Questões de História do ano 2017

Lista completa de Questões de História do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca do uso de instrumentos pedagógicos e de recursos audiovisuais e textuais variados em aulas de história, julgue os itens a seguir, considerando o contexto abordado no texto 15A2CCC.

O feminismo negro produziu nas últimas décadas, no Brasil e nos Estados Unidos da América, uma importante crítica sobre o lugar duplamente subalterno das mulheres negras nessas sociedades. Apontando para uma combinação entre os recortes de desigualdade de gênero, social e de raça, intelectuais e ativistas como Angela Davis e Lélia Gonzalez se destacaram nessa crítica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao assunto abordado no texto 15A2DDD, julgue os itens que se seguem, a respeito do ensino de história da África.

Apesar das conexões existentes entre a história africana e a história da diáspora africana, os estudos sobre a África, quando abordados em sala de aula, não devem ser utilizados como um instrumento na luta contra o racismo nas Américas ou na Europa, por ser este um assunto relacionado a outros contextos históricos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao assunto abordado no texto 15A2DDD, julgue os itens que se seguem, a respeito do ensino de história da África.

Na abordagem da história da África em sala de aula deve-se evitar a idealização, a simplificação ou uma excessiva generalização das experiências históricas e contextos africanos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao assunto abordado no texto 15A2DDD, julgue os itens que se seguem, a respeito do ensino de história da África.

A obra História Geral da África possibilita a professores e estudantes o estudo das experiências culturais, sociais e políticas de múltiplas sociedades africanas, sendo um dos aspectos centrais da coleção o fato de que ela concede à grande parte dessas histórias uma importante perspectiva africana ou afrocentrada.

  • C. Certo
  • E. Errado

O sistema agrícola mostrado na figura ficou conhecido como

  • A. rotação de terras.
  • B. agricultura itinerante.
  • C. rotação trienal de cultivos.
  • D. agricultura de jardinagem.
  • E. agricultura de campos livres.

Na charge, está representado um momento importante do imperialismo no século XIX, reflexo do capitalismo monopolista que se caracteriza

  • A. pelo acordo de fornecimento exclusivo de matérias primas dos países europeus para os países africanos.
  • B. pela separação dos grupos étnicos de interesse econômico para os europeus, excluindo os mais belicosos e menos rentáveis.
  • C. pela definição dos limites territoriais dos novos países baseados em regime democrático, em substituição as monarquias.
  • D. pela divisão para ocupação dos territórios africanos por potências europeias, desconsiderando os interesses dos povos nativos.
  • E. pelo investimento em infraestrutura de transporte, com o intuito de integrar as regiões ocupadas e dinamizar o comércio local.

O texto aborda o fato de que, de uma forma geral,

  • A. as colônias de povoamento deram origem a países desenvolvidos, enquanto as de exploração deram origem a países subdesenvolvidos.
  • B. os países que foram colônia no passado, independentemente do tipo de colonização, sofrem hoje as consequências negativas desse processo.
  • C. as colônias de povoamento desenvolveram a policultura de exportação, através do sistema de plantation, o que as tornou hoje grandes exportadoras de alimentos.
  • D. o processo de colonização dos países no passado permitiu estabelecer relações comerciais com suas antigas metrópoles, garantindo forte crescimento econômico.
  • E. os países que foram colônias de exploração atraíram durante esse período um contingente maior de imigrantes, tornando-se atualmente áreas com grande densidade demográfica.

A publicação dessas cartas foi o estopim para um movimento conhecido como

  • A. tenentismo.
  • B. integralismo.
  • C. queremismo.
  • D. coluna Prestes.
  • E. revolução de 30.

O humanismo trouxe uma nova forma de ver as relações do homem com a natureza e com seu próprio eu, influenciando a literatura, a sociologia, a filosofia e a história, criando uma nova forma de pensar, rompendo com as relações de dominação nem sempre objetivas, nem sempre palpáveis, mas sempre presentes. Devido a suas ideias inovadoras, o humanismo renascentista se destacou

  • A. pela exaltação da capacidade do homem comum em realizar a vontade de Deus.
  • B. por exaltar a ética e a dignidade do homem, combatendo o ateísmo e o agnosticismo.
  • C. por defender a existência de uma autoridade superior, a quem o conhecimento gerado pelo homem está submetido.
  • D. por possuir um caráter claramente anticlerical, buscando distanciamento da influência da igreja e de seus dogmas.
  • E. pela capacidade de unir de forma harmônica as ideias teológicas com o princípio da capacidade humana de se autodeterminar.

Entre os povos da antiguidade, os Hebreus se destacaram por terem influenciado a civilização ocidental de uma maneira tão marcante que seus ideais fundamentam os princípios sociais, políticos e religiosos de várias nações, principalmente na Europa e na América. Essa influência se justifica pelo fato de que

  • A. o cristianismo é considerado uma continuação das tradições religiosas hebraicas.
  • B. a religião hebraica ainda é a mais difundida entre os países americanos e europeus.
  • C. o sistema econômico mundial se baseia nos princípios comerciais dos hebreus.
  • D. a criação do Estado de Israel inspirou o surgimento de países organizados com base nos princípios democráticos.
  • E. a América e a Europa receberam grande contingente de imigrantes judeus fugidos da segunda guerra mundial.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...