Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Durante parte da década de 80 até pelo menos a crise econômica de 2001, o realismo periférico (RP) despontou como importante corrente teórico-metodológica das relações internacionais na América Latina e, em particular, na Argentina. Julgue (C ou E) os seguintes itens, referentes ao arcabouço teórico do RP e (ou) à sua práxis política. O RP postula um tipo de política externa que corresponde ao conceito de Estado comerciante de Richard Rosecrance, em contraposição à premissa realista clássica segundo a qual os Estados nacionais devem pautar suas políticas externas por considerações de índole político-militar.
Durante parte da década de 80 até pelo menos a crise econômica de 2001, o realismo periférico (RP) despontou como importante corrente teórico-metodológica das relações internacionais na América Latina e, em particular, na Argentina. Julgue (C ou E) os seguintes itens, referentes ao arcabouço teórico do RP e (ou) à sua práxis política. Atributo da política exterior argentina dos anos 90, consentâneo com os princípios do RP, foi a adoção de uma agenda positiva consubstanciada, por exemplo, na participação do país em missões de paz das Nações Unidas, no apoio aos EUA na Guerra do Golfo e na assinatura de diversos acordos bilaterais de garantias de investimentos.
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue (C ou E) os itens subsequentes, considerando o contexto histórico brasileiro a partir da última década da Primeira República.
Ao mencionar os grandes impactos na vida política e econômica brasileira produzidos pela Segunda Guerra Mundial, o texto remete à vitoriosa ação diplomática que levou o país a participar diretamente desse conflito ao lado dos Aliados, o que lhe ajudou a fundar sua indústria de base (siderurgia) e, por ter lutado contra o totalitarismo nazifascista, estimulou a luta interna contra o ditatorial Estado Novo.Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue (C ou E) os itens subsequentes, considerando o contexto histórico brasileiro a partir da última década da Primeira República.
A crise aguda da Primeira República já se pronunciava no quatriênio do mineiro Artur Bernardes, de que dá mostra o estado de sítio mantido por todo o seu governo. A sucessão de Washington Luís, vencida pelo também candidato paulista governista Júlio Prestes, tornou irreversível a ruptura do sistema político que tinha na alternância entre São Paulo e Minas Gerais na Presidência da República um de seus pontos de equilíbrio.Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue (C ou E) os itens subsequentes, considerando o contexto histórico brasileiro a partir da última década da Primeira República.
Os levantes armados de 1922 (Rio de Janeiro) e 1924 (São Paulo), e a própria Coluna Miguel Costa-Luís Carlos Prestes (1925-1927), em larga medida símbolos do movimento tenentista, ao receberem ponderável apoio popular, atestavam a fragilidade de um regime republicano que, malgrado ter-se afastado gradativamente da subordinação aos interesses oligárquicos, mostrou-se cada vez mais incapaz de assegurar a estabilidade política indispensável a sua manutenção.Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue (C ou E) os itens subsequentes, considerando o contexto histórico brasileiro a partir da última década da Primeira República.
A Revolução Constitucionalista de 1932 traduziu a insatisfação das elites políticas de São Paulo com o governo provisório de Getúlio Vargas, a despeito das demonstrações dadas pelo político gaúcho, em seus primeiros anos de exercício do poder nacional, de apreço pelo federalismo e de adesão aos princípios da democracia representativa moderna em voga no mundo.Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue (C ou E) os próximos itens, a respeito do período da história brasileira por ele focalizado.
Entre as pressões de variada natureza que inviabilizaram a estratégia de Getúlio Vargas de colocar-se na liderança do processo de distensão do Estado Novo, destaque especial deve ser conferido aos comunistas que, comandados por Luís Carlos Prestes recém-libertado da prisão política , insurgiram-se contra a proposta queremista e aglutinaram as correntes de oposição na defesa de eleições gerais, com a derrubada do ditador.Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue (C ou E) os próximos itens, a respeito do período da história brasileira por ele focalizado.
O lançamento do Manifesto dos Mineiros, em plena Segunda Guerra Mundial, constituiu o ponto de partida de um movimento interno oposicionista, de cunho liberal, que expressava descontentamento com uma ordem política autoritária, de contornos fascistas, que tão claramente caracterizava o Estado Novo.Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue (C ou E) os próximos itens, a respeito do período da história brasileira por ele focalizado.
Levado pelas circunstâncias a cerrar fileiras contra o Eixo na Segunda Guerra Mundial, a ditadura varguista viveu a contradição que se mostrou insolúvel de lutar externamente pela liberdade enquanto mantinha o país submetido a um rígido regime ditatorial. Nessa perspectiva, a vitória aliada nos campos de batalha impulsionou o sentimento oposicionista que culminou com a deposição de Vargas em outubro de 1945, poucos meses depois de encerrado o conflito.Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue (C ou E) os próximos itens, a respeito do período da história brasileira por ele focalizado.
Ressalvadas as especificidades de cada período, é possível traçar um paralelo entre o Estado Novo e o regime militar implantado em 1964: de modo semelhante ao de Getúlio Vargas, que tentou conduzir a reforma política que o manteria no poder, o regime militar procurou conduzir, a partir de Ernesto Geisel, o processo de abertura lenta, gradual e segura como forma de manter o controle do processo de transição no qual haveria o retorno do poder civil e a volta dos militares aos quartéis.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...