Questões sobre História Geral

Lista completa de Questões sobre História Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Tendo as informações do texto 15A1CCC como referência inicial e considerando aspectos marcantes da história mundial e do Brasil, julgue os itens a seguir.

A expansão comercial e marítima europeia dos séculos XV e XVI redundou na conquista de vastas regiões africanas, mas não em vantagens econômicas, devido às amarras das práticas mercantilistas vigentes à época.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo as informações do texto 15A1CCC como referência inicial e considerando aspectos marcantes da história mundial e do Brasil, julgue os itens a seguir.

Pobre em recursos naturais, como minérios e petróleo, a África do início do século XXI tem participação irrelevante no comércio global, ficando marginalizada dos fluxos econômicos e financeiros mundiais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do uso de instrumentos pedagógicos e de recursos audiovisuais e textuais variados em aulas de história, julgue os itens a seguir, considerando o contexto abordado no texto 15A2CCC.

O movimento pelos direitos civis, principalmente nas décadas de 50 e 60 do século passado, protagonizado por ativistas negros, como Martin Luther King Jr., objetivava, entre outras reivindicações, a superação do sistema de opressão racial citado no texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do uso de instrumentos pedagógicos e de recursos audiovisuais e textuais variados em aulas de história, julgue os itens a seguir, considerando o contexto abordado no texto 15A2CCC.

O feminismo negro produziu nas últimas décadas, no Brasil e nos Estados Unidos da América, uma importante crítica sobre o lugar duplamente subalterno das mulheres negras nessas sociedades. Apontando para uma combinação entre os recortes de desigualdade de gênero, social e de raça, intelectuais e ativistas como Angela Davis e Lélia Gonzalez se destacaram nessa crítica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao assunto abordado no texto 15A2DDD, julgue os itens que se seguem, a respeito do ensino de história da África.

Apesar das conexões existentes entre a história africana e a história da diáspora africana, os estudos sobre a África, quando abordados em sala de aula, não devem ser utilizados como um instrumento na luta contra o racismo nas Américas ou na Europa, por ser este um assunto relacionado a outros contextos históricos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao assunto abordado no texto 15A2DDD, julgue os itens que se seguem, a respeito do ensino de história da África.

Na abordagem da história da África em sala de aula deve-se evitar a idealização, a simplificação ou uma excessiva generalização das experiências históricas e contextos africanos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao assunto abordado no texto 15A2DDD, julgue os itens que se seguem, a respeito do ensino de história da África.

A obra História Geral da África possibilita a professores e estudantes o estudo das experiências culturais, sociais e políticas de múltiplas sociedades africanas, sendo um dos aspectos centrais da coleção o fato de que ela concede à grande parte dessas histórias uma importante perspectiva africana ou afrocentrada.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da cristianização da Europa no período medieval, assinale a opção correta.

  • A. Devido ao isolamento dos monastérios, resultante da decadência da comunidade citadina na Idade Média, os monges foram incapazes de divulgar o cristianismo, estando a expansão dessa doutrina diretamente relacionada ao renascimento urbano do auge do medievo.
  • B. O pontificado e a igreja regularam as práticas sociais da Idade Média ao restringirem sua ação aos rituais litúrgicos que difundiam a doutrina cristã, não participando do espaço político, considerado meio de contaminação da verdadeira fé.
  • C. O cristianismo desassociou-se da consolidação da nobreza enquanto instância de poder porque, além de ser representado por um grupo social diferente cuja doutrina era universal e de fácil aceitação, o papado, não exigiu a ação dos nobres em seu benefício.
  • D. As Cruzadas contra os territórios muçulmanos na Europa e o combate a outras manifestações religiosas, denominadas heresias, pela Inquisição, demonstram que a disseminação do cristianismo deu-se também por imposição, força e aculturação.
  • E. A cristianização da Europa ao longo da Idade Média impediu o desenvolvimento artístico, científico e filosófico, que seria retomado na Idade Moderna.

No que se refere aos direitos humanos e à sua história, assinale a opção correta.

  • A. Para evitar embaraços aos países que, embora sejam membros das Nações Unidas, têm governo não democrático, o direito à participação política, direta ou indireta, não foi contemplado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.
  • B. O principal marco na trajetória dos direitos humanos é a Revolução Francesa, pois dela emergiu um documento constitucional que aboliu a escravidão nas colônias francesas e consagrou o sufrágio universal masculino e feminino.
  • C. Como os direitos humanos são direitos subjetivos, os conteúdos escolares associáveis ao assunto não são passíveis de serem considerados como objetos de avaliação escolar.
  • D. A Declaração Universal dos Direitos Humanos reconhece e expõe dificuldades à adoção das novas tecnologias como ferramentas de ensino, apesar de defender o direito do cidadão de “procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras”.
  • E. Direitos humanos são aqueles que o indivíduo possui pelo simples fato de existir e ligam-se, na prática, a normas internacionais que protegem os seres humanos de abusos graves de natureza política, legal ou social.

Com relação ao processo de humanização e à dinâmica da formação das sociedades pré-históricas, assinale a opção correta.

  • A. Um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento da agricultura e da criação de animais foi a mudança climática, ocorrida há cerca de catorze mil anos, que elevou a temperatura média do planeta.
  • B. A compreensão de eventos, estruturas e processos que constituíram as sociedades humanas pré-históricas prescindiu de teorias, análises e informações advindas do campo da história natural.
  • C. O chimpanzé comum é o ancestral direto da espécie homo sapiens, isto é, do ser humano tal como o conhecemos.
  • D. No processo de difusão da espécie humana pelo território planetário, a migração de populações da África para o continente americano foi facilitada em razão da contiguidade territorial existente antes da chamada deriva continental.
  • E. As migrações da espécie humana foram determinantes para o desaparecimento gradual da maioria das espécies de dinossauros.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...