Lista completa de Questões de História do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca do processo de independência do Brasil, é correto afirmar:
Acerca da história de nosso pais, assinale a alternativa incorreta:
Sobre a Era Vargas, período da história do Brasil entre 1930 e 1945, assinale que contém a assertiva incorreta:
Sobre o período da ditadura militar no pais, assinale a alternativa correta:
Em 1830 e em 1848, a Europa foi tomada por movimentos revolucionários. Acerca desse assunto, julgue (C ou E) os itens a seguir. O levante liberal em Viena, em 1848, levou Metternich a comandar uma dura repressão militar na capital austríaca, que restaurou a ordem anterior.
O desenvolvimento da historiografia mundial, fenômeno que o século XX consagrou, permite novos olhares sobre o passado protagonizado pelas sociedades. No Brasil, multiplicam-se estudos que lançam luz sobre a trajetória do País, da colônia aos dias atuais. Da independência, em 1822, passando pela implantação da República, em 1889, ao cenário presente, a história brasileira é marcada por avanços e recuos, enfrentando percalços e se mostrando ainda inconclusa em relação à construção da cidadania. Relativamente à história contemporânea, da produção do conhecimento histórico a alguns dos mais marcantes fatos ocorridos no Brasil e no mundo, julgue os itens de 91 a 100. O Ato Institucional n.º 5 foi uma espécie de sopro liberal em meio ao autoritarismo, abrandando o caráter ditatorial do regime instaurado em 1964, quando foi deposto o presidente João Goulart.
Observe as 3 imagens abaixo e, em seguida, analise as assertivas.
I. As manifestações sociais que ocorreram no Rio de Janeiro em três momentos diferentes têm o mesmo propósito, mas as imagens não se relacionam.
II. As imagens se referem ao aumento do custo das passagens do transporte público e se depararam com reações violentas da polícia. Entretanto, a questão dos transportes não estava relacionada a outros problemas sociais enfrentados pela população.
III. A Revolta do Vintém redefiniu atores, plateia e encenação da cultura política, visto que os anos anteriores a 1880 colocavam o público como espectador ou comentarista, mas não como participante ativo.
IV. A Revolta do Vintém foi um indício das mudanças sociais, políticas e econômicas dos finais do governo de Dom Pedro I, mas o motim não trouxe maiores consequências no que tange ao problema do transporte público do Rio de Janeiro.
V. A Revolta do Vintém foi provocada pelo aumento da passagem dos bondes. No entanto, as questões que envolveram o motim estavam relacionadas à visão tradicional do Estado quanto às normas e às obrigações sociais postas em prática. Portanto, quando os milhares de pessoas se reuniram no Campo de Santana, em 1º de janeiro de 1880, para entregar petição a D. Pedro II, não visavam à derrubada da instituição, mas sim a valer os direitos já instituídos. O desrespeito a esses direitos foi a motivação para o motim, que terminou tendo o imposto revogado.
Sobre o exposto, é correto o que se afirma em
Considerando o texto 15A1AAA como referência inicial e os aspectos inerentes ao ensino de História, julgue os itens seguintes.
Ante o avanço da historiografia e a necessidade de que a sala de aula não esteja à margem de um mundo em contínua transformação, o professor de História de todos os níveis de ensino precisa saber lidar criticamente com as mais diversas fontes.Considerando o texto 15A1AAA como referência inicial e os aspectos inerentes ao ensino de História, julgue os itens seguintes.
Diferentemente da perspectiva positivista do passado, que resumia as fontes históricas aos documentos escritos, nos dias atuais podem ser considerados fontes para a História, entre muitos outros elementos, a imprensa, as mídias digitais, os acervos de museus, além da linguagem e da oralidade presentes na própria sala de aula.Considerando o texto 15A1AAA como referência inicial e os aspectos inerentes ao ensino de História, julgue os itens seguintes.
Infere-se do texto que a tarefa normativa da didática da História, tal como compreendida atualmente, retira a relevância do fato histórico como objeto de estudo em sala de aula.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...