Questões sobre História do Brasil

Lista completa de Questões sobre História do Brasil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com a vinda da família real portuguesa para o Brasil, a Colônia foi elevada à categoria de Reino Unido a Portugal.

Essa medida

  • A. determinou o fechamento dos portos brasileiros aos navios ingleses.
  • B. fortaleceu o Pacto Colonial e aumentou o domínio da Metrópole sobre a Colônia.
  • C. provocou a fuga das tropas portuguesas de Lisboa, temerosas do avanço francês.
  • D. estabeleceu uma autonomia administrativa no Brasil, que deixou juridicamente de ser colônia de Portugal.
  • E. promoveu uma reforma administrativa que permitiu aos brasileiros ocupar altos postos administrativos e escolher os Presidentes das províncias.

A análise do texto e os conhecimentos sobre o período referido permitem afirmar:

  • A. A independência do Brasil, por ter sido liderada pelas camadas populares, provocou profundas mudanças socioeconômicas.
  • B. O processo de emancipação política do Brasil foi comandado pela elite agrária, preservando-se assim os seus interesses e privilégios.
  • C. A elite agrária, as camadas médias urbanas e os escravos, revoltados com a idéia de recolonização vinda de Portugal, uniram-se no objetivo comum de emancipar o Brasil.
  • D. Os radicais liberais, representados pelos intelectuais e pela população urbana, comandaram as mudanças sociais realizadas após a independência.
  • E. O aumento das exportações e o declínio das importações, que ocorreram após a independência, contribuíram para tornar a balança comercial favorável.

A Confederação do Equador, movimento revolucionário ocorrido no Nordeste, foi provocado,

  • A. pelo retorno de D. João VI a Portugal, com planos de promover a recolonização do Brasil.
  • B. pela sanção imposta pelo Imperador D. Pedro I aos revoltosos do episódio conhecido como Noite das Garrafadas.
  • C. pela rejeição quanto à renovação dos Tratados do Comércio e da Navegação com a Inglaterra, prejudicial aos interesses brasileiros.
  • D. pelas medidas autoritárias por parte do Imperador, com a dissolução da Assembléia Constituinte e a imposição da Constituição de 1824.
  • E. pela cobrança de dois milhões de libras esterlinas, feita por Portugal, para reconhecer a Independência do Brasil.

O acontecimento que contribuiu para o fim da Monarquia e a implantação da República no Brasil foi

  • A. o surgimento de um novo setor organizado em conseqüência da Guerra do Paraguai — os militares — que entraram em conflito com o Império.
  • B. o aprofundamento dos problemas do Império, que se acentuaram com as constantes rebeliões nas Províncias, culminando com a formação de um governo republicano no Sul.
  • C. a insatisfação da classe dos fazendeiros, inconformados com a Lei de Terras, que beneficiava os pequenos agricultores, permitindo a desconcentração de propriedades de terras.
  • D. o projeto de industrialização do Visconde de Mauá, prejudicado pela falta de apoio do governo imperial, interessado em proteger o capitalismo inglês.
  • E. a recusa do Imperador em alterar o sistema político centralizador e parlamentar, abolindo o Poder Moderador, mecanismo usado para equilibrar as relações entre o Executivo e o Legislativo.

Com base na análise da charge e nos conhecimentos sobre o momento histórico a que ela se refere, pode-se afirmar:

  • A. O diálogo mantido entre as duas personagens confirma a manutenção do Padroado, no período da República Velha.
  • B. O texto constitucional de 1891, ao qual a gravura faz referência, estabelecia a democratização do voto, incluindo o feminino e o militar.
  • C. A Constituição de 1891 foi imposta pelo Presidente da República, apesar da adoção do federalismo e do voto universal.
  • D. O fim do parlamentarismo, retratado na gravura, garantiu a centralização do poder nas mãos do Presidente, exercido por meio do Poder Moderador.
  • E. A Constituição Repúblicana de 1891, na prática, atendia aos interesses oligárquicos, ao manter reduzido o número de eleitores, apesar dos avanços em relação à Constituição Monárquica.

Na República Velha, a Política dos Governadores tinha como objetivo

  • A. unir os governadores estaduais para forçar o governo central a liberar verbas.
  • B. promover o fim do coronelismo municipal, com o objetivo de fortalecer os governos estaduais.
  • C. promover a moralização do processo eleitoral, eliminando a Comissão Verificadora de Poderes.
  • D. estabelecer uma troca de favores e apoio político recíproco entre o governo federal e as oligarquias dominantes estaduais.
  • E. fortalecer o sistema federativo, garantindo a igualdade da representação e da força política entre os estados.

O regime populista teve sua origem na ascensão de Getúlio Vargas ao poder e seu ocaso, no Golpe Militar de 1964. Durante esse período, vários foram os movimentos de contestação e de apoio aos governos populistas, o que, em muitos momentos, provocou graves crises políticas.

Dentre os movimentos que apoiaram o regime populista, pode-se apontar

  • A. a Coluna Prestes.
  • B. a Revolta da Vacina.
  • C. a Intentona Integralista.
  • D. o Comício na Central do Brasil.
  • E. a Marcha da Família com Deus pela Liberdade.

O movimento popular denominado Intentona Comunista, ocorrido em 1935, contra o governo de Getúlio Vargas, contou com a participação do Rio Grande do Norte.

Sobre o assunto, é correto afirmar:

  • A. Um dos objetivos da rebelião foi reorganizar a política do Café-com-Leite, vigente na República Velha, colocando no poder um político de Minas Gerais.
  • B. Atendendo uma das exigências dos revoltosos, o governo central convovou a Assembléia Constituinte para elaborar uma nova Constituição de caráter liberal.
  • C. Em Natal, os rebeldes instalaram uma junta governativa, tentando controlar o governo do Estado, mas as forças oligárquicas se articularam derrotando o levante.
  • D. Os líderes que atuaram na região nordestina eram oficiais graduados do Exército que se rebelaram contra o governo ditatorial de Getúlio Vargas.
  • E. O movimento revoltoso organizado pela Aliança Nacional Libertadora tinha caráter fascista, defendia a criação de um governo totalitário para nacionalizar as empresas estrangeiras e suspender o pagamento da dívida.

No dia 10 de novembro de 1937, o Congresso foi fechado.

Começava, então, o Estado Novo, período em que a sociedade brasileira

  • A. foi salva da ameaça representada pelo Plano Cohen, que pretendia derrubar o governo e instalar o regime comunista no Brasil.
  • B. vivenciou um período democrático de grandes disputas políticas entre integralistas e a Aliança Nacional Libertadora.
  • C. assistiu ao aumento do poder presidencial e à instalação de um regime ditatorial de caráter fascista.
  • D. conheceu uma Constituição liberal, que, entre seus artigos, estabelecia o federalismo como princípio básico do Estado.
  • E. presenciou o enfraquecimento do Estado, em especial o Poder Executivo, que perdeu seus mecanismos de ação.

Um fato importante na história do Rio Grande do Norte foi a sua participação na Segunda Guerra Mundial.

Sobre esse assunto, é correto afirmar:

  • A. O governo brasileiro, preocupado com os constantes torpedeamentos de navios na costa brasileira, sediou, em Natal, um grupo especial da Marinha, que atuou sem nenhum apoio externo.
  • B. A posição estratégica de Natal, ponto mais próximo à Africa, local de atuação das forças aliadas, propiciou um acordo entre o Brasil e a Alemanha, para o fornecimento de equipamento e combustível.
  • C. O Rio Grande do Norte foi escolhido para sediar o treinamento das forças brasileiras que iriam para a Itália, porque sua posição geográfica facilitava seu isolamento do conflito mundial.
  • D. A escolha do Rio Grande do Norte para sediar uma base militar norte-americana está relacionada à sua posição geopolítica no contexto da Segunda Guerra Mundial.
  • E. O governo brasileiro permitiu a instalação de bases militares aliadas no Nordeste, pressionado pela possibilidade de invasão militar norte-americana no Brasil.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...