Questões sobre História do Brasil

Lista completa de Questões sobre História do Brasil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Ciclo do Açúcar foi uma das principais bases econômicas, sociais e culturais no Brasil colônia. E acerca do Ciclo do Açúcar no Brasil colônia, é adequado afirmar que:

    A) O empreendimento açucareiro no Brasil contou com a participação dos holandeses na produção do produto.

    B) O cultivo da cana-de-açúcar se deu por várias razões propicias as condições naturais favoráveis (clima, chuva e solo) e experiência anterior portuguesa no cultivo.

    C) O pioneirismo no cultivo do açúcar coube ao sudeste, principalmente as regiões de Pernambuco e Bahia.

    D) Para trabalhar na lavoura canavieira, os colonos portugueses utilizaram somente a mão de obra indígena.

Em 1530, com o propósito de realizar uma política de colonização, Don João III, organizou uma expedição ao Brasil. Essa expedição é conhecida por:

    A) Expedição de Martim Afonso de Souza.

    B) Expedição de São Vicente

    C) Expedição colonizadora de Don João III.

    D) Expedição Portuguesa de Américo Vespúcio.

A Conjuração Baiana foi uma revolta social de caráter popular, que ocorreu na Bahia em 1798 no Brasil colônia. Conforme a Conjuração Baiana é adequado afirmar que:

    A) A revolta não era emancipacionista, mas defendeu importantes mudanças sociais e política na sociedade brasileira.

    B) Os conspiradores defendiam a implantação da Republica, mas eram favoráveis a escravidão e privilégios sociais

    C) A Conjuração Baiana recebeu uma importante influência dos ideais iluministas da Revolução Francesa.

    D) Os líderes da Conjuração Baiana não defendiam a emancipação política do Brasil.

No dia 2 de dezembro de 1945, ocorreram eleições diretas (voto popular) para presidência da república no Brasil. O candidato vencedor da eleição foi:

    A) Castello Branco

    B) Getúlio Vargas.

    C) José Sarney.

    D) Eurico Gaspar Dutra.

A década de 60 do século XX dificilmente será esquecida por uma geração de brasileiros. Em 1º de Abril de 1964 uma junta militar assumiu o poder no Brasil. Como ela se autodenominou?

    A) Defensores das Liberdades Individuais;

    B) Supremo Conselho Revolucionário;

    C) Conselho da Pátria e da Família;

    D) Defensores da Pátria e da Prosperidade;

    E) Supremo Conselho Libertador.

São causas da impopularidade de Dom Pedro I, exceto:

    A) a Questão Militar;

    B) a Guerra da Cisplatina;

    C) a Noite das Garrafadas;

    D) o Assassinato de Frei Caneca;

    E) a Dissolução da Assembleia Constituinte de 1824.

A atividade nas grandes unidades produtoras voltadas para o mercado externo era repetitiva, cansativa e extremamente laboriosa e demandava a utilização de mão de obra compulsória. Nos grandes engenhos, os escravos rurais poderiam chegar a cem ou mais e os domésticos eram menos numerosos. Apesar das altas taxas de mortalidade entre os cativos, os escravizados jamais abriram mão de serem agentes de suas vidas. A respeito da prática da escravidão no Brasil, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Houve uma especificidade no modelo brasileiro de escravidão, que foi a brecha da alforria. As manumissões relacionavam-se ao bom comportamento, mas também à compra da liberdade pelo próprio escravo. Na colônia, permitia-se que este acumulasse um pecúlio, e não poucas vezes mulatos que exerciam funções especializadas podiam ter a esperança de ser livres. II. Os escravizados criaram laços de afeição entre si, associações religiosas e sociais e redes. Além do mais, eles reagiram a sua rotina de trabalhos forçados fazendo, quando podiam, pequenas e médias barganhas, negando-se a executar certas tarefas, ou apenas contrariando a vontade dos seus senhores. III. O quilombo, agrupamento de cativos fugidos, não era só um lugar transitório; significava uma alternativa concreta à ordem escravista e, por isso, tornou-se um problema para a sociedade colonial, que precisava combatê-lo. As autoridades logo proibiram a aglomeração de mais de seis escravos fora do trabalho.

    A) Todas estão corretas.

    B) Todas estão incorretas.

    C) Apenas I e II estão corretas.

    D) Apenas I e II estão incorretas.

    E) Apenas II e III estão corretas.

No início do século XX (1904), ocorreu no Rio de Janeiro uma revolta popular contra medidas que visavam erradicar a febre amarela. A população pobre, principalmente, reagia à vacinação obrigatória contra a varíola. Da parte da República, a questão era mencionada de forma objetiva: era necessário priorizar a saúde, tema que era parte da agenda intelectual e política brasileira desde fins do século XIX. Os intelectuais estavam atentos à forte incidência de moléstias tropicais e outras doenças da cidade e do meio rural. A respeito desse contexto, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) Apesar de questionáveis as teorias elaboradas ao longo do século XIX por profissionais brasileiros como Nina Rodrigues, o país sofria com uma série de epidemias e nas estatísticas médicas a lista de moléstias contagiosas era enorme.

    B) As patologias do Brasil atingiam a todos, eram consideradas um problema emergencial e os grandes alvos das expedições higienistas eram os moradores do centro das cidades, proprietários de escravos e grandes comerciantes, que desejavam prevenir os males.

    C) A manifestação contra a operação liderada pelo médico sanitarista Oswaldo Cruz foi resultado da má informação. A incompreensão provocou a quebra de meios de transportes, a depredação de edifícios e ataques a agentes higienistas. O governo reagiu com violência e decretou estado de sítio.

    D) Naquele contexto, a mestiçagem era considerada um grande mal, visto que, de acordo com o darwinismo racial e a antropologia criminal de Cesare Lombroso, os mestiços eram passíveis de todo o tipo de degeneração hereditária: eles estariam mais propensos à criminalidade, à loucura e outros estigmas.

    E) O cenário das epidemias da cólera, febre amarela, varíola e peste bubônica era agravado pelo predomínio de habitações populares que eram chamadas de choças. Eram feitas de barro, o habitat natural para o inseto barbeiro, transmissor da doença de Chagas.

O imperador D. Pedro I deu clara demonstração de seu poder e dos burocratas e comerciantes (em sua maioria portugueses) que faziam parte de seu círculo íntimo ao dissolver a constituinte e outorgar a Constituição de 1824. A respeito do tema, assinale a alternativa correta.

    A) Em Pernambuco, a propagação das ideias republicanas, antiportuguesas e federativas ganharam ímpeto com a presença de Cipriano Barata no Recife, que acabara de retornar da Europa, onde representara a Bahia nas Cortes.

    B) A revolta que ficou conhecida como Confederação do Equador ocorreu sob a liderança de Frei Caneca, que combatia a monarquia centralizada, com o apoio de estrangeiros que estavam interessados em negócios na região.

    C) A Confederação do Equador deveria reunir sob a forma federativa e monárquica, além de Pernambuco, as províncias da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e, possivelmente, o Piauí e Pará.

    D) A Confederação do Equador resistiu por cinco anos, quando foi derrotada pelas tropas do governo.

    E) A Confederação do Equador foi um levante liderado por proprietários rurais e comerciantes, assim como a Revolução de 1817.

As explicações para a ocorrência do Golpe Militar de 1964 são elaboradas a partir da perspectiva historiográfica. Qual das alternativas a seguir apresenta uma explicação de cunho marxista para a ocorrência desse evento?

    A) O Golpe de 1964 foi fundamentalmente o resultado do emperramento do sistema político, ao invés de uma reação a iniciativas governamentais: o golpe militar resultou mais da imobilidade do Governo Goulart do que de qualquer política coerente por este patrocinada e executada.

    B) O Golpe pode ser explicado a partir da reconstituição linear e cronológica da história brasileira desde Getúlio Vargas, que indica que a destituição de Goulart, apesar do forte apoio dos civis, foi primeiro e, sobretudo, uma operação militar, benfeitora patriarcal de toda a sociedade do país.

    C) Além da ação ideológica coordenada pelo Instituto de Pesquisa de Estudos Sociais e Instituto Brasileiro de ação democrática, foi necessário construir uma rede de apoio dentro das Forças Armadas: a partir de uma atmosfera de inquietação política, conseguiram coordenar diversos grupos militares de forma a proporcionar o raciocínio estratégico para o Golpe de 1964.

    D) As razões imediatas do Golpe de 1964 derivaram da inabilidade de Goulart em reequilibrar o sistema político, pois até o evento teria havido no Brasil um padrão de relacionamento entre os militares e os civis caracterizado como moderador; no entanto, os militares se sentiram diretamente ameaçados em função da falta de disciplina e hierarquia, suposto passo inicial para a suposta dissolução das Forças Armadas.

    E) Nenhuma das anteriores.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...