Lista completa de Questões sobre História do Brasil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um dos aspectos mais importantes da nova ordem mundial é a globalização. Esse termo, que surgiu na década de 1980, refere-se a um avançado estágio da interdependência de todos os povos e economias do mundo. A respeito da globalização e seus aspectos, julgue os itens seguintes.
A globalização constitui-se, desde sua 1.ª fase (1450-1850), em um fenômeno que atingiu todas as regiões do planeta
Com o auxílio da imagem acima, assinale a alternativa incorreta acerca do Barroco brasileiro.
O Barroco apareceu no Brasil quando já se haviam passado cerca de cem anos de presença colonizadora no território; a população já se multiplicava nas primeiras vilas e alguma cultura autóctone já lançara sementes.
É reconhecido entre os especialistas o fato de que a produção artística deixada por Aleijadinho é considerável. Sua contribuição para a formação do patrimônio artístico brasileiro é imensurável. Graças ao trabalho de historiadores e especialistas em artes visuais, seu acervo foi catalogado e autenticado por vários documentos.
É fato que durante um período de mais de vinte anos, Aleijadinho foi requisitado sucessivamente pela maioria das vilas coloniais minerais que passaram a requisitar ou até disputar o trabalho do artista, cuja vida transformara-se em uma verdadeira roda-viva, sendo às vezes, obrigado a trabalhar em obras de duas ou mais cidades diferentes.
Por sua amplitude, o Barroco é considerado o marco divisor para uma arte realmente brasileira. É com ele que surge o Nacionalismo Cultural e, com a passagem para o século XIX, é instituído e reconhecido como representação máxima da cultura popular brasileira.
No período joanino (1808-1821), foi encaminhado o processo de Independência, visto que a situação política, econômica e jurídica do Brasil orientava-se nesse sentido. Assinale a opção incorreta acerca desse período.
Importantes pensadores ou dirigentes portugueses haviam concebido, de tempos em tempos, a transferência da Corte portuguesa para o Brasil, a qual não ocorreu em 1807 apenas por pressão inglesa.
A promoção das manufaturas era considerada como componente nocivo aos interesses de Portugal e, por tal razão, esteve ausente na política de D. João no Brasil.
A Corte do Rio de Janeiro fez-se representar no Congresso de Viena, que traçou a ordem internacional após a era napoleônica.
No Rio de Janeiro, D. João concebia a expansão ao norte e ao sul do Brasil, por meio de invasões de territórios sob dominação francesa ou espanhola, com o fim de robustecer o império luso na América.
O retorno de D. João a Portugal, em 1821, ocorreu por exigência de Lisboa, onde se instalara um governo dito revolucionário.
Acerca da cultura, economia e administração no período colonial da História do Brasil, julgue (C ou E) os itens a seguir.
O colonizador português tolerou bem e conviveu harmoniosamente com as diferenças culturais da sociedade, evitando impor a hegemonia de sua cultura a indígenas e africanos.
História - História do Brasil - Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catariana - TJSC (TJ - SC) - 2009
Quanto às leis abolicionistas, assinale a alternativa que está INCORRETA:
A Lei Visconde de Ouro Branco determinava o fim dos castigos corporais aos escravos.
A Lei Eusébio de Queirós, decretada em 1850, extinguiu o tráfico negreiro em nosso país.
A Lei dos Sexagenários, ou Saraiva Cotegipe estabelecia que, após os 65 anos de idade os escravos estariam em liberdade.
A Princesa Isabel sancionou em 1888, na condição de regente do trono, a lei Áurea, declarando extinta a escravidão no Brasil.
A Lei do Ventre Livre estabelecia que, a partir de 1871, os filhos de mulher escrava que nascessem no Império, a partir desta data, seriam considerados livres.
Acerca da cultura, economia e administração no período colonial da História do Brasil, julgue (C ou E) os itens a seguir.
Antônio Vieira, de olhos no futuro, aconselhava o fortalecimento do poder monárquico luso, tendo como um dos instrumentos a máquina mercantil do Estado, com o fim de vencer a concorrência entre os impérios europeus.
História - História do Brasil - Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catariana - TJSC (TJ - SC) - 2009
Os levantes militares tenentistas, o fim da política café-com-leite, o agrupamento das oligarquias dissidentes na Aliança Liberal e o colapso da economia cafeeira foram alguns dos fatores que criaram as condições para a Revolução de 1930, a qual assinalou:
O fim da República Velha e o início da República Oligárquica.
O declínio do Segundo Reinado e o início da República.
O fim da República Velha e o início da Era Vargas.
O início do Estado Novo e a fase de democratização do Brasil.
O fim do Estado Novo e o começo da Ditadura Militar.
Acerca da cultura, economia e administração no período colonial da História do Brasil, julgue (C ou E) os itens a seguir.
O padre João Antônio Andreoni, o Antonil, amante da estatística e do cálculo, escreveu obra importante acerca da economia colonial no Brasil.
História - História do Brasil - Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catariana - TJSC (TJ - SC) - 2009
Com relação ao período da Ditadura Militar no Brasil, leia as proposições abaixo:
I. Os governos militares impuseram um regime político baseado na centralização do poder, fortalecimento do Executivo, controle da estrutura partidária, dos sindicatos e das entidades classistas, censura dos meios de comunicação e repressão a qualquer forma de oposição.
II. Neste período foram eliminadas as eleições diretas para presidente e, nos estados, extinguiramse as eleições diretas para governador.
III. O Ato Institucional n.º 1, entre outras medidas, extinguiu os partidos políticos, impondo restrições extremas para a legalização de novos partidos. Foram criados, então, a ARENA – partido da situação e o MDB – partido de oposição.
IV. A Lei da Greve, criada em 1964, proibia as greves de natureza política, social ou religiosa, bem como as que pudessem ocorrer em setores que prestassem serviços essenciais.
V. Também são acontecimentos deste período a criação da Lei de Imprensa e da Lei de Segurança Nacional, em 1967.
Assinale a alternativa correta:
Apenas V está incorreta.
Apenas I, II, III e V estão corretas.
Apenas I, II e V estão corretas.
Apenas I, IV e V estão corretas.
Apenas III está incorreta.
Acerca da cultura, economia e administração no período colonial da História do Brasil, julgue (C ou E) os itens a seguir.
A colonização do Brasil, desde as origens, em 1500, até a transferência da Corte portuguesa, em 1808, orientou-se apenas pelo modelo estatal, sem recorrer ao setor privado ou à cooperação entre o setor público e o privado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...