Lista completa de Questões sobre História do Brasil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A demanda da comunidade afro-brasileira por reconhecimento, valorização e afirmação de direitos, no que diz respeito à educação, passou a ser particularmente e legalmente apoiada, estabelecendo a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileiras e africanas. No entanto para que tudo isso se concretize é necessário, EXCETO:
A mudança nos discursos, raciocínios, lógicas, gestos, posturas, modo de tratar as pessoas negras.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana que se conheça a sua história e cultura apresentadas, explicadas, buscando-se especificamente construir o mito da democracia racial na sociedade brasileira.
A adoção de políticas educacionais e de estratégias pedagógicas de valorização da diversidade, a fim de superar a desigualdade étnico racial presente na educação escolar brasileira, nos diferentes níveis de ensino.
Que se questionem relações étnico-raciais baseadas em preconceitos que desqualificam os negros e salientam estereótipos depreciativos, palavras e atitudes que, velada ou explicitamente violentas, expressam sentimentos de superioridade em relação aos negros, próprios de uma sociedade hierárquica e desigual.
A sociedade colonial no Brasil se estruturava com base na economia agrária e escravista. A respeito desta sociedade é correto afirmar:
A atuação do senhor de engenho na Câmara ampliava o seu poder sobre os habitantes da vila.
Os agregados, homens livres, que geravam produtos de subsistência, usufruíam condições de vida privilegiadas.
Os trabalhadores assalariados mestres de açúcar e os feitores despolarizavam o poder dos senhores de engenhos.
Os constantes castigos imputados aos que reagiam ao sistema opressivo garantiam a ausência de conflitos.
A Política do Café com Leite consistia na alternância no poder dos líderes políticos de São Paulo e Minas Gerais. Sobre este assunto é correto afirmar:
Os governadores apoiavam as eleições, mas tinham liberdade de idéias políticas opostas.
O voto de cabresto era a estratégia que prometia a proteção e ajuda pessoal em troca de votos.
A Comissão Verificadora de Poderes investigava a ascensão dos políticos, objetivando conquistar novas alianças.
A Política das Salvações assegurou a manutenção da Política dos Governadores.
A respeito dos impérios dos cafezais durante a República Velha é correto afirmar:
A inexperiência dos trabalhadores imigrantes nas fazendas de café influenciou a crise na produção de café.
A intervenção do Estado sobre a crise de superprodução evitaria a derrocada da economia cafeeira.
Os comerciantes e os banqueiros investiram de modo comedido temendo prejuízos com a baixa comercialização externa.
Os reduzidos lucros das exportações do café dificultavam o desenvolvimento do mercado interno.
Sobre a comunidade de Canudos é correto afirmar:
O sistema de plantio e de criação de rebanhos fez surgir grandes comerciantes que garantiam emprego para todos.
O governo, contrariando a Igreja Católica, perseguiu Antônio Conselheiro e seus fiéis seguidores.
A queima dos editais de cobrança de impostos municipais por Antônio Conselheiro fundamentou a autorização pelo governo federal para atacar Canudos.
A economia de subsistência da comunidade de Canudos inviabilizava a comercialização externa de sua produtividade.
A respeito do governo de Getúlio Vargas (1951- 1954) é correto afirmar:
A abertura ao capital estrangeiro nas atividades econômicas desestabilizou o mercado interno.
O custo de vida aumentou e a UDN passou a fazer sistemática oposição ao governo.
O rompimento com monopólio estatal sobre o petróleo permitiu a entrada de capital estrangeiro.
A estabilidade política e econômica foi a principal conquista do governo.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos significativos do processo de colonização do Brasil da montagem do sistema ao seu colapso , julgue os itens seguintes.
De acordo com a divisão proposta pelo texto, o segundo período corresponde, do ponto de vista econômico, ao domínio da agroindústria açucareira, sobretudo no litoral nordestino.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos significativos do processo de colonização do Brasil da montagem do sistema ao seu colapso , julgue os itens seguintes.
A transferência do Estado português para o Brasil deveu-se à conjuntura de crise na Europa e representou o fim do pacto colonial, sobretudo devido à abertura dos portos ao comércio internacional.
Leia com atenção o texto abaixo para responder as questões 33, 34 e 35.
Foram escravizados no Brasil:
Somente os portugueses.
Os africanos e portugueses.
Os indígenas e africanos.
Somente os indígenas.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos significativos do processo de colonização do Brasil da montagem do sistema ao seu colapso , julgue os itens seguintes.
O contexto de crise do sistema colonial, assinalado pelos movimentos de independência na América e simbolizado, principalmente, pela Revolução Industrial e pelas revoluções liberais burguesas, integra o processo de profunda transformação ocorrido no mundo ocidental a partir de meados do século XVIII.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...