Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana articulam que para conduzir suas ações, os sistemas de ensino, os estabelecimentos e os professores terão como referência, entre outros pertinentes às bases filosóficas e pedagógicas que assumem alguns princípios, sobre eles é correto o que se afirma em:
O Princípio da CONSCIÊNCIA POLÍTICA E HISTÓRICA DA DIVERSIDADE orientar para o desencadeamento de processo de afirmação de identidades, de historicidade negada ou distorcida.
O Princípio do FORTALECIMENTO DE IDENTIDADES E DE DIREITOS orienta o combate à privação e violação de direitos.
O Princípio do FORTALECIMENTO DE IDENTIDADES E DE DIREITOS deve conduzir ao conhecimento e à valorização da história dos povos africanos e da cultura afro-brasileira na construção histórica e cultural brasileira.
O Princípio das AÇÕES EDUCATIVAS DE COMBATE AO RACISMO E A DISCRIMINAÇÕES encaminha para à compreensão de que a sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos étnico-raciais distintos.
História - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Depois de ler o fragmento textual e consultar vários trabalhos que discutiam historicamente os conceitos relacionados à sexualidade, o professor demonstrou que o conceito de homofobia é contemporâneo ao de homossexualidade e afirmou com base nos seus estudos históricos que
muitos dos preconceitos contemporâneos relacionados à sexualidade foram construídos pela tradição judaico-cristã e pelas teorias cientificistas do século XIX, num momento posterior à civilização grega.
as investigações realizadas, na década de 1950, provaram que, entre os gregos antigos, a homossexualidade era uma prática permitida, desde que os praticantes fossem exclusivos dos seus parceiros.
o receio com práticas que pudessem prejudicar o crescimento da classe trabalhadora possibilitou, no contexto da Revolução Industrial, a invenção do conceito de homossexualidade e a condenação de relações sexuais desse tipo desenvolvidas no mundo grego antigo.
as pesquisas desenvolvidas, a partir da década de 1970, mostram que o conceito de homossexualidade foi inventado pelos europeus, no século XVI, para estimular a sexualidade com fins procriativos, diferentemente dos gregos que viam no sexo um espaço de prazer.
História - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
O estudo desse fenômeno histórico, constituído no medievo, pode atender à citada diretriz do ENEM, desde que o professor elabore atividades que levem os alunos a compreenderem
a posição adquirida pelos senhores feudais como resultante de uma hábil organização administrativa estatal.
o controle dos bellatores sobre a formulação de uma teoria trifuncional que os colocava no topo da sociedade feudal.
o amplo poder banal assumido pelos nobres, responsável pela peculiar soberania fragmentada sob o feudalismo.
a deliberada concessão de privilégios, outorgados pelos monarcas aos seus súditos mais capacitados.
História - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
A partir das reflexões contidas no fragmento e de informações históricas sobre a cultura árabe, é correto os alunos
analisarem a obra como uma narrativa homogeneizadora das pluralidades dos povos árabes e islâmicos, pois harmoniza diferenciações e cria um padrão moral único.
perceberem que a obra apresenta diferentes temas e estilos, pois é resultante de múltiplos contatos culturais estabelecidos pelos povos árabes e islâmicos.
compreenderem a obra como um texto literário que, seguindo a tradição muçulmana, valoriza a tradição oral e menospreza a tradição escrita.
identificarem na obra a reunião de várias fábulas que, mesmo sem valor histórico para o Ocidente, mantém o público atento pela argumentação fantasiosa e pela heterogeneidade dos personagens.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos aos elementos históricos do ensino religioso.
O Brasil se tornou um país laico por meio da Carta Magna de 1891, com o reconhecimento da liberdade de expressão religiosa, vedando-se ao Estado o estabelecimento de cultos, sua subvenção ou formas de aliança.
De conformidade com o site www.mundovestibular.com.br, dadas as afirmativas abaixo, sobre o Governo do marechal Costa e Silva (1967/1969) assinale a alternativa correta:
7.1 - Fazia parte da chamada linha dura setor do Exército que exigia medidas mais enérgicas e repressivas para manter a ordem social e política.
7.2 - Em seu governo, no ano de 1966, formou-se a Frente Ampla, grupo de oposição ao regime militar liderada por Carlos Lacerda e JK. A Frente exigia a anistia política, eleições diretas em todos os níveis e a convocação de uma Assembléia Constituinte.
7.3 - As agitações internacionais de 1968 tornaram a esquerda mais radical, defendendo a luta armada para a redemocrati zação do país. O movimento estudantil crescia e exigia democracia.
7.4 - O assassinato do estudante Edson Luís pela polícia, na Guanabara, provocou um enorme ato de protesto a passeata dos cem mil. Em dezembro de 1968, o deputado pelo MDB, Márcio Morei ra Alves fez um pesado discurso atacando as Forças Armadas.
Todas as afirmativas estão corretas;
Apenas as afirmativas 7.1, 7.2 e 7.3 estão corretas;
Apenas as afirmativas 7.1, 7.3 e 7.4 estão corretas;
Apenas as afirmativas 7.2, 7.3 e 7.4 estão corretas.
O recente conflito que, uma vez mais, colocou o Oriente Médio nas manchetes mundiais, envolve diretamente
israelenses e palestinos.
sírios e libaneses.
jordanianos e israelenses.
palestinos e iraquianos.
Primeiro negro a chegar à presidência dos Estados Unidos da América (EUA), sua posse atraiu as atenções e as esperanças de seu país e de grande parte da opinião pública mundial. Ele é
George W. Bush.
Barack Obama.
George Washington.
Franklin Roosevelt.
Entre 1956 e 1960 (correspondendo ao governo JK), houve, no Brasil, um(a)
O Plano Trienal, elaborado por Celso Furtado e sua equipe para o governo de João Goulart, tinha vários objetivos específicos, dentre os quais NÃO se encontra o dee
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...