Questões sobre História do Brasil

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Leia as frases que se seguem sobre os símbolos de Pernambuco:

I. O hino pernambucano é uma poesia acompanhada de música em honra aos bravos guerreiros de nosso Estado.

II. A Bandeira de Pernambuco teve sua idealização pelos revolucionários da Revolução Praieira de 1848.

III. A Bandeira de Pernambuco teve sua idealização pelos revolucionários da Revolução Pernambucana de 1817.

IV. O arco-íris presente na bandeira de Pernambuco tem três cores, verde, amarelo e vermelho.

V. A cruz, presente na bandeira pernambucana, representa o trabalho dos jesuítas, desenvolvido em Pernambuco no período colonial.

 

Após leitura das frases, agora assinale:

  • A.

    Estão incorretas as frases II e V

  • B.

    Estão corretas as frases II e V

  • C.

    Estão incorretas as frases I, II, IV e V

  • D.

    Estão corretas as frases IV e V

  • E.

    Estão corretas as frases III, IV e V

O Brasão de Pernambuco foi oficializado pelo governador de Pernambuco Alexandre Barbosa Lima em 1895 e, neste símbolo, temos vários elementos que descrevemos abaixo, você deve assinalar a afirmação correta:

  • A.

    Apresenta a cruz, simbolizando a fé na justiça e no entendimento.

  • B.

    Apresenta o arco-íris, que representa a união de todos os pernambucanos.

  • C.

    Apresenta o sol, que simboliza a força e a energia de Pernambuco.

  • D.

    Tem uma faixa com as datas mais importantes do estado: 1710, 1817, 1824 e 1889.

  • E.

    Tem um fundo azul, que simboliza o sol e o céu pernambucano.

A Bandeira de Pernambuco tem os seguintes destaques, apresentados a seguir. Assinale apenas a correta:

  • A.

    Arco-Íris representa a união de todos os pernambucanos.

  • B.

    Estrela, que representa a energia de Pernambuco.

  • C.

    Cruz representa a união de todos os pernambucanos.

  • D.

    Sol, que representa o nosso Estado na Federação.

  • E.

    Arco-íris que representa a bravura, a unidade, a paz e a harmonia de todos os pernambucanos.

Ao mencionar o interesse de outros europeus por ocupar a Paraíba no período colonial, o texto refere-se aos

  • A.

    ingleses.

  • B.

    holandeses.

  • C.

    espanhóis.

  • D.

    alemães.

  • E.

    austríacos.

Conforme afirma o texto, a Paraíba teve relevância na revolução de 1930. Entre outras razões, isso se deve ao fato de que um acontecimento diretamente ligado ao Estado, por envolver uma de suas principais lideranças políticas, transformou-se no estopim que acendeu o pavio revolucionário. Esse episódio foi

  • A.

    o assassinato de João Pessoa

  • B.

    o exílio de José Américo

  • C.

    a deposição de Washington Luís.

  • D.

    a queda da oligarquia Dantas

  • E.

    a Revolta dos Malês.

Maurício de Nassau chegou a Pernambuco em 1637, pretendendo pacificar a região e governar com a colaboração dos luso-brasileiros. Sobre o governo de Nassau, analise as proposições abaixo.

I. Fundou, no interior da capitania, o Arraial do Bom Jesus para concentrar a resistência holandesa e, usando a tática de guerrilha, minar a resistência dos pernambucanos.

II. A Companhia das Índias Ocidentais concedeu créditos aos senhores de engenho para o reaparelhamento das propriedades, a recuperação dos canaviais e a compra de escravos.

III. Nassau estimulou a vida cultural e investiu em obras urbanas, nos domínios holandeses. A cidade do Recife foi beneficiada com a construção de casas, pontes e obras sanitárias.

IV. Embora o objetivo dos holandeses fosse o de expandir sua fé religiosa, o luteranismo, outras religiões foram toleradas, exceto o judaísmo.

Está CORRETO o que se afirma em

  • A. I e II, apenas.
  • B. II e III, apenas.
  • C. I, II e III, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

Sobre a Revolução Pernambucana de 1817, é INCORRETO afirmar que

  • A. os diversos grupos sociais envolvidos na revolta tinham como consenso o objetivo de proclamar a república.
  • B. o movimento se inspirou na luta pela implantação de ideais democráticos no Estado Polonês, a qual se solidificou com a carta constitucional polonesa, que ficou conhecida como “A Polaca”.
  • C. os rebeldes, que tomaram o poder em Pernambuco, construíram um governo provisório, que decidiu extinguir alguns impostos e elaborar uma constituição, decretando a liberdade religiosa e de imprensa e a igualdade para todos, exceto para os escravos.
  • D. apesar de ter fracassado, a Revolução Pernambucana foi o movimento mais importante de todos os outros precursores da independência, porque ultrapassou a fase de conspiração, e os revoltosos chegaram ao poder.
  • E. tropas reais, enviadas por mar e terra, ocuparam a capital de Pernambuco, desencadeando intensa repressão. Os principais líderes foram presos e sumariamente executados.

Em 1888, o Brasil aboliu a escravidão em todo o território nacional. Foi um dos últimos países a libertar os escravos. Sobre a libertação dos escravos, analise as proposições abaixo.

I. A abolição de quase 800 mil escravos foi fundamental para a modernização da economia brasileira, embora a modernização tenha demandado algum tempo para começar.

II. Os escravos tiveram grandes dificuldades para se incorporarem ao mercado de trabalho livre. Muitos deles continuaram com seus antigos senhores.

III. Do ponto de vista jurídico, os escravos libertos passaram a ser considerados cidadãos com todos os direitos concedidos pela constituição.

IV. A escravidão institucionalizada foi rompida, porém muitas das relações da época do escravismo se mantiveram. O preconceito contra o trabalho, sobretudo o manual, foi um dos vestígios mais marcantes do tempo da escravidão.

Está CORRETO o que se afirma em

  • A. I, II e III, apenas.
  • B. I e IV, apenas.
  • C. I, III e IV, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

Em 10 de novembro de 1937, Getúlio Vargas deu o golpe de Estado, iniciando o governo ditatorial, que ficou conhecido como “Estado Novo”. Sobre esse período do Governo Vargas, analise as afirmativas abaixo.

I. No âmbito econômico, as principais características foram o impulso à industrialização, o nacionalismo, o protecionismo e a intervenção do Estado na economia.

II. Foi instaurado, no país, o estado de emergência, que autorizava o governo a invadir casas, prender pessoas, julgá-las sumariamente e condená-las.

III. Para a conquista da simpatia popular, o governo implantou o pluripartidarismo, pôs fim à repressão aos sindicatos, permitindo aos operários participação no programa “A Voz do Brasil”.

IV. Com a indicação do escritor Graciliano Ramos, autor de “Os Sertões”, para o Ministério da Educação, o governo objetivava a colaboração dos intelectuais brasileiros.

Está CORRETO o que se afirma em

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. I, II e III, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

O Ato Institucional Número 5 (AI-5), um dos mais terríveis instrumentos normativos lançados pelo Regime Militar, foi extinto no governo de

  • A. João Batista de Figueiredo.
  • B. Humberto de Alencar Castelo Branco.
  • C. Emílio Garrastazu Médici.
  • D. Ernesto Geisel.
  • E. José Sarney.
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