Lista completa de Questões sobre História Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O ideário liberal nascido no território europeu teve difusão posterior na América, instrumentalizando movimentos rebeldes e de ruptura em diversas regiões coloniais, entre as quais a América Portuguesa. Assinale a opção que contém duas características do liberalismo brasileiro.
O desastre de Chernobyl serviu para denunciar ao mundo graves problemas do regime soviético ao tempo da Guerra Fria. E, de alguma forma, contribuíram para impulsionar reformas. Analise as afirmativas abaixo, relacionadas ao movimento histórico de reformas de Gorbachev, e marque a resposta correta.
I. Foram aprovadas leis sobre o trabalho individual privado e sobre a autonomia de empresa.
II. Foram estabelecidos instrumentos legais e institucionais com o objetivo de aperfeiçoar o controle estatal sobre a economia e o trabalho, como meio de elevar a eficência.
III. Foi criado o Congresso dos Deputados do Povo, a ser eleito pela população, com a responsabilidade de eleger um soviet supremo que escolheria o presidente do país.
As afirmativas abaixo contêm duas causas da Segunda Grande Guerra. Analiseas e marque a resposta correta.
I. A principal característica da formação do Eixo foi a proximidade da política ditatorial adotada por Hitler e Mussolini; diante da crise econômica surge uma nova disputa por mercados e matéria-prima tanto na Europa quando no Oriente.
II. Emergência dos governos totalitários com fortes objetivos militaristas e expansionistas; rompimento do Tratado de Versalhes pela Alemanha.
III. Forte incentivo à indústria bélica como forma de driblar as crises econômicas; o nacionalismo como base ideológica dos regimes totalitários.
Analise as seguintes proposições a respeito das Civilizações da Antiguidade Clássica:
I. Durante o governo de Péricles, a democracia ateniense atingiu sua plenitude por meio do estabelecimento dos princípios da isonomia, igualdade de todos perante a lei; da isegoria, igualdade de direito ao acesso à palavra na assembleia; e da isocracia, igualdade de participação no poder.
II. A composição política de Esparta é atribuída a Licurgo, um lendário legislador. A cidade foi organizada em uma tetrarquia, ou seja, era governada por quatro reis que dividiam entre si as funções políticas, administrativas, religiosas e militares.
III. Durante o período republicano, as desigualdades políticas entre patrícios e plebeus geraram muitos conflitos sociais em Roma, pois, embora muitos plebeus tivessem riquezas e formassem grande parte das forças militares necessárias à proteção da cidade, estavam excluídos dos principais cargos públicos.
IV. Durante o período imperial, sob a orientação de Augusto, foi abandonada a política agressiva de conquistas dos romanos e aperfeiçoada a administração das províncias. Esse novo curso contribuiu para que o império vivesse um período de tranquilidade, que se tornou conhecido como pax romana.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas I, III e IV.
I, II, III e IV.
As secas, a diminuição da produção agrícola e a fome agravaram ainda mais a situação. Nos campos vazios, os sobreviventes exigiram melhores condições de trabalho e uma parcela maior da produção. (...) Ao mesmo tempo, nas cidades, os reis tentavam impor aos artesãos os antigos salários, anteriores à epidemia. Mas era impossível voltar no tempo. (...) Na França, o campesinato sublevou-se, num movimento que ficou conhecido como jacqueries (...) Tais mobilizações ameaçaram a própria sobrevivência da nobreza e do clero. (Braik, 2007)
O trecho acima caracteriza o contexto histórico que marcou
a crise do Império Romano do Ocidente e a formação do Feudalismo.
a crise que marcou o século XIV na Europa Ocidental.
as invasões magiares durante a Alta Idade Média.
a crise do Antigo Regime e as Revoluções Burguesas.
o movimento iluminista durante a Era das Revoluções.
(...) o mercantilismo deve ser entendido como um conjunto de ideias e práticas econômicas que caracterizam a história econômica europeia e, principalmente, a política econômica dos Estados modernos europeus durante o período situado entre os séculos XV, XVI e XVIII. (Falcon, 1987) As práticas mercantilistas variaram no tempo e no espaço, ou seja, não foram aplicadas simultaneamente por todos os Estados europeus. E, ainda assim, todas elas apresentaram características comuns, tais como:
I. Intervenção do Estado na economia, com o objetivo de regulamentá-la.
II. Busca de superávit na balança comercial.
III. Metalismo e protecionismo alfandegário.
IV. Comercialismo através da livre concorrência.
Quais estão corretas?
Apenas I e III.
Apenas II e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
Em 1947, o Congresso dos Estados Unidos, por meio do Comitê de Atividades Antiamericanas, investigou a infiltração comunista em Hollywood. Essa investigação reavivou a caça às bruxas e as listas negras em Hollywood, afastando dezenas de atores, diretores e roteiristas talentosos. Várias personalidades da Meca do Cinema denunciaram seus colegas, mas houve um núcleo de diretores, produtores e roteiristas que se recusou a depor. Conhecidos como Os Dez de Hollywood, eles passaram de seis meses a um ano de prisão por essa atitude de firmeza. Em seguida, os Dez foram colocados na lista negra. Alguns não conseguiram mais trabalhar, enquanto outros roteiristas tiveram de escrever sob pseudônimo.
O texto acima ilustra um momento da história dos Estados Unidos denominado
Big Stick.
Destino Manifesto.
Doutrina Truman.
Macarthismo.
Plano Marshall.
Fazem parte do desenvolvimento histórico da Humanização os seguintes direitos, EXCETO:
demonstra a necessidade de se privilegiarem as produções mais eruditas.
permite a aproximação às expressões culturais de uma época.
requer a análise sobretudo da letra.
exige cuidado para eliminar os elementos ficcionais.
provoca a dispersão dos alunos.
Para a historiografia tradicional e institucionalista, essa compreensão do Estado, o qual se realizaria plenamente no século XIX, teria suas origens na Antiguidade. Com relação ao Egito, esses aspectos revelaram-se na
elaboração de um panteão divino capaz de reger a sociedade humana.
crença da superioridade racial dos egípcios frente aos núbios.
revolução religiosa promovida por Amenófis IV (Akhenaton).
organização clânica das comunidades camponesas (felás).
implementação de um sistema de irrigação que canalizava a água das cheias do Nilo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...