionais e pela participação ativa nas revoltas e rebeliões regionais.

A fundação de Vila Bela da Santíssima Trindade por Antônio Rolim de Moura pode ser entendida como

  • A. estratégia da Coroa espanhola para aproximar-se de Portugal.
  • B. ação repressiva da Coroa portuguesa contra os povos conhecidos como “chiquitanos”.
  • C. operação de espionagem da Coroa espanhola sobre a prospecção mineral portuguesa.
  • D. estratégia da Coroa portuguesa para assegurar os territórios a oeste de Tordesilhas para si.

Mato Grosso também conheceu a escravidão africana. O uso dessa mão de obra era símbolo de poder em todo o Império. Sobre a presença dos negros escravizados em Mato Grosso, assinale a afirmativa correta.

  • A. Em razão do alto custo dos escravos africanos e do baixo poder econômico de Mato Grosso, foram raros os registros de posse dessa mão de obra.
  • B. Em Mato Grosso, o uso dos “negros da terra” restringiu o interesse pelo uso da mão de obra africana às atividades de ganho.
  • C. A mão de obra africana em Mato Grosso, dado o seu alto custo, foi utilizada exclusivamente nas plantações de cana dos grandes engenhos.
  • D. A sociedade mato-grossense conheceu escravos do eito, de ganho e domésticos, como era comum em todo o Império.

Poeta, nascido em Cuiabá em 1916, teve seu trabalho reconhecido nacionalmente muito tarde, já nos anos 1980. Ganhou vários prêmios literários importantes, inclusive dois prêmios Jabuti. Foi considerado por Carlos Drummond de Andrade como o “maior poeta vivo” brasileiro. Faleceu em 13 de novembro de 2014. De que artista mato-grossense trata o texto?

  • A. Liu Arruda
  • B. Rubens de Mendonça
  • C. Manoel de Barros
  • D. Guilherme Dicke

Essa pintura mural registra a visão da Igreja Católica acerca das relações entre empresas, projetos agropecuários, posseiros e indígenas no Nordeste de Mato Grosso durante o período militar. Sobre essas relações, assinale a afirmativa correta.

  • A. O Estado Ditatorial brasileiro promoveu a reocupação de áreas no interior de Mato Grosso, apesar da presença de índios e posseiros, o que provocou conflitos.
  • B. As relações entre as empresas agropecuárias e a população pré-existente nas áreas interioranas do Mato Grosso foram sempre cordatas e pacíficas.
  • C. O estabelecimento das empresas agropecuárias em Mato Grosso durante os governos militares se deu em áreas vazias, portanto, sem nenhum conflito.
  • D. O Estado Militar brasileiro demarcou todas as terras indígenas e indenizou os posseiros antes da chegada das empresas agropecuárias ao interior de Mato Grosso.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...