Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana articulam que para conduzir suas ações, os sistemas de ensino, os estabelecimentos e os professores terão como referência, entre outros pertinentes às bases filosóficas e pedagógicas que assumem alguns princípios, sobre eles é correto o que se afirma em:

  • A.

    O Princípio da “CONSCIÊNCIA POLÍTICA E HISTÓRICA DA DIVERSIDADE” orientar para o desencadeamento de processo de afirmação de identidades, de historicidade negada ou distorcida.

  • B.

    O Princípio do “FORTALECIMENTO DE IDENTIDADES E DE DIREITOS” orienta o combate à privação e violação de direitos.

  • C.

    O Princípio do “FORTALECIMENTO DE IDENTIDADES E DE DIREITOS” deve conduzir ao conhecimento e à valorização da história dos povos africanos e da cultura afro-brasileira na construção histórica e cultural brasileira.

  • D.

    O Princípio das “AÇÕES EDUCATIVAS DE COMBATE AO RACISMO E A DISCRIMINAÇÕES encaminha para à compreensão de que a sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos étnico-raciais distintos.

Depois de ler o fragmento textual e consultar vários trabalhos que discutiam historicamente os conceitos relacionados à sexualidade, o professor demonstrou que o conceito de homofobia é contemporâneo ao de homossexualidade e afirmou – com base nos seus estudos históricos – que

  • A.

    muitos dos preconceitos contemporâneos relacionados à sexualidade foram construídos pela tradição judaico-cristã e pelas teorias cientificistas do século XIX, num momento posterior à civilização grega.

  • B.

    as investigações realizadas, na década de 1950, provaram que, entre os gregos antigos, a homossexualidade era uma prática permitida, desde que os praticantes fossem exclusivos dos seus parceiros.

  • C.

    o receio com práticas que pudessem prejudicar o crescimento da classe trabalhadora possibilitou, no contexto da Revolução Industrial, a invenção do conceito de homossexualidade e a condenação de relações sexuais desse tipo desenvolvidas no mundo grego antigo.

  • D.

    as pesquisas desenvolvidas, a partir da década de 1970, mostram que o conceito de homossexualidade foi inventado pelos europeus, no século XVI, para estimular a sexualidade com fins procriativos, diferentemente dos gregos que viam no sexo um espaço de prazer.

O estudo desse fenômeno histórico, constituído no medievo, pode atender à citada diretriz do ENEM, desde que o professor elabore atividades que levem os alunos a compreenderem

  • A.

    a posição adquirida pelos senhores feudais como resultante de uma hábil organização administrativa estatal.

  • B.

    o controle dos bellatores sobre a formulação de uma teoria trifuncional que os colocava no topo da sociedade feudal.

  • C.

    o amplo poder banal assumido pelos nobres, responsável pela peculiar soberania fragmentada sob o feudalismo.

  • D.

    a deliberada concessão de privilégios, outorgados pelos monarcas aos seus súditos mais capacitados.

A partir das reflexões contidas no fragmento e de informações históricas sobre a cultura árabe, é correto os alunos

  • A.

    analisarem a obra como uma narrativa homogeneizadora das pluralidades dos povos árabes e islâmicos, pois harmoniza diferenciações e cria um padrão moral único.

  • B.

    perceberem que a obra apresenta diferentes temas e estilos, pois é resultante de múltiplos contatos culturais estabelecidos pelos povos árabes e islâmicos.

  • C.

    compreenderem a obra como um texto literário que, seguindo a tradição muçulmana, valoriza a tradição oral e menospreza a tradição escrita.

  • D.

    identificarem na obra a reunião de várias fábulas que, mesmo sem valor histórico para o Ocidente, mantém o público atento pela argumentação fantasiosa e pela heterogeneidade dos personagens.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos aos elementos históricos do ensino religioso.

O Brasil se tornou um país laico por meio da Carta Magna de 1891, com o reconhecimento da liberdade de expressão religiosa, vedando-se ao Estado o estabelecimento de cultos, sua subvenção ou formas de aliança.

  • C. Certo
  • E. Errado

De conformidade com o site www.mundovestibular.com.br, dadas as afirmativas abaixo, sobre o Governo do marechal Costa e Silva (1967/1969) assinale a alternativa correta:

7.1 - Fazia parte da chamada “linha dura” – setor do Exército que exigia medidas mais enérgicas e repressivas para manter a ordem social e política.

7.2 - Em seu governo, no ano de 1966, formou-se a Frente Ampla, grupo de oposição ao regime militar – liderada por Carlos Lacerda e JK. A Frente exigia a anistia política, eleições diretas em todos os níveis e a convocação de uma Assembléia Constituinte.

7.3 - As agitações internacionais de 1968 tornaram a esquerda mais radical, defendendo a luta armada para a redemocrati zação do país. O movimento estudantil crescia e exigia democracia.

7.4 - O assassinato do estudante Edson Luís pela polícia, na Guanabara, provocou um enorme ato de protesto – a passeata dos cem mil. Em dezembro de 1968, o deputado pelo MDB, Márcio Morei ra Alves fez um pesado discurso atacando as Forças Armadas.

  • A.

    Todas as afirmativas estão corretas;

  • B.

    Apenas as afirmativas 7.1, 7.2 e 7.3 estão corretas;

  • C.

    Apenas as afirmativas 7.1, 7.3 e 7.4 estão corretas;

  • D.

    Apenas as afirmativas 7.2, 7.3 e 7.4 estão corretas.

O recente conflito que, uma vez mais, colocou o Oriente Médio nas manchetes mundiais, envolve diretamente

  • A.

    israelenses e palestinos.

  • B.

    sírios e libaneses.

  • C.

    jordanianos e israelenses.

  • D.

    palestinos e iraquianos.

Primeiro negro a chegar à presidência dos Estados Unidos da América (EUA), sua posse atraiu as atenções e as esperanças de seu país e de grande parte da opinião pública mundial. Ele é

  • A.

    George W. Bush.

  • B.

    Barack Obama.

  • C.

    George Washington.

  • D.

    Franklin Roosevelt.

Entre 1956 e 1960 (correspondendo ao governo JK), houve, no Brasil, um(a)

  • A. aumento da participação do setor agropecuário no PIB do País.
  • B. aumento do valor em dólar das exportações.
  • C. aceleração da inflação.
  • D. redução da taxa de crescimento do PIB.
  • E. redução do deficit orçamentário do governo federal.

O Plano Trienal, elaborado por Celso Furtado e sua equipe para o governo de João Goulart, tinha vários objetivos específicos, dentre os quais NÃO se encontra o dee

  • A. realizar a reforma agrária com finalidade social e de expansão do mercado interno.
  • B. garantir o crescimento real dos salários a uma taxa anual 3% superior ao aumento da produtividade.
  • C. garantir uma taxa de crescimento do PIB de 7% a.a.
  • D. resolver a situação do balanço de pagamentos renegociando a dívida externa.
  • E. reduzir a inflação para 10% a.a. até 1965.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...