Questões sobre História do Brasil

Lista completa de Questões sobre História do Brasil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A demanda da comunidade afro-brasileira por reconhecimento, valorização e afirmação de direitos, no que diz respeito à educação, passou a ser particularmente e legalmente apoiada, estabelecendo a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileiras e africanas. No entanto para que tudo isso se concretize é necessário, EXCETO:

  • A.

    A mudança nos discursos, raciocínios, lógicas, gestos, posturas, modo de tratar as pessoas negras.

  • B.

    Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana que se conheça a sua história e cultura apresentadas, explicadas, buscando-se especificamente construir o mito da democracia racial na sociedade brasileira.

  • C.

    A adoção de políticas educacionais e de estratégias pedagógicas de valorização da diversidade, a fim de superar a desigualdade étnico racial presente na educação escolar brasileira, nos diferentes níveis de ensino.

  • D.

    Que se questionem relações étnico-raciais baseadas em preconceitos que desqualificam os negros e salientam estereótipos depreciativos, palavras e atitudes que, velada ou explicitamente violentas, expressam sentimentos de superioridade em relação aos negros, próprios de uma sociedade hierárquica e desigual.

A sociedade colonial no Brasil se estruturava com base na economia agrária e escravista. A respeito desta sociedade é correto afirmar:

  • A.

    A atuação do senhor de engenho na Câmara ampliava o seu poder sobre os habitantes da vila.

  • B.

    Os agregados, homens livres, que geravam produtos de subsistência, usufruíam condições de vida privilegiadas.

  • C.

    Os trabalhadores assalariados – mestres de açúcar e os feitores – despolarizavam o poder dos senhores de engenhos.

  • D.

    Os constantes castigos imputados aos que reagiam ao sistema opressivo garantiam a ausência de conflitos.

A Política do Café com Leite consistia na alternância no poder dos líderes políticos de São Paulo e Minas Gerais. Sobre este assunto é correto afirmar:

  • A.

    Os governadores apoiavam as eleições, mas tinham liberdade de idéias políticas opostas.

  • B.

    O voto de cabresto era a estratégia que prometia a proteção e ajuda pessoal em troca de votos.

  • C.

    A Comissão Verificadora de Poderes investigava a ascensão dos políticos, objetivando conquistar novas alianças.

  • D.

    A “Política das Salvações” assegurou a manutenção da Política dos Governadores.

A respeito dos “impérios dos cafezais” durante a República Velha é correto afirmar:

  • A.

    A inexperiência dos trabalhadores imigrantes nas fazendas de café influenciou a crise na produção de café.

  • B.

    A intervenção do Estado sobre a crise de superprodução evitaria a derrocada da economia cafeeira.

  • C.

    Os comerciantes e os banqueiros investiram de modo comedido temendo prejuízos com a baixa comercialização externa.

  • D.

    Os reduzidos lucros das exportações do café dificultavam o desenvolvimento do mercado interno.

Sobre a comunidade de Canudos é correto afirmar:

  • A.

    O sistema de plantio e de criação de rebanhos fez surgir grandes comerciantes que garantiam emprego para todos.

  • B.

    O governo, contrariando a Igreja Católica, perseguiu Antônio Conselheiro e seus fiéis seguidores.

  • C.

    A queima dos editais de cobrança de impostos municipais por Antônio Conselheiro fundamentou a autorização pelo governo federal para atacar Canudos.

  • D.

    A economia de subsistência da comunidade de Canudos inviabilizava a comercialização externa de sua produtividade.

A respeito do governo de Getúlio Vargas (1951- 1954) é correto afirmar:

  • A.

    A abertura ao capital estrangeiro nas atividades econômicas desestabilizou o mercado interno.

  • B.

    O custo de vida aumentou e a UDN passou a fazer sistemática oposição ao governo.

  • C.

    O rompimento com monopólio estatal sobre o petróleo permitiu a entrada de capital estrangeiro.

  • D.

    A estabilidade política e econômica foi a principal conquista do governo.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos significativos do processo de colonização do Brasil — da montagem do sistema ao seu colapso —, julgue os itens seguintes.

De acordo com a divisão proposta pelo texto, o segundo período corresponde, do ponto de vista econômico, ao domínio da agroindústria açucareira, sobretudo no litoral nordestino.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos significativos do processo de colonização do Brasil — da montagem do sistema ao seu colapso —, julgue os itens seguintes.

A transferência do Estado português para o Brasil deveu-se à conjuntura de crise na Europa e representou o fim do pacto colonial, sobretudo devido à abertura dos portos ao comércio internacional.

  • E. Errado
  • C. Certo

Leia com atenção o texto abaixo para responder as questões 33, 34 e 35.

Foram escravizados no Brasil:

  • A.

    Somente os portugueses.

  • B.

    Os africanos e portugueses.

  • C.

    Os indígenas e africanos.

  • D.

    Somente os indígenas.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos significativos do processo de colonização do Brasil — da montagem do sistema ao seu colapso —, julgue os itens seguintes.

O contexto de crise do sistema colonial, assinalado pelos movimentos de independência na América e simbolizado, principalmente, pela Revolução Industrial e pelas revoluções liberais burguesas, integra o processo de profunda transformação ocorrido no mundo ocidental a partir de meados do século XVIII.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...